TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBESIDADE INFANTIL E SEUS PALAMETROS

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

ENTENDENDO MAIS SOBRE A OBESIDADE INFANTIL E SEUS PALAMETROS

Este trabalho tem a finalidade de fazer uma analise critica com base em estudos científicos e associar ao contexto apresentado no documentário “MUITO ALEM DO PESO”, além de buscar soluções reais para a problemática apresentada no vídeo e artigos estudados de forma a compreender e criar estratégias para mudança dessas estatísticas.

O documentário Muito Além do Peso foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. Para uma abordagem ampla do assunto escolhi o artigo Políticas públicas de nutrição para o controle da obesidade infantil, com o objetivo de não só fazer uma analise critica, mais buscar por meio do material de estudo traçar caminhos para a resolução da problemática.

Os seres humanos têm diversas necessidades primaria, isso provem de traços de nossos ancestrais, isso explica muitas de nossas ações e reações. Porém ao longo dos anos essas necessidades vêm sofrendo diversas mudanças, o que antes consumíamos por utilidade, hoje passamos a atender a desenfreada demanda consumista e sem controle de quantidade. Como em outros países em desenvolvimento, a transição nutricional no Brasil é marcada pela presença concomitante de desnutrição, obesidade e doenças carências específica ligadas à má nutrição. (Reis ET AL 2011).

Fonte: Filme Muito além do peso

As políticas criadas para combater a fome e a desnutrição foram aplicadas e desenvolvidas com afinco, porém passou se preocupou em ensinar como o individuo a utilizar-se das suas necessidades básicas de forma positiva, para assim eliminar a problemática da fome, só buscou em seu contexto mudar os números da fome no país. No documentário, as imagens se iniciam já mostrando a conseqüência final de um processo implantado apenas visando o numero imediato, mais ao longo prazo isso passa a perde o controle para um lado negativo, onde o momento a obesidade deixa de ser um mal apenas na faze adulta passa a ser uma epidemia na faze infantil, e os pais não sabendo como lhe da com esse mal alimentar que acarreta diversas doenças que se estabeleceram cada dia mais cedo em pessoas mais jovens.

Jamie Oliver 2012, o mesmo trás em uma em seu programa de TV, números, dados sobre a expectativa de vida de nossos filhos, fala que por causa do ambiente social, político e cultural do nosso dia a dia, a alimentação que construímos nos dias de hoje, as futuras gerações de filhos tendem a viver 10 anos menos que nos adultos atuais.

Fonte: Filme Muito além do peso: Programa de TV de Jamie Oliver

O gráfico mostrado no programa de TV nos estados unidos mostra que a real causa das mortes nos pais, e que muitos acham que as mortes estão relacionadas a violência urbana, porém o que menos se mostra na mídia é que as doenças, e principalmente as doenças relacionadas aos problemas de maus hábitos e a falta de uma boa alimentação. Como esse gráfico dos estados unidos é muitos países do mundo, os últimos lugares estão relacionados a violência e os primeiros lugares com as doenças de cuinho fisiológicos.

Mais enfim, o que é alimentação saudável? A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. Mais como saber a quais e a quantidade ideal para cada individuo? É necessário a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos, para melhor entendermos isso, foi criado uma pirâmide alimentar com a finalidade de dar um auxilio para entender a quantidade e o grau de importância de cada tipo de alimento a ser ingerido diariamente. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas pelo mesmo.

Fonte: Filme Muito além do peso

No mundo cerca de 45% das crianças estão acima do peso ou obesos, no Brasil como mostra a imagem acima, cerca de 33,5% das crianças sofrem de sobrepeso ou obesidade, são dados alarmantes, e esse dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) de estudos feitos em varias partes do mundo afim de colher dados sobre a epidemia que vem em crescente desenvolvimento por todos os continentes.

Fazendo um apanhado epidemiológico pelo mundo quando ao tema, pode-se contatar que e crescente o numero de casos de obesidade na infância e juventude e isso esta relacionado diretamente aos hábitos de vida. E perceptivo que a praticidade, a vida corrida e falta da preparação de sua própria alimentação contribui para essa crescente estatística, mais também o fator ambiente favorece ao agravamento deste quadro. Além desses fatores, muitas crianças passam a consumir o pré-pronto, deixam de conhecer os alimentos naturais, e ou por não ter um sabor mais agradável como os industrializados, passam a não gosta dos alimentos naturais nem experimentar os mesmos.

A escritora, educadora e Diretora do School Food Project - ANN COOPER relata no documentário que possivelmente a obesidade infantil começou a ser uma epidemia nos EUA. Ela reforça essa tese fazendo uma analise de que ao fim da segunda guerra mundial a tecnologia implantada precisava ser destinada para outra finalidade tão rentável quando, assim, passamos a ver geladeiras, caminhões e alimentos processados, todos vindos de tecnologias da segunda guerra precisando se torna grandes negócios. A parte desse momento passamos a ser atraído ao consumo em larga escala por alimentos rápidos, práticos e ultra processado, isso nasci nos Estados Unidos e se dissemina mundo a fora.

O mercado alimentício passa a crescer desenfreado, com propagandas cada vez mais sedutoras e para diversos públicos. Até então o publico alvo era adulto e esse, publico ficou cada vez mais limitado e pouco rentável as grandes indústrias alimentícias, a passa ser importante fortalecer a propagação com ênfase desses produtos e assim expandir mais e mais, os fast food ganham agora um mundo atrelado a praticidade para consumo, comida rápida e pratica, sem precisar do preparo demorado para a vida corrida de uma sociedade cada dia mais sem tempo.

Willian Dietz (Diretor da divisão da nutrição e atividade física e obesidade do CENTRO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS –EUA) relata que “Faz um tempo que os pais guiam seus filhos em relação as suas necessidades e níveis atividade física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com