TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  15/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTANCIA DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Fernando Cruz de Carvalho

Viviane Oliveira

Rosivana Gama

Manoel Diniz

Tutor Juliano Vieira

        

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Desde que a humanidade existe, a dança existe. Mesmo antes de falar, o homem já expressava seus sentimentos através do movimento corporal, quando o som, o ritmo e o movimento foram descobertos, passou-se a dançar (GARCIA; HAAS, 2003).

Na busca pela origem da dança, verificamos que antes mesmo do homem se expressar com palavras, ele dançou, provavelmente com gestos e emoções demonstrando sentimentos e estabelecendo sinais com os rituais, representando diversos aspectos da vida do homem.

Pois, conforme Soares et al (1992, p.82), “considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem.

A dança em minha opinião, tem como finalidade a expressão dos sentimentos mais nobres e mais profundos da alma humana: aqueles que nascem dos deuses em nós, Apolo, Baco, Pan, Afrodite. A dança deve implantar em nossas vidas uma harmonia que cintila e pulsa. Ver a dança apenas como uma diversão agradável e frívola é degradá-la (DUNCAN,1977, p. 103).         

Na época medieval a igreja católica era vista como a autoridade máxima no ocidente europeu, as danças corporais eram proibidas já que a mesma era vinculada ao pecado, mas não conseguiram interferir nas danças populares dos camponeses que continuaram a fazer nas épocas de semeadura e a colheita, para não afrontar a igreja eram camufladas como a introdução de personagens com anjos e santos, essas manifestações foram incorporadas com a dança dentro da igreja.(RONDINELLI, s.d)

Ensinar dança na escola é um trabalho que envolve responsabilidade, pois não se trata apenas de colocar uma musica e deixar rolar. Quando se propõe ensinar dança na escola, devem-se considerar as atitudes que favorecem e enriquecem a aprendizagem, atentar-se para algumas orientações que contribuirão para que os alunos despertem interesse pela dança e avancem como sujeitos ativos no processo de conhecimento. (Praticas Corporais e a organização do conhecimento, p.95)

“A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social” conta KauanVilela, Coreografo, Dançarino e Diretor do KDance StudioFitness e Eventos, de São Paulo. Ele comenta também que a dança pode ensinar conceitos que servirão para o resto da vida dos pequenos. (Revista Guia Prático do professor Educação Infantil).

A dança nas escolas e, portanto, em sociedade necessita hoje, mais do que nunca, de professores competentes, críticos e conscientes de seu papel no que se requer a dialogar e oferecer a alunos e alunas das redes de ensino o que, de forma, não teriam oportunidades de conhecer. A dança nas escolas necessita de propostas intencionais, sistematizadas e amplas, para que essa linguagem possa efetivamente contribuir para a construção da cidadania. MARQUES (Dança na escola arte e ensino, p.6).

"A minha ideia é atender muito mais crianças, mudar muito mais vidas, sensibilizar muito mais, mesmo que ela não vá ser bailarino, mesmo que não vá seguir essa carreira artística. Só de ter passado aqui no espaço já vai ter uma mudança como ser humano, para evoluir na carreira que quiser", ressalta Akácio. (Por Marco Matos, RBS TV

29/04/2018)

Embora a dança seja reconhecida por seu valor educacional ainda existem lugares onde a dança é omitida no processo educacional. Um dos motivos que levam à negligência da dança no espaço educacional é o despreparo do professor para ministrar as atividades, levando-o a encontrar dificuldades para ensinar a dança na escola (STRAZZACAPPA, 2001, p.89).

3. MATERIAIS E MÉTODOS

         

Para Lacerda, Ensslin e Ensslin (2012), o conceito análise bibliométrica tem como base a avaliação quantitativa de determinados parâmetros de um conjunto definido de artigos, denominado portfólio bibliográfico.

Quanto a  relação da pesquisa de campo, dois professores responderam algumas perguntas via email, as mesmas foram realizadas com foco na dança ambiente escolar, estilo de dança que os mesmos já utilizaram em sala de aula, sua opinião em relação a necessidade de impor  idade certa para ter acesso a dança, também a relação de preconceitos entre pais e alunos sobre quem pratica a atividades, como despertar o interesse da criança e adolescentes para a dança.

Perguntas

1. Você já fez algum estilo de dança com crianças? Como foi?

2. Acha importante ter mais projetos de dança nas escolas?

3. Na sua opinião á dança pode ser feita com qualquer idade? Justifique o porque?

 Perguntas

1. Você já teve uma experiência em turma baseada em algum tipo de dança com crianças? Como foi?

2. Na maioria das escolas não se tem dança em sala de aula. O que você acha á respeito disso?

3. Na sua opinião qual a importância da dança para crianças?

[pic 1]

Ballet infantil - A importância desenvolvimento motor

[pic 2]

http://dancacriativaparacriancas.blogspot.com/p/a-danca-criativa-evidencia-as.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (70.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com