TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhando a Interdisciplinaridade na Escola

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalhando a interdisciplinaridade na escola.

Os cursos de formação de professores sofrem cotidianamente críticas relevantes quanto à qualidade de formação oferecida, é relatado que o distanciamento da teoria e da prática social leva a desvalorização do docente.

Nesse sentido, é relevante nos cursos de formação para docentes uma prática voltada para a interdisciplinaridade como componente essencial para a formação de professores da educação básica.  O conceito interdisciplinaridade tem sido muito discutido atualmente como forma de questionar o saber fragmentado. Trabalhar a interdisciplinaridade no contexto escolar tem sido o objetivo que muitas escolas buscam para proporcionar aos alunos um ensino qualitativo promovendo conexão entre as disciplinas. Para tanto, a interdisciplinaridade pode contribuir para a formação de um sujeito crítico por promover a motivação pela aprendizagem.

 Lück (1994) declara que:

Interdisciplinaridade é o processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade; de modo a superar a fragmentação do ensino objetivando a formação integral do aluno, a fim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo e serem capazes de enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual.

A interação das disciplinas é importante, pois colabora com o desenvolvimento de um planejamento conjunto e integrado na escola favorecendo a construção de um currículo coletivo, estabelecendo reflexões entre as disciplinas.

A escola é um âmbito social muito importante para a formação do discente, e nesse sentido surgem várias dimensões que devem ser respeitadas e trabalhadas dentro da sala de aula. Essas dimensões são:

Social: atrelada com a comunidade escolar e as outras partes que a compõem.

Física: delimitação do aspecto geográfico, histórico e econômico.

Temporal: enfoca a transitoriedade dos acontecimentos e a importância da herança cultural e da histórica acumulada.

Psicológico/ sociocultural: revela a interdependência entre o contexto e as outras dimensões.

A proposta curricular e também da formação na prática do ensino interdisciplinar do professor tem como proposta que ele conheça, domine e construa na sua própria área de trabalho disciplinar um trabalho que seja qualitativo por meio da “ação e produção de conhecimento”. É necessário para isso um trabalho metodológico pautado no dialogo e na sequência didática.

Para trabalhar a interdisciplinaridade nas aulas de língua é necessário que  professor esteja aberto para esta prática, pois é um processo que precisa ser construído lentamente, que requer disposição do docente, pois quando se deseja trabalhar de forma contextualizada, não pode esquecer que a matriz do trabalho é a disciplinas, e que a partir dela constroem varias conexões com  outras disciplina.

Referências

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

Disponível em:  Acesso em 20 outubro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com