TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova De Sociologia da Educação

Por:   •  18/4/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]        

Professora: Fernanda de Oliveira Costa

Aluno(a): Maysa Barros Ferreira Bezerra Matrícula: 0066476

Data: 25/02/2022

Valor: 30 pontos.        Nota:

QUESTÃO 1. (Valor: 5 pontos)

Levando em consideração o capítulo estudado “O Conteúdo e os Limites da Geografia da População”, do professor Wilbur Zelinsky (1974), temos como ponto de partida a definição da Geografia da População que, segundo ele, “pode ser definida com precisão como a ciência que trata dos modos pelos quais o caráter geográfico dos lugares é formado por um conjunto de fenômenos de população que varia no interior deles através do tempo e do espaço, na medida em que seguem suas próprias leis de comportamento, agindo uns sobre os outros e relacionando- se com numerosos fenômenos não-demográficos”. Ele também define as atribuições do Geógrafo da População e aponta quais são as preocupações e desafios desse profissional em seus trabalhos.

Tendo esse contexto em vista, aponte as atribuições de um geógrafo da população na visão de Zelinsky e, em seguida, enumere quais são os desafios que o profissional terá em sua pesquisa de campo e no tratamento dos dados coletados, visando        a        conclusão        de        uma        pesquisa.

R: O autor demonstra o necessário para a formação de uma população, e uma de suas linhas de raciocínio é o determinismo e o possibilismo, que afirma que por exemplo: O homem influencia o meio e o meio também influencia o homem em determinados lugares. O modo de vida influencia no espaço, esses dados são a base para o estudo da população. São muitos os desafios de pesquisa de campo para quem o exerce, destacando: hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico, sendo necessário que se duvide e com isso pesquise mais a fundo as informações para comprovar com dados mais verídicos.

QUESTÃO 2. (Valor: 5 pontos)

Tendo como ponto de partida os estudos realizados no capítulo estudado “Um método para a Regionalização das Populações”, Zelinsky (1974) destaca os impactos da influência europeia no mundo. Após ler o tópico, disserte a respeito desse        assunto.

R: É evidente que após as grandes navegações, onde os europeus iniciaram suas expedições, a Europa dominou e colonizou a maior parte do que conhecemos hoje como países da América e da África. Muitas coisas mudaram, inclusive o modo de se fazer e pensar política, além da influência de alguns países em diversas culturas diferentes. Por isso alguns países da América ainda seguem costumes e tradições de alguns países europeus. a Europa hoje ainda é um continente de grande        evolução        social.

QUESTÃO 3. (Valor: 5 pontos)

No texto “A evolução socioeconômica da humanidade” Zelinsky (1974) salienta que nunca poderemos determinar com exatidão quando e onde o Homo Sapiens emergiu como um ancestral antropoide. Ele ainda salienta que há uma teoria “mais aceita” cientificamente para esse surgimento. Disserte a respeito dela e, em sua resposta, explique como é que as populações chegaram à América do Norte. Qual é a teoria mais difundida até os dias de hoje apesar das novas evidências de possíveis rotas trazidas pelos estudos evolutivos humanos (estudos genéticos).

R: A teoria migratória de maior destaque acredita que os primeiros grupos humanos a chegar ao continente A chegada desses povos à América aconteceu graças ao congelamento do Estreito de Bering, que separa o continente asiático da porção norte da América. Há cerca de 12 mil anos, o congelamento do Estreito e a baixa no nível das águas do Oceano Glacial Ártico permitiram a migração do homem pré-histórico asiático para a América.

QUESTÃO 4. (Valor: 12 pontos)

Ainda tratando dos conhecimentos estudos no texto “A evolução socioeconômica da humanidade” de Zelinsky (1974), o autor aponta as principais fases históricas do desenvolvimento de culturas humanas. São elas: (1) Coletores especializados, caçadores e pescadores; (2) Campesinato de clã; (3) Civilizações rurais e urbanas avançadas; (4) Civilização urbana ocidental; (5) A revolução demográfica europeia; e após a europeização do mundo temos a (6) Sociedade das plantations.

Visando consolidar o aprendizado dessas fases, disserte a respeito de cada uma delas.

R: (1) Povos antecedentes da agricultura, colhiam raízes e frutos, caçavam os animais e se alimentavam das carnes e aproveitavam pele e a gordura. Esses

povos primitivos, mesmo sem conhecimentos da escrita já tinham pensamentos que ajudou a dar um início ao pensamento geográfico anos depois. Transmitiam os conhecimentos através da oralidade e dos manuscritos em rochas, demonstrando ter        uma        concepção        de        mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com