TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de casos: Bullying

Por:   •  7/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE PEDAGOGIA

AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO

ESTUDO DE CASO: BULLYING

Niterói

2013

AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO

ESTUDO DE CASO: BULLYING

Avaliação Formativa Virtual 2, do curso de Pedagogia da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, da disciplina Didática: Organização do Trabalho Pedagógico, como parte dos requisitos para conclusão de curso

Professora: Cristiane Lima

Tutora: Maria Alice Ribeiro

Niterói

2013

TEMA DA ATIVIDADE

Para a realização desta atividade iremos analisar e desenvolver algumas estratégias metodológicas para auxiliar a professora, a resolver o seguinte caso fictício: “Em uma Escola Pública existe um aluno com oito anos que não quer ficar no pátio longe da professora, A professora começou a perceber que o aluno prefere a companhia de adultos, está inseguro, reclama sentir dores de cabeça e de barriga. Em conversa indireta com a mãe, de um tempo para cá, ele vem apresentando insônia e até pesadelos. A professora conversando com ele percebeu que o mesmo vem sofrendo bullying na escola, destacando que existe um aluno de outra classe que o agride verbalmente, fisicamente e psicologicamente”.

OBJETIVOS

Desenvolver estratégias metodológicas que evitem que alunos sejam agredidos verbalmente, fisicamente ou psicologicamente, ou seja, que evitem que ocorra qualquer forma de bullying na escola.

DESENVOLVIMENTO

Bullying, segundo a definição do dicionário Aulete Digital, significa: “Termo que compreende toda forma de agressão, intencional e repetida, sem motivo aparente, em que se faz uso do poder ou força para intimidar ou perseguir alguém, que pode ficar traumatizado, com baixa autoestima ou problemas de relacionamento”. O bullying pode ocorrer de forma física, verbal ou psicológica. Como exemplos de bullying na forma física temos: bater, empurrar, roubar ou quebrar pertences da vítima de bullying. Já o bullying na forma verbal ocorre quando o agressor insulta, ofende, provoca, ameaça ou conta histórias sobre a vítima. O terceiro tipo de forma de bullying, o bullying na forma psicológica, é cometido quando o aluno que comete a agressão passa a imitar, humilhar, perseguir, excluir chantagear, assediar, dominar ou isolar o aluno que sofre o bullying.

De acordo como caso apresentado podemos constatar que a vítima vem sofrendo todas as formas de bullying. Sabemos que suspender o agressor do colégio ou apenas coloca-lo para fora da sala de aula não solucionará o problema de bullying na escola. Para tentar solucionar os conflitos existentes na escola, a equipe de orientação pedagógica deverá realizar as seguintes estratégias junto aos professores e aos responsáveis dos alunos:

Professores

• Explicar para os professores as diferentes formas de Bullying;

• Orientar para não suspender ou tirar de sala de aula o agressor;

• Pedir para que os professores relatem possíveis casos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com