TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Educação Física

Por:   •  21/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.173 Palavras (13 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Polo Anhanguera Zona Norte

Licenciatura em Educação Física

Identidade Docente, Ciências moleculares e Celulares, Libras, Educação de Jovens e Adultos, Anatomia, Psicologia da aprendizagem, Estágio curricular Obrigatório I.

Carlos Aurélio Alonso Camacho RA:8798020361

Jean Ortiz de Carvalho RA:5273386232

Leticia Malachias Bueno de Oliveira RA:8798020371

Ricardo Martins de Oliveira RA: 1400892507

Desafios profissionais na Educação Física no desenvolvimento de gerações futuras

Sorocaba

2019


[pic 2]

Carlos Aurélio Alonso Camacho RA:8798020361

Jean Ortiz de Carvalho RA:5273386232

Leticia Malachias Bueno de Oliveira RA:8798020371

Ricardo Martins de Oliveira RA: 1400892507

Desafios profissionais na Educação Física no desenvolvimento de gerações futuras

Trabalho apresentado ao Curso

de Licenciatura em

EDUCAÇÃO FÍSICA -

Universidade Anhanguera

Educacional

Tutor EaD: Nelson Lopes Mendonça

Sorocaba

2019


[pic 3]

SUMÁRIO

1

Introdução ....................................................................................................................

4

2

Desenvolvimento ..........................................................................................................

5

2.1

Revisão de Literatura ...............................................................................................

5

2.2

Relação Aluno-Professor .........................................................................................

8

2.3

- Desafios Profissionais .............................................................................................

9

3

Conclusão ..................................................................................................................

10

4

Referências .................................................................................................................

11


4

1 – Introdução

Por que o mundo precisa de professores?

Qual seria a mais nobre das profissões? A do advogado, que não deixa o inocente ser condenado? Ou a do engenheiro, que não deixa o viaduto cair? Ou quem sabe ainda a do médico que não deixa o paciente morrer?

Mas como o médico, o engenheiro ou o advogado conseguiram suas profissões? De certo que com muitos anos de estudo e prática. E nesse período todo de preparação e aprendizado quem estava lá para guiar o médico? O professor. O advogado? O professor. E o engenheiro? O professor também.

Mesmo antes de almejar escolher uma profissão quem foi que deu a base e nos ensinou a ler, escrever, interpretar, fazer contas, entre outras tantas tarefas a mais? O professor novamente vai ser a resposta correta. Por isso podemos afirmar que o professor é o início de tudo, já que para existir alguma profissão (seja lá ela qual for) é preciso um professor para ensiná-la. E mesmo se pensarmos fora do contexto acadêmico uma criança, por exemplo, não precisa ela ser ensinada tanta coisa para que possa se desenvolver? Não são os próprios pais dos bebês os primeiros professores de suas vidas? A própria vida não se mostra como a maior das professoras visto que nos ensina diariamente até o fim de nossas vidas?

  • exatamente por isso que se pode dizer categoricamente que a mais nobre das profissões é o professor visto que ele não deixa o futuro morrer!

Futuro esse que se desenvolve cada dia mais em tecnologia, melhorias e facilidades para o nosso dia a dia, afinal as máquinas realizam muito do trabalho pesado que antes era de humanos e animais de carga, os computadores através da internet fazem com que qualquer pessoa de sua própria casa tenha acesso a tanto conhecimento quanto numa biblioteca.

Porém essas facilidades e ritmo frenético dos dias de hoje fizeram com que o ser humano deixasse de lado sua própria saúde. Com isso em mente é de suma importância que o professor de educação física assuma seu papel de protagonista para que as futuras gerações possam ter uma melhora de saúde. Afinal ele é o responsável por desenvolver as bases e estimular as crianças desde de cedo para que elas possam brincar, jogar e se exercitar para que no futuro se tornem adultos naturalmente ativos e dispostos a praticar atividades físicas sempre que possível seja por diversão e relaxamento, seja pela manutenção de suas saúdes que é seu bem mais precioso.


5

2 - Desenvolvimento

2.1 – REVISÃO DE LITERATURA.

Historicamente a Educação Física sempre esteve muito ligada às ciências humanas e do esporte. O corpo analisado em suas diferentes dimensões era entendido como a via de interação entre homem e sociedade, além do esporte também servir como instrumento pedagógico da Educação Física.

Porém a aproximadamente três décadas atrás a graduação se baseava em um conhecimento extremamente prático, sem a existência de uma estrutura encorpada de conhecimento teórico e científico. Nessa época, era muito comum que o graduando em Educação Física tivesse que desenvolver muito suas aptidões físicas para ser aprovado nas disciplinas do curso, sendo que a habilidade motora era muito valorizada no profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (303.4 Kb)   docx (113.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com