TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  18/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

 

 

 

 

LICENCIATURA EM  EDUCAÇÃO FÍSICA

Aluna: AILA REBECA GAMA SILVA

RA: 8058056

Professor: PATRICIA KERSIA DE ARAUJO BARROS  

Claretiano - Centro Universitário- Boa Vista  

 

 

 

 

    LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS                                        

                                                 PORTFÓLIO I  

 

 

 

 

 

BOA VISTA/ RR

 

   

 

 

Descrição da atividade com base nas leituras anteriores, responda às questões a seguir:

  1. Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo  

No aeroporto é muito falado em altos falantes sobre mudanças de portão de embarque e até mesmo nomes de passageiros que faltam embarcar, em aeroportos grandes e desconhecidos se torna muito difícil e nem sempre as placas de embarque estão atualizadas.

  1. Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

Em grandes cidades diversas vezes aconteceram “arrastões” imagina você estar na praia e não ouvir gritos de alertas e nem mesmo se tem alguém se aproximando para pegar seus pertences.

As sirenes de ambulâncias, bombeiros também são alertas de que algo está acontecendo nas proximidades.

  1. Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

Resolver um simples problema em um banco pode se tornar um desafio para o não ouvinte, ou ir a uma consulta médica e explicar o que está acontecendo.  

  1. Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.  

Ao estudar para um determinado assunto ou matéria geralmente nós ouvintes temos a possibilidade de pesquisar na internet ou youtube e vamos encontrar uma variedade de conteúdos orais e escritos que nos possibilitam a compreensão, o interprete é um forte aliado para repassar esses conteúdos para não ouvintes.  

  1. Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem. Levando em consideração cada uma das funções da audição citadas anteriormente, apresente um exemplo de ações cotidianas na vida de um surdo e compare com a vida de um ouvinte.

Sabemos que escutando que desenvolvemos a fala e nossa linguagem. Um ouvinte tem o privilégio de assistir, entender e assimilar notícias do jornal, assistir aos seus desenhos favoritos na infância, ou criar vínculo com um grupo de pessoas que gosta de determinado grupo musical. O interprete auxilia para que notícias importantes sejam repassadas mas sabemos que nem sempre estão disponíveis em todos os meios de comunicação.

 

 

 

2) Leia atentamente a citação a seguir: “A maior parte dos surdos profundos, por exemplo, não exibem uma fala socialmente inteligível. Além disso, em geral, manifestam atraso significativo no desenvolvimento global e dificuldades ligadas a aprendizagem da leitura e da escrita, apresentando-se muitas vezes, apenas parcialmente alfabetizados após anos de escolarização” (MANTELATTO, PEDROSO & DIAS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com