TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Educação Física

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Licenciatura em Educação Física

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Primeiros Socorros; Atividade Física, Lazer e Saúde; Aptidão Física, Saúde e Esporte; Jogos, brinquedos e brincadeiras.

PROFESSORES: Danieli Juliani Garbuio Tomedi; Anísio Calciolari Junior; Lúcio Flavio Soares Caldeira; Marcio Teixeira

GRUPO

Itael da Silva dos Santos

Jefferson de Sousa Costa

Jhonnys Santos Pereira

Raissa Ferreira Lima

Raffisa dos Santos da Silva

Renato Henrique Ferreira

Wagner Pereira Lima Filho

A OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL E FATORES ASSOCIADOS

Tutor EaD: Rodrigo Santos

                                           

                                              BARRA DO CORDA- MA

                                                               2020


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

1.        OBESIDADE E SOBREPESO        4

2.        FATORES QUE PODEM CAUSAR A OBESIDADE        4

3.        DISFUNÇÕES CRÔNICO-DEGENERATIVO        5

4.        EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDUÇÃO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE        6

5.        ATENDIMENTOS        7

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

O número de Obesidade no Brasil vem crescendo a cada ano, principalmente em crianças. De acordo com os critérios adotados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), são 9, 4% das meninas e 12, 4% dos meninos que são considerados obesos. Várias crianças e adolescentes vem tendo muito excesso de gorduras em seus corpos, isso vem acontecendo por várias causas, as principais são, fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo, ou uma combinação desses fatores.

A infância é uma das fases mais importantes para o ser humano, pois nela nos desenvolvemos em vários aspectos, o principal deles é a aprendizagem, Freire (1997) afirma que a criança é para ser educada e não adestrada, sendo assim, as atividades desenvolvidas pelas crianças devem levá-las a pensar, a terem consciência da ação que estão realizando. Se as crianças fossem educadas, tanto em casa como na escola, que elas devem e precisam praticar exercício físicos e ter uma alimentação saudável, elas evitariam várias doenças para si.

É comum as crianças passarem tempo demais em aparelhos eletrônicos, perdendo a maior parte de seu tempo neles, quando, na verdade, precisariam estar brincando e aproveitando a infância, praticando atividades físicas e tendo refeições saudáveis, e não consumindo muito fast food, que são alimentos que causam obesidade pelo seu excesso de gordura.

Como sabemos, muitas doenças surgem silenciosamente, portanto foi criado um paralelo entre a criança e a atividade física, sendo um importante instrumento para auxiliar no crescimento e desenvolvimento motor da criança e que pode ser fundamental na vida adulta, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social, onde se mostra a cultura corporal e acima de tudo os seus benefícios.

Então, sabemos que a educação física é um dos principais fatores para evitar a obesidade e outras doenças, pois é importante na composição corporal, isso porque ela aumenta a massa óssea do corpo humano e evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem.

  1. OBESIDADE E SOBREPESO

A obesidade infantil ganhou o status de epidemia, em decorrência do aumento do número de crianças obesas em todo o mundo. Hoje ela é considerada um grave problema de saúde pública.

Muitas pessoas não sabem diferenciar os termos obesidade e sobrepeso, até pensam que são as mesmas coisas, mas não são. Obesidade refere-se a excesso de gordura, já o sobrepeso indica o excesso de peso. Uma pessoa que está com sobrepeso quer dizer que ela tem mais peso do que é considerado normal ou saudável para sua idade ou tamanho. Apesar de uma pessoa com sobrepeso carregar excesso de peso, ela pode ter ou não acúmulo excessivo de gordura.

Muitos adultos são atingidos pelo excesso de gordura (obesidade), mas as crianças são os principais alvos. Muitas delas não têm uma vida de uma verdadeira criança, a maior parte são muito sedentárias, outras se alimentam muito de alimentos que têm muita gordura muito carboidratos como os fast food, e esquecem de comer os alimentos saudáveis (algumas até não gostam). Mas isso é algo que deve ser ensinado de casa e na escola, que os legumes as frutas e as verduras são alimentos que faz bem ao nosso corpo, que eles estão cheios de vitaminas, mineras e fibras, e que devem estar presentes todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças.

Além de não terem uma boa refeição, muitas não praticam esportes, várias delas não fazem atividades físicas, que é algo que deve ser praticado todos os dias, pois os exercícios, traz uma condição de vida melhor, e traz também uma boa aptidão física. As escolas devem praticar mais os exercícios físicos com os seus estudantes, já que muitos não fazem exercícios em casa, os professores aproveitariam em fazer com os alunos na escola, já que eles passam a maior parte de seu tempo nela.

  1. FATORES QUE PODEM CAUSAR A OBESIDADE

A obesidade e o excesso de peso, são fruto da interação entre fatores genéticos e ambientais, os hábitos alimentares incorretos aprendem-se maioritariamente na infância. Muitas pessoas são vítimas da obesidade, e isso é um caso que deve ser logo tratado.

Assim como a obesidade é uma doença que pode comprometer a qualidade de vida do adulto, na criança os riscos são os mesmos. A diferença é que o maior tempo de exposição ao excesso de gordura poderá desencadear doenças crônicas mais cedo, reduzindo a expectativa de vida do indivíduo. Isso porque a obesidade está relacionada a diversas doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e má formação do esqueleto. Além disso, pode gerar dificuldades para executar atividades e brincadeiras comuns da infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (105.1 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com