TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade Infantil

Por:   •  16/4/2017  •  Resenha  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  3.162 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVESITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL

MARIANE ROSA DIAS COSTA, 1194509.

PORTFÓLIO DA 11ª SEMANA

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Vitória - ES

2017

MARIANE ROSA DIAS COSTA, 1194509.

PORTFÓLIO DA 11ª SEMANA

NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Trabalho apresentado para disciplina de Nutrição e Dietética, para obtenção de nota parcial.

Orientador: Erika Da Silva Bronzi.

Vitória – ES

2017

Objetivos

• Compreender a o que é uma alimentação saudável

• Correlacionar o conceito de alimentação saudável ao cotidiano profissional de forma a proporcionar o bem comum.

 • Relacionar o os aspectos antropológicos, psicológicos, sociológicos, culturais da formação do hábito alimentar, direito humano na alimentação, educação das relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira e indígena, políticas de educação ambiental, diversidade humana, inclusão de pessoas com necessidades especiais ao vídeo assistido e aos artigos buscados para realizar as informações.

 Descrição da atividade

Para realizar esta atividade você deverá assistir ao documentário – "Muito Além do Peso". Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2016. Lançado em novembro de 2012 o documentário Muito Além do Peso, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das crianças brasileiras e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas.

O vídeo é fruto de uma longa trajetória da Maria Farinha e do Instituto Alana na sensibilização e mobilização da sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância.

 Muito Além do Peso aborda o tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

Considerando os conteúdos apresentados no documentário, você deverá:

1- Buscar informações atuais, em fontes científicas, artigos científicos.

2- Desenvolver uma crítica das informações vinculadas ao vídeo relacionar a algum artigo científico.

3- Relacionar no estudo dirigido sempre que possível o aspecto: antropológicos, psicológicos, sociológicos, culturais da formação do hábito alimentar, direito humano na alimentação, educação das relações étnico-raciais, cultura afro-brasileira e indígena, políticas de educação ambiental, diversidade humana, inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Obesidade Infantil

A obesidade infantil atinge uma boa parcela das crianças, tendo em vista que diversos fatores contribuem para que isso venha acontecer, dentre eles estão os hábitos alimentares impostos pelos próprios genitores, pelo âmbito escolar, social, econômico e cultural. No vídeo MUITO ALÉM DO PESO mostra um carregamento de refrigerantes sendo levado para uma escola daquela região, é um verdadeiro absurdo uma escola servir para seus alunos refrigerantes e outros alimentos que contribuem para a obesidade infantil, uma vez que a mesma deveria contribuir com a alimentação saudável ou pelo menos tentar.

Outro fator muito preocupante é a atitude dos pais que estão introduzindo cada vez mais alimentos que são pouco saudáveis e tendem ao aumento de peso de forma gradativa “comidas de fast food”. Infelizmente essa é a realidade de muitos países, e não há preocupação com a saúde física e mental da criança e do adolescente, tendo em vista que tais hábitos alimentares podem levar a uma serie de doenças causadas pelo aumento de peso.

A falta da pratica de atividades físicas também contribui de forma significativa para que esse problema vire um verdadeiro caos na vida dessas crianças e adolescentes e consequentemente se acarretara para a fase adulta de suas vidas aumentando as chances de diversos problemas de saúdes capazes de levar ao óbito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (292.9 Kb)   docx (466.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com