TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES

Por:   •  9/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

ARYADNE REGINA DE ALMEIDA –RA 5358693596

     JACKELINE CECÍLIA DE OLIVEIRA MATTOS - RA   3263389379

        THALIA KOSTIURESKI- RA 2636130989

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................4
  2. INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES...........7
  3. CONCLUSÕES FINAIS...................................................................................11
  4. REFERÊNCIAS...............................................................................................12

1.  INTRODUÇÃO

        

        A noção de tempo transcende a própria história humana, por isso mesmo se torna complexa para o entendimento dos alunos. A disciplina de história tem como eixo norteador o estudo do tempo, dentro de suas diversas perspectivas. Quando o aluno inicia seu processo de escolarização, alguns referentes temporais já são dominados por ela, como noções de duração. São visões de temporalidade social. Essas noções de tempo fazem parte do dia a dia, mas, não são mais exploradas na sala de aula, diferente do que se vê hoje nas escolas onde a disciplina de História se resume em festejar datas comemorativas.

        O que se propõe é não trabalhar somente as divisões do calendário, assim como não fazer a pura transmissão de conteúdos sem refletir sobre os processos históricos que originam esses conteúdos. Nesta aula interdisciplinar o conteúdo de História se baseará na história de vida que cada criança conhece de si mesma, do lugar ou dos lugares onde passou que fizeram parte de sua história e de sua família, da sua cultura, que interferem no modo de vida social, local e cotidiana. De acordo com a situação de aprendizagem disposta no trabalho foi realizada uma pesquisa com as pessoas das famílias dos alunos com as seguintes questões: Quanto tempo moram no bairro? E por quê escolheram este bairro para morar?

        De acordo com as respostas chegou-se a conclusão que havia mais alunos que fazia tempo que moravam no bairro do que alunos recém chegados. Assim foi feito um levantamento histórico do bairro com as pessoas mais velhas da região. Qual era o tipo de trabalho realizado pelas pessoas, seu sustento, o que plantam, o que comem. Como se trata de um bairro rural predomina a lavoura e a criação de animais. Já com esse material em mãos iniciou-se o trabalho com a disciplina de Geografia.

        No ensino de Geografia é preciso refletir e utilizar metodologias que privilegiem a inserção do aluno no contexto social por meio de diálogos, com a finalidade de integrar o educando a realidade existente. Nessa perspectiva o professor deve propiciar ao aluno a oportunidade que permita a observação, problematizando a aprendizagem, claro que sempre levando em conta a faixa etária dos alunos. Iniciar o estudo de Geografia no início da escolarização é poder fazer uma relação com espaço vivido. É trazer para a sala de aula a compreensão deste espaço. Assim, desafiando o aluno a conhecer o espaço onde mora. O desafio é que ele recolha materiais naturais próprios do lugar que representem a região e sua história, de acordo com a população e que sejam elementos que produzam tinta natural, para serem usados na produção de Artes.

        Aqui nos cabe a compreensão de alguns conceitos geográficos essenciais: Espaço geográfico, Paisagem, Lugar e Território.

        Para que o aluno procure esses elementos é necessário que ele tenha conhecimento do lugar onde mora, dos vizinhos, das plantas cultivadas pela família e pela comunidade, dos conhecimentos das demais pessoas que compõe o grupo social. Neste ponto a Geografia contribui para essa localização como recurso utilizando mapas se necessário e o estudo das manifestações da natureza em suas múltiplas formas, presentes na paisagem local. É o ponto de partida para uma compreensão das relações entre sociedade e natureza. Com esse trabalho o aluno pode analisar como a região sofre com a ação do homem por causa das atividades econômicas que se expõe o lugar.

        Para a coleta dos materiais que serão utilizados o professor deverá fazer um levantamento de dados com as crianças perguntando se alguém já viu uma fruta que solta uma tinta mais forte ou algum outro material como carvão, terra, para que possa ser fabricada a tinta para pintura e fazer um mural com o nome da planta e a cor que ela representa.

                Sendo assim é papel do professor integrar o aluno nessa trama de significados produzidos pela arte. Assim como trabalha o emocional e o afetivo do aluno pode vir a ser um trabalho produtivo ao examinar obras feitas com esse tipo de tinta extraída da terra e da natureza, estudar os artistas que trabalham com esse tipo de material bem como técnicas utilizadas para esse tipo de pintura.

         Após a coleta dos materiais e o levantamento das cores é hora de colocar o trabalho em prática. Utilizando água se necessário para produzir a tinta no caso da terra ou somente esmagando a fruta como o caso da amora. Depois das tintas prontas os alunos vão produzir suas próprias obras. Pintar a paisagem do lugar onde mora com as tintas fabricadas pelas crianças seja em folha branca ou em tela e com o auxílio de pincéis. Nesta disciplina são explorados os gostos das crianças, a mistura de cores, a representação geográfica através da arte. Depois é só expor os trabalhos em um mural na escola.


2.  A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES

        

        A interdisciplinaridade possibilitou a idéia de integração curricular, de se trabalhar com disciplinas, mas permitindo que estas tenham seus próprios interesses. Através de vários estudos buscou-se a superação do conceito de disciplina para dar lugar à intercomunicação entre as disciplinas. Escolher o tema e gerar entre duas ou mais disciplinas um único objetivo abre horizontes além dos já existentes em termos de aprendizagem significativa. Existe a abertura a temas transversais de modo que se possa explorar o mesmo tema em mais de uma disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (252.4 Kb)   docx (789.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com