TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2][pic 3]

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA EAD[pic 4]

CAMILA GONÇALVES MORAES GEYSON FENNES FERREIRA MILENA ALVES MARÇOLI NICKSON PARÁ TRIGO

INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA

[pic 5]

Nova Friburgo 2019

CAMILA GONÇALVES MORAES GEYSON FENNES FERREIRA MILENA ALVES MARÇOLI NICKSON PARÁ TRIGO

(INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA)

Trabalho de Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Atividades Interdisciplinares.

Nova Friburgo 2019

SUMÁRIO

  1. Introdução        4
  2. Desenvolvimento        5
  3. Considerações Finais        8
  4. Referências        9

  1. – INTRODUÇÃO

A Educação Física é uma área do conhecimento ligada ás práticas corporais produzidas pela humanidade ao longo da história, se fazendo sempre presente no nosso cotidiano, desde o simples ato de espreguiçar-se ao acordar até as práticas de exercícios físicos focadas em um determinado objetivo a ser alcançado. A disciplina vem sofrendo diversas alterações no decorrer do tempo, adaptando seus métodos de aplicação e ensino de acordo com o meio social, cultural, o ambiente proposto e etc., não segregando nem depreciando as pessoas por suas qualidades ou peculiaridades, mas sim visando incluir seus diversos praticantes independente de sua cor, crença, sexo, porte, habilidades ou quaisquer necessidades especiais que possuem.

Embora não possua o valor merecido, a Educação Física desempenha um papel de suma importância de modo a preparar as pessoas física e psicologicamente com o auxílio de um interessado e competente profissional. Para que a disciplina venha a ter mais reconhecimento, deve ser utilizado um trabalho de interdisciplinaridade que tem como objetivo contextualizar conteúdos de diversas disciplinas, valorizando todas as áreas do saber sem discriminação, ultrapassando barreiras disciplinares com a troca de conhecimentos, indo além do ambiente  escolar e permanecendo na sociedade.

Nesse trabalho será discutida a disciplina, o processo de interdisciplinaridade dentro da dela, os diferentes tipos de conhecimento propostos nas aulas, tendo como objetivo gerar o entendimento da importância desta dentro do ambiente escolar e principalmente fora dele, transmitindo conhecimentos e lições que devem ser levados não somente para a sociedade de um modo geral, mas para a vida de cada indivíduo.

  1. – DESENVOLVIMENTO

Para que haja um entendimento da Educação Física atual, é necessário pesquisar e entender historicamente a disciplina, levando em consideração as diversas mudanças e influências que a mesma sofreu, estando algumas delas presentes nos dias atuais. As tendências científicas, pedagógicas, filosóficas, dentre várias outras, marcaram a Educação Física escolar no Brasil, na década de XX.

Ao longo do tempo os objetivos de aprendizagem e metodologias das aulas foram se modificando, tirando o foco dos alunos mais aptos e habilidosos e incluindo os com pouca habilidade e aptidão física, preocupando-se mais com a democratização e solidariedade nas atividades propostas do que apenas ao fato do aluno jogar bem.

Conforme ocorrem mudanças nas metodologias e aplicação da Educação Física, deve-se também ocorrer proporcional mudança no profissional da disciplina, de modo que este procure sempre acompanhar o que há de novo e entre num consenso com seus alunos e, através disso, procure sempre trazer atividades e dinâmicas atuais e que sejam do entendimento e agrado de todos os envolvidos.

As mudanças mostram-se de forma bastante positiva em relação aos professores durante as aulas, visto que estas mudanças impactam diretamente a forma como estes profissionais executam suas atividades durante as práticas pedagógicas.

Dessa forma, sabe-se que uma das principais mudanças é evidenciada pela nova abordagem das atividades esportivas, que tem se transformado em um meio de transformação social para alunos com menos oportunidades.

A interdisciplinaridade na Educação Física se entende pelo fato de  podermos agregar outras disciplinas nas aulas. Cabe ao colégio trabalhar com

repertórios diversificados, começando por experiências vividas pelo educando, possibilitando o acesso a novas experiências e garantindo a aprendizagem dos alunos. O conceito interdisciplinaridade é quando duas ou mais disciplinas estão propositalmente envolvidas em passar um conhecimento em comum no ambiente acadêmico, tal fato é bom pois desse modo a transmissão de conteúdo fica mais dinâmica, tendo em vista que o mesmo conteúdo pode ser abordado de formas diferentes por cada professor.

Com isso se tem uma construção mais concreta do conteúdo e assim é realizada uma melhor promoção do ensino, é uma ótima ferramenta pedagógica.

Darido (2005), traz uma proposta significativa de aprendizagem, sem desprezar o conhecimento específico das disciplinas, como afirma:

É preciso ressaltar que a interdisciplinaridade não invalida os contornos específicos de cada disciplina, até porque não se pode falar em interdisciplinaridade sem disciplinas, assim como não há internacional sem nações. Ela não se confunde com polivalência e, portanto, não anula o conhecimento específico nem o papel de cada profissional (DARIDO, 2005, p.81).

A interdisciplinaridade é um caminho de pesquisa, que agrega, amplia e favorece a aquisição do saber. Não um saber em partes, isolado, e sim, um saber complexo e relevante, que possibilita a aprendizagem, transformando o conhecimento em algo mais interessante e motivador, que transforma não só o aluno, vai usar o saber para resolver inúmeras questões em sua vida, mas vai influenciar de forma positiva uma sociedade que sofre a carência de justiça e igualdade social. É um componente indispensável para melhoria do ensino em qualquer disciplina. A Educação Física na escola ainda enfrenta  barreiras, porque de uma forma geral ainda existe a visão de que a  Educação  Física  trabalha apenas com o corpo e as demais disciplinas trabalham  a  mente.  Se  faz necessário que a Educação Física afirme seu papel no âmbito  educacional e  que os professores não encarem sua finalidade  apenas como  auxilio  aos  conteúdos  de outras matérias. Freire (1997 p.183) diz respeito sobre a importância da interdisciplinaridade na Educação Física Escolar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (225.9 Kb)   docx (84.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com