TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  25/8/2015  •  Dissertação  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

LUTAS

1º CICLO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

São Paulo

2014

Quais as relações entre Lutas e Cultura Corporal, e o que significa compreender as Lutas como ferramenta pedagógica, associada aos objetivos da Educação Física escolar?

Conforme os textos estudados, Cultura Corporal é toda prática relacionada à atividade física que por necessidades de adaptação do ser humano ao meio onde vive foram desenvolvidas ao longo do seu processo histórico e que acabaram fazendo parte da nossa vida, seja por meio da dança, do jogo, dos esportes, da ginástica, e das lutas.

Como diz Silveira (2006) desde sempre as lutas estão presentes na vida humana, o homem lutava em todas as ocasiões. Lutava para se proteger, para proteger sua família e sua terra; nessas lutas, já se utilizava de movimentos corporais básicos como socar, chutar, empurrar, pular entre outros diversos movimentos.

O autor ainda afirma que as lutas representam umas das manifestações do movimento humano mais importante, pois trabalha o corpo e a mente de forma conjunta. Dessa forma, as lutas em suas mais variadas modalidades ou estilos estão intimamente ligadas com a Cultura Corporal, pois fazem parte de um tipo de manifestação do homem que foi desenvolvida inicialmente como forma de defesa.

O ensino das Lutas, de acordo com as leituras, não deve ficar condicionado somente ao aprendizado repetitivo dos golpes de determinada luta até que se chegue à perfeição; na realidade, isso deve ser uma consequência da vivência dos conhecimentos apresentados nas “aulas teóricas”.

Uma maneira interessante de ensinar sobre lutas pode ser apresentada aos alunos na forma de pesquisas ou trabalhos relacionados à luta em questão. Esses trabalhos de pesquisas resultarão no enriquecimento cultural do aluno, pois ele irá ter aprendido sobre a cultura do país de origem, como iniciou e como se desenvolveu a luta, os movimentos típicos, entre outros assuntos.

Após todas essas informações e conceitos sobre as lutas, o professor pode por meio de filmes ou documentários, apresentar os movimentos e golpes da luta na prática, mas como dito, o principal objetivo não são aquelas aulas cansativas e repetitivas de exercícios.

 O ensino de lutas engloba os objetivos da Educação Física escolar em praticamente todos os requisitos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), dentre os que mais se enquadram no ensino das lutas podemos destacar:

- Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de Cultura Corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LANÇANOVA, Jader Emilio da Silveira - Lutas na Educação Física Escolar: alternativas pedagógicas. 2006. 70 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade da Região da Campanha, Alegrete, 2006. Disponível em Acesso em:   16 de Março de 2014.

CÂMARA, E. Lutas. Ação Educacional Claretiana, Batatais, v. fev.2014. Claretiano, 2010. Disponível em <http://sga.claretiano.edu.br/ead/salavirtual/index.jsp>. Acesso em: 16 de Março de 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com