TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginastica de Academia

Por:   •  21/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

HEITOR BASTOS

8127002

Portfólio

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina: Ginástica de Academia, ministrado pelo professor Jander Gonçalves Rolo.    

VITÓRIA-ES

2021

Descrição da Interatividade:

"Analisando o desenvolvimento e histórico das academias e da ginástica coletiva, observou-se a predominância, em determinados períodos, de certas modalidades. As mídias, por meio do seu poder disseminador, promoveram e promovem algumas práticas corporais. Nos anos 80, por exemplo, a Ginástica Aeróbica esteve no auge, logo após o Step e o Spinning surgirem como novos programas. É assim que, algumas práticas que ainda não dispõem de mecanismos científicos para controle da intensidade do esforço físico de seus praticantes, emergem e conquistam inúmeros adeptos."

(GAYO, R.; GÓIS, A. A. F.; BATISTA, J. C. F. (Orgs.). A ginástica em questão: corpo e movimento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2010 (adaptado)

1) Qual a influência da mídia na escolha das atividades em academia, apontando dois exemplos de atividades que, nos últimos anos, passaram a ser praticadas por grande número de adeptos.

A mídia nos proporciona uma gama de informações, que são processadas segundo nossas necessidades, exercendo influencias no cotidiano das pessoas, a mídia informa, constrói novas opiniões, divulga diversos tipos de entretenimento, lazer, produtos e está em constante transformação independente das preocupações educativas trazendo o que há de novo no mercado para diversas áreas, tais como as práticas esportivas, atividade em academias ou clubes, na suplementação, nas roupas e calçados, para estética no cuidado da aparência (cabelos, rosto, corpo), os diversos tipos de atividades físicas, informações sobre alimentação e benefícios dos exercícios físicos e tudo que possa satisfazer seus desejos e necessidades, dito isto, concluo que a mídia contribui muito para o aumento da população nas academias de musculação e ginástica, pois, através de revistas e jornais nos programas de televisão são divulgadas imagens de corpos perfeitos e modelados, influenciando alguns indivíduos a procurarem as academias. (TAHARA et al, 2003).

Aponto como atividades que vem crescendo dentro das academias nos últimos anos o Crossfit, devido à intensidade em que acontece o treino, auxiliando aos seus praticantes de maneira mais efetiva na parte do emagrecimento e o treinamento funcional, que vem crescendo muito devido à capacidade que ele tem de oferecer um trabalho individualizado, sobretudo em época de pandemia, onde as atividades em grupo estão proibidas, dependendo do local.

2) Apresente duas implicações, uma positiva e outra negativa, do papel da mídia como

influenciadora para a prática de novas atividades em academia.

A mídia têm se mostrado uma grande aliada no sentido de informar os benefícios da atividade física, alimentação e hábitos de vida saudável, em contrapartida ela detém o controle das pautas a serem discutidas é ela quem determina o que deve ser noticiado pelos veículos de informação, logo, a própria mídia pode excluir aquelas questões/informações que possam vir a contestá-la pois a padronização da sociedade é de grande interesse da mídia, tendo em vista que, uma massa uniforme é muito mais fácil de ser conhecida e assim manipulada para um modo de vida capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (75.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com