TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Sociologia da Educação

Por:   •  25/3/2024  •  Exam  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – IFPA

CAMPUS PARAUAPEBAS – PA 

[pic 1]

DISCIPLINA: Sociologia da Educação 

Profa.

NOTA:

[pic 2]

Licenciatura em Geografia

Turma  

 

Atividade  

DATA:

 

ALUNO (A): 

 

Questão 01) Obrigatória

Relacione as responsabilidades no processo de Educação entre Família, Estado e Mídia.

R: Apesar de ser muito questionada como primeira instância de aprendizagem da construção social do sujeito, é necessário compreender a família como um importante elemento responsável na determinação dos destinos pessoais e sociais, que refletem – direta ou indiretamente –  nas trajetórias educacionais e profissionais dos sujeitos, é preciso atentar para a heterogeneidade de configurações familiares, que se configuram na contemporaneidade de forma totalmente diferente às concepções tradicionais, a diversidade de recursos e posicionamentos sociais, bem como a diversidade de comportamentos e relações que podem estabelecer com as outras instâncias socializadoras.

        A responsabilidade do Estado no processo de educação se dá pelo âmbito escolar enquanto instituição. É responsável pela expansão do acesso ao conhecimento, de forma sistematizada com normas, leis, técnicas e processos pedagógicos, ao mesmo tempo em que pode contribuir para o fortalecimento de um saber restrito a poucos. A escola para as massas apesar de não mais propagar uma coerência em seus projetos educativos, suas trajetórias estudantis e os usos do saber escolar variam de acordo com as experiências de vida – familiar, escolar e midiática – dos indivíduos.

Desta mesma forma, a mídia em seu caráter pedagógico da cultura de massa permite salientar que a ampla circularidade dos bens culturais, juntamente com a difusão das informações, contribuem para o surgimento de novas formas de interação educativa, mesmo com as diferentes formas de recepção das informações difundidas, através de uma gama variada de imagens, códigos e conteúdos que se organizam coerentemente na forma de um sistema integrado de símbolos interdependentes aos valores escolar e familiar, mas que atendem à lógica capitalista.

Questão 02) Estabeleça a perspectiva da Educação e Sociedade de Classe, na teoria Marxista.

R: Embora não haja uma concepção bem definida por Karl Marx a respeito da educação, a partir de algumas leituras de seus manuscritos, é possível identificar alguns elementos que demostre sua perspectiva da educação. Entende-se que a visão de Marx sobre a educação, possuía cunho instrutivista, de ensinar a cada operário o maior número possível de ramos industriais, de tal modo que, se ele for expulso de um ramo pela introdução de uma nova máquina ou por uma modificação na divisão de trabalho, possa se empregar em outro lugar o mais facilmente possível. Essa defesa de formação para os trabalhos politécnicos, que varie as possibilidades de funções, tinha como objetivo principal não apenas formar o homem para que desempenhasse diversas tarefas e servisse ao desenvolvimento da grande indústria, mas sim que tivesse conhecimentos acerca dos procedimentos tecnológicos da totalidade da produção. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com