TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  16/11/2018  •  Seminário  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso superior de LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NOME DOS ALUNOS

ADRIANA BENTO DOS SANTOS

CLAYSSON DA COSTA OLIVEIRA

DIEGO FERREIRA DOS SANTOS

MARCOS JOSÉ ISEQUIEL DE FREITAS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

[pic 3]

CIDADE

2018

NOME DOS ALUNOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Licenciatura em Educação Física, do 5° período da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fisiologia do Exercício; Metodologia do Ensino de Handebol; Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol; Metodologia do Ensino de Lutas; Seminários da Prática: Metodologia do Ensino da Educação Física - Jogos coletivos e Lutas;

Orientadores: Prof. Prof. Lúcio Caldeira; Prof. Raphael Testa; Prof. Márcio Teixeira; Prof. Anderson Nascimento; Prof. Douglas Kratki.

        

CIDADE

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

1 INTRODUÇÃO

Os jogos esportivos coletivos são compostos por muitas modalidades, que evoluem e mudam suas regras e regulamentos todos os anos. Eles possuem características comuns e específicas que, ao serem trabalhadas de forma adequada, auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo e social de alunos de diversas séries escolares.

 Na educação física, os alunos devem ter acesso à prática esportiva numa perspectiva educativa e formadora, já que a escola é um local que instrui, educa e socializa. Deste modo, os educadores devem reconhecer a importância das atividades esportivas coletivas nas aulas, devido ao seu valor educativo que possuem na formação e educação das crianças e jovens, sendo um elemento fundamental para a cidadania. As modalidades esportivas se dividem em métodos e abordagens diferentes, onde cada professor adota um método e planeja a maior parte de suas aulas, conforme este tipo de método.

Este trabalho tem como objetivo conhecer os diversos métodos de modalidades coletivas e verificar quais são as abordagens e métodos pedagógicos praticados por um professor dos anos iniciais de ensino fundamental.

Será realizada uma pesquisa bibliográfica referente ao tema, e também uma entrevista com um professor, para buscar dados para a elaboração desta atividade

PRODUÇÃO TEXTUAL

MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS

As modalidades esportivas coletivas (MEC) podem ser entendidas como um confronto entre duas equipes, que se encontram num terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, ora em situação de ataque ou defesa (GARGANTA, 1998)

Entre as diversas modalidades esportivas coletivas existentes, é possível identificar algumas semelhanças e diferenças entre elas. Assim, estabeleceu-se um critério para que essas modalidades fossem classificadas, onde são consideradas toda situação motora como um sistema de interação global entre quem está jogando, o local que se joga e os outros jogadores adversários.

O primeiro critério afirma a ação, que acontece com a bola sendo utilizada de forma alternada, o segundo é constituído por aquelas modalidades em que as duas equipes utilizam um espaço de jogo comum, e a forma de intervenção ou ação sobre a bola é de modo alternado, e como terceiro critério, as modalidades que desenvolvem sua ação em um espaço comum e com participação simultânea sobre a bola. Observou-se que o segundo e terceiro critério, são semelhantes, pois são modalidades de esforços intermitentes, mistos e que se existe luta direta pela posse da bola.

Os esportes coletivos garantem as condições para que todos os alunos tenham acesso a modalidade e, ao praticá-la, desenvolvam suas habilidades e competências técnicas e táticas, como também a habilidade de se relacionar em jogos em geral e de solucionar situações-problema mais complicadas. Podem ser trabalhados com crianças de diferentes faixas etárias, mas é importante fazer adaptações preventivas, gerando uma maior evolução dessas crianças ao longo do tempo. (JAVIER, 2005). 

Os praticantes transferem a aprendizagem de um gesto da modalidade coletiva, como o arremessar ao gol no handebol, a cortada do voleibol ou o arremesso da cesta no basquetebol, trata-se, então, de isolar estruturas semelhantes que existem em todos os jogos coletivos desportivos para que o aprendiz reproduza, compreenda e delas aproprie-se (BAYER, 1994).

Na iniciação esportiva, a aprendizagem diversificada e motivacional, visa ao desenvolvimento geral. Essa fase caracteriza a passagem da fase da iniciação esportiva I para a fase de iniciação desportiva II, na qual se confere muita importância à autoimagem, socialização e valorização, por intermédio dos princípios educativos na aprendizagem dos jogos coletivos (PAES, 2001). 

Existem vários métodos e abordagens que podem ser trabalhados na modalidade esportiva coletiva (MEC), porém estudos comprovam que grande parte dos professores ainda utilizam técnicas tradicionais. Os diferentes métodos pedagógicos de ensino de modalidades coletivas são:

Abordagem tradicional tecnicista de ensino: inicia-se com conteúdo dos jogos, depois de suas partes, e depois do jogo em questão. Este ensino é extremamente focado no professor, sendo rígido, enérgico e de caráter imitativo.        (SILVA, 2009).

Método da série de jogos: Os jogos são desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos e garantem uma intensidade máxima de prazer e participação (SILVA, 2009).

Método dos jogos esportivos modificados: Os jogos são denominados modificados por apresentarem uma forma diluída do jogo principal. Eles podem ser competitivos ou cooperativos e são recomendados em qualquer nível de escolaridade (SILVA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com