TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira Prova de Introdução à Sociologia

Por:   •  22/12/2022  •  Dissertação  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

João Gabriel Max - Mat: 18/0019716

Primeira prova de Introdução à Sociologia (SOL0042)

Universidade de Brasília – UnB

Brasília - DF

11 de Dezembro de 2022

Questão 3

Em sua leitura sobre a história da sociologia, Anthony Giddens destaca o papel fundamental das transformações históricas modernas como a Revolu- ção Industrial e a Revolução Francesa para o desenvolvimento da ciência da sociedade. Tendo em vista o esforço científico para a compreensão do mundo social, apresente, analise e descreva os principais autores e teorias fundamentais para a formação do pensamento sociológico segundo Giddens.

Cito inicialmente o autor Auguste Comte. Sua relevância se dá no início da sociologia, pois é atribuído a ele o criador do termo Sociologia, além de ter sido um dos primeiros a contribuir ao pensamento sociológico. Seus pensamentos giram em torno de procurar uma ciência que explica-se como o mundo físico funcionava. Comte, acreditava que todas as disciplinas com- partilhavam uma lógica em comum, e portanto acreditava que a Sociologia fosse essa ciência. Além disso, via ela como uma ciência positiva, aplicando os mesmos métodos científicos da Física e da Química. Comte postula a Lei dos três estádios, sendo estas o teológico, metafísico e positivo. No estádio teológico, acredita-se que o guia do pensamento era uma expressão das ideias sociológicas e crenças. No metafísico, a sociedade começou a ser vista em termos naturais. O positivo, é a aplicação das inovações científicas na sociedade (que neste período foi inspirada pelas descobertas científicas na época).

Como segundo autor, Anthony Giddens cita Èmile Durkheim que tinha ideias semelhantes a de Comte, pois dava a sociologia um caráter científico e pregava pela objetividade da ciência. Suas principais análises foram: A importância da sociologia como ciência, a emergência do indivíduo e a formação de uma ordem social. Porém, os esforços do autor em questão, giram em torno dos Fatos sociais , que de acordo com o autor, são formas de agir, pensar ou sentir que são gerais, coercitivos e exteriores. Um bom exemplo a ser citado é o suicídio, que é um fato social que pode ser explicado por outros fatos sociais, e durante seu estudo Durkheim examinou diversos registros de suicídio e concluiu que existem forças sociais externas ao indivíduo que influenciam a s taxas de suicídio.

O terceiro autor citado por Giddens é o Karl Marx. Que apresenta como ideia principal O Captalismo e as mudanças na sociedade decorrentes da industrialização. Fala sobre a modernidade, o conceito de capital e mão de obra, assim como burguês ,proletario, e mais-valia. Apresenta uma visão materialista da história. Marx acreditava na formação de uma classe dominante constituída pelos que detêmo o capital.

O quarto autor é Max Weber. Este apresenta o conceito da sociologia da ação social, olhando para o indivíduo e suas motivações e as consequências disso na estrutura social. Utiliza a análise sociológica para auxiliar na formulação de ideias e modelos conceituais. O autor não é reconhecido pelas suas ideias otimistas quanto à consequência da racionalização e temia um sistema que tentasse regular todas as esferas da vida social.

O quinto autor é Harriet Martineau, e esta apresentava temas um pouco diferente dos demais, como a economia sob a perspectiva da vida das mulheres. Além de se dedicar a temas de política e religião. Tinha um foco mais direcionado a Sociedade na América.

As teorias fundamentais são: Funcionalismo, Perspectiva de conflito e Interacionalismo simbólico. O primeiro relaciona-se ao conflito e a esta- bilidade de um modo geral, estuda as funções das instituições sociais na manutenção do organismo. A perspectiva de conflito dá ênfase nas divisões da sociedade, como por exemplo: desigualdade social, poder e jogo de inte- resses. E por último, o Interacionismo que se preocupa com a linguagem e os símbolos, o que viver em sociedade implica em interpretar diversos símbolos. Resumidamente as interpretações interpessoais.

Questão 5

Na conferência Ciência como vocação de 1918, Max Weber apresenta de uma perspectiva sociológica os dilemas dos indivíduos que se dedicam a carreira acadêmica e, mais do que isso, reflete sobre o próprio papel da ciência na sociedade moderna. Apresenta, analise e descreva a relação apresentada por Weber entre a ciência e a intelectualização/ racionalização da vida

       Na conferência "Ciência com vocação"de 1918, Max Weber direciona o discurso ao público acadêmico e retrata, de início, as condições materiais para a dedicação à vocação científica. Weber faz uma comparação entre a Alemanha e os Estados Unidos, e vê, no país europeu, uma dedicação à vida acadêmica aliada à necessidade de obtenção de recursos externos à profissão, o que é diferente nos Estados Unidos, uma vez que existe, no segundo, um sistema acadêmico burocrático.

       A burocracia é vista por Weber como uma ordem legal que atingiu o mais alto grau de racionalidade e é definida como uma ordem técnica e científica de dominação legítima fundamental para a modernidade. O autor descreve uma coesão entre o ambiente acadêmico e os meios de produção existente nos Estados Unidos, a qual permitiu o desenvolvimento intelectual de diversas áreas do conhecimento. Pontuando também, a importância do acaso em diversas descobertas científicas apesar do ambiente de racionalização.

 

       Adentrando um pouco mais em termos de carreira acadêmica, Max Weber faz reflexões sobre o duplo aspecto da vocação científica, e mostra que essa vocação traz de fato um caráter dual, sendo um bom professor ou pesquisador muito além de um indivíduo com muito conhecimento sobre determinado tema. Além disso, Weber acredita que o professor deve ter uma posição de  neutralidade frente às suas paixões como forma de manter e proteger sua integridade intelectual, apesar de reconhecer ser uma tarefa árdua, e vê o docente com um papel de servir conhecimento e não detentor do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com