TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CASOS DE BULLYING ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  26/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.963 Palavras (12 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DE SUZANO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CASOS DE BULLYING ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

SANDRO CARLOS ALVES DE SOUZA

LEONARDO CAVALCANTE

JOÃO PAULO DUCCINI

SUZANO/SP

2020

Introdução

A palavra “bullying” é um termo da língua inglesa com a tradução literal para “valentão” onde se refere a toda forma de violência verbal, física, ou psicológica, o bullying é um fenômeno muito antigo, porém foi na Noruega no ano de 1970 que o pesquisador sueco Dan Olweus passou a estudar o assunto.  Mas seu estudo apenas ganhou relevância em 1983 quando três crianças na Noruega se suicidaram e as autoridades concluíram que a motivação foi maus tratos sofridos na escola por colegas. (SALES, 2019)

           O bullying se mostra presente em todas as escolas, as pesquisas mostram ser um problema mundial. Uma pesquisa realizada pela ONU no ano de 2016 com 100 mil crianças de 18 países mostrou que metade das crianças e jovens no mundo já sofreram bullying. No Brasil esse percentual foi de 43%, na Argentina foi 47,8%, Chile 33,2%, Uruguai 36,7% Alemanha 35,7% Noruega 40,4% Espanha 39,8%, ou seja, para o bom desenvolvimento da criança ela necessita conviver em um local que se sinta segura e protegida e a realidade das nossas escolas se mostram diferentes do que é necessário, por isso é importante pesquisas e discussões sobre esse tema.  

As aulas de Educação Física normalmente existem muito contato físico o que é benéfico para os alunos, pois desenvolve neles o respeito, a amizade, a solidariedade além dos benefícios em se colocar o corpo em movimento porem o professor de Educação Física precisa estar atento a qualquer tipo de violência e desrespeito aos alunos mais tímidos pois devido ao contato físico entre os alunos os casos de bullying pode ficar mais explícitos dessa forma a pergunta que norteia esse trabalho é, como o professor de Educação Física pode intervir em casos de bullying nas aulas do ensino Fundamental II ? (PEREIRA, 2014)    

Portanto é sabido que se trata de um assunto muito complexo que é necessário uma conscientização dos alunos desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio além da união entre escola, alunos, e os pais para acabar com os casos de bullying, porem existem algumas estratégias, Segundo Pereira (2014, p15) “Os jogos cooperativos podem constituir-se como uma ferramenta eficiente para que os alunos aprendam a respeitar seus colegas, trabalhar em equipe, objetivando que as brigas, as ofensas sejam diminuídas”.

Ou seja, é evidente que o padrão estético do mundo atual se caracteriza por corpos altos e magros e quando as pessoas fogem desse padrão ou quando tem alguma deficiência, normalmente as mais quietas e frágeis são desrespeitadas e amedrontadas principalmente no ambiente escolar, é onde acontece o “bullying”, dessa forma o presente estudo tem como objetivo discutir acerca dos casos de bullying nas aulas de Educação Física do ensino fundamental II e traçar estratégias para que o professor possa intervir nesses casos.

Características dos Adolescentes que sofrem Bullying

Segundo o estatuto da Criança e do Adolescente a adolescência se caracteriza pelo período dos 12 anos aos 18 anos, é nessa fase que acontece a puberdade, que são mudanças corporais e hormonais, estimasse que nessa fase ocorra o aumento de 50% do peso e de 15% a 25% da altura. (JESUS; SOARES JUNIOR; MORAES, 2018)

Outra forma de classificar a adolescência é como o período de transição da infância para a vida adulta, em algumas culturas existe os “Rituais de passagem” que é uma forma de deixar marcado o fim da infância e o inicio da vida adulta, porém em sociedades mais complexas como a nossa não é utilizados rituais, mas conforme o individuo vai avançando de idade vai sendo considerado apto para determinadas funções na sociedade, por exemplo, tirar carteira de motorista, se alistar no serviço militar, e exercer seu direito ao voto, ou seja, o individuo assumindo essa responsabilidade vai ingressando gradualmente na vida adulta. (JESUS; SOARES JUNIOR; MORAES, 2018)

Porem não é o certo colocar o período da adolescência apenas como a transição entre a infância e a vida adulta visto que a adolescência tem sentido em si mesma, além disso, é necessário respeitar cada individuo e tratar como único, pois os adolescentes não são todos iguais e tem o desenvolvimento físico e psicossocial em períodos diferentes. (JESUS; SOARES JUNIOR; MORAES, 2018)

Alem disso as mudanças ocorridas na adolescência tem influência na saúde ao longo da vida e também como o individuo vai agir e pensar durante a vida, algumas experiências são determinantes para que esse desenvolvimento ocorra, essas experiências incluem movimento para independência social e econômica o desenvolvimento da identidade, a aquisição de habilidades necessárias para realizar relações e papéis adultos e a capacidade de raciocínio abstrato. (JESUS; SOARES JUNIOR; MORAES, 2018)

Como foi evidenciada a adolescência é uma fase importante para a vida de qualquer individuo e experiências ruins como o bullying podem gerar traumas que são carregados para a vida adulta, gerando problemas em todos os indivíduos que estão relacionados com essa agressão, onde podemos classificar esses indivíduos como: vitimas, autores e espectadores.  (BOTELHO; SOUZA, 2007)

As vitimas são os que mais sofrem, pois ficam amedrontadas, estressadas, com um quadro de baixa autoestima e auto aceitação, além de seu desempenho escolar cair, em casos mais graves podem gerar algumas doenças como depressão, ansiedade anorexia, bulimia, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno do estresse pós-traumático, chegando ao ápice no momento que ficam tão deprimidas que chegam ao ponto de tirarem a própria vida.  (BOTELHO; SOUZA, 2007) (MATOS, 2012)  

Os autores também geram alguns problemas para sua vida com o bullying, pois tem grande probabilidade de se tornarem adultos mais antissociais e com comportamentos violentos, chegando ao ápice quando desenvolvem atitudes delinquentes ou criminosas.  (BOTELHO; SOUZA, 2007)

E por fim os espectadores que se sentem inseguros em o que devem fazer e com medo de se tornarem a próxima vítima, e isso gera um grande problema, pois tudo isso influência negativamente em seu desempenho escolar.  (BOTELHO; SOUZA, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (221.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com