TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obesidade Infantil

Por:   •  23/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        desenvolvimento        5

2.1        Educação Física e a contribuição na redução da obesidade infantil        7

2.1.1        Lesões        7

3        Conclusão        9

4        REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

A obesidade infantil vem crescendo assustadoramente, com isso é inevitável falarmos neste assunto. Conceitualmente, a obesidade pode ser considerada como acúmulo de tecido gorduroso, regionalizado ou em todo corpo [...] Fisberg (1995). Contudo, para uma criança é mais do que isso. A obesidade para esse grupo de pessoas pode acarretar em distúrbios psicológicos, pode afetar seu desenvolvimento motor, pode comprometer sua auto-estima, implicar em problemas de saúde, entre outros fatores.

Os pilares fundamentais no tratamento da obesidade infantil são as modificações no comportamento e nos hábitos de vida (tanto da criança como se possível, da família), que incluem mudanças nos planos alimentar e atividade física.

. Como o sobrepeso infantil está intimamente ligado a fatores externos, é de extrema importância o papel de um profissional de educação física que auxilie tanto no processo de emagrecimento, quanto na orientação da atividade física tirando a criança de frente de aparelhos eletrônicos e promovendo nela à vontade de praticar atividade física.

A prática regular da atividade física é recomendável para prevenir o excesso de peso, pois tende a aumentar o gasto energético.


  1.  desenvolvimento

Mais do que um problema com a aparência física, o sobrepeso e a obesidade causam desde uma série de problemas médicos até incômodos sociais e emocionais.

Sobrepeso é quando a pessoa está acima do peso desejável para manter uma boa saúde.É quando o IMC está entre 25 e 29,9.No entanto, é bom ressaltar, que mesmo o IMC deve ser visto com cautela, já que a metodologia não diferencia tecido adiposo, que é a gordura, da massa muscular.

obesidade é uma condição em que a pessoa apresenta um acúmulo de gordura corporal muito superior ao que seria saudável. Como mostra a tabela abaixo, a obesidade é classificada em graus crescentes e quanto maior o IMC mais grave o grau da obesidade. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado.

IMC

Classificação

Abaixo de 18,5

Baixo peso

Entre 18,5 e 24,5

Peso normal

Entre 25,0 e 29,9

Sobrepeso

Entre 30,0 e 34,9

Obesidade de classe I

Entre 35 e 39,9

Obesidade de classe II

Acima de 40,0

Obesidade de classe III ou Mórbida

Fonte: Autores do trabalho

Tratando especificamente de crianças e adolecentes a avaliação do estado nutricional leva em conta um conjunto maior de parâmetros. Além da análise do IMC, feita de acordo com a idade, leva-se em conta outros fatores, como estatura para idade, peso em relação à estatura e o peso em relação à idade. Esses fatores devem ser considerados conforme a faixa etária.A avaliação do peso em crianças menores de 10 anos é mais complexa, pois utiliza indicadores diferentes para subgrupos diferentes (0 a 2 anos, 2 a 5 anos e 5 a 10 anos).

O aumento dos índices de obesidade infantil é um problema crescente no Brasil. Numa pesquisa recente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que cerca de 33% das crianças entre 5 e 9 anos no Brasil possuem sobrepeso, são 11,3 milhões de pequenos brasileiros afetados por estas mudanças de hábitos alimentares e de vida.

Vários fatores podem causar obesidade infantil. Alguns deles são fatores genéticos, má alimentação, sono irregular, sedentarismo ou uma combinação desses fatores. O sedentarismo pode ser considerado como causa e também conseqüência da obesidade, pois os obesos tendem a ficar obeso quando sedentários e a obesidade os torna ainda mais sedentários. Além disso, a obesidade em crianças também pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso de medicamentos a base de corticoides.  Também a alimentação da mãe, durante a gestação, interfere na programação metabólica da criança, pois os primeiros 1000 dias de vida, contados a partir da concepção, são decisivos para a saúde.

Várias complicações podem ocorrer na saúde de uma criança com sobrepeso, além disso, uma criança obesa aumenta a probabilidade de se tornar um adulto obeso, o que pode gerar problemas de saúde tendo como consequência até mesmo a morte.

A obesidade confere raras complicações em curto prazo em crianças. Entre elas pode-se citar a Síndrome de Pickwick (apnéia obstrutiva), cardiomiopatia, pancreatite, diminuição do hormônio do crescimento, problemas ortopédicos, respiratórios, psicossociais, dislipidemias, esteatose hepática, hipertensão e hiperinsulinemia. Em face disso, a identificação precoce da obesidade infantil torna-se de extrema importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (236.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com