TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática da Educação Física Escolar

Por:   •  15/10/2018  •  Monografia  •  4.431 Palavras (18 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 18

       A prática da educação física escolar no ensino fundamental II e a iniciação precoce do desporto coletivo

 The practice of physical education in elementary school ii and the early initiation of collective sport

Anderson Rodrigo Martins dos santos I, Renan Luiz Ferraz I.

I Estudantes do curso de educação física da universidade Castelo Branco, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.


RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar os aspectos que levam à especialização esportiva precoce nos desportos coletivos, suas possíveis consequências, e o modo como o profissional deve atuar no processo ensino aprendizagem. Buscou se conhecer um pouco mais a importância do movimento e da prática esportiva no cotidiano de crianças e adolescentes, bem como o momento da iniciação esportiva e posteriormente a especialização esportiva. A procura por resultados imediatos, juntamente com a possibilidade de alcançar o alto rendimento, impulsiona jovens a submeterem se a treinamentos que não condizem com seu processo de desenvolvimento. O comportamento dos profissionais de educação física em todo esse contexto torna se primordial para que não ocorra um abuso no decorrer das atividades propostas, e por consequência o abandono da modalidade.

Palavra chave: Educação física escolar, a iniciação precoce, aprendizagem motora, desporto coletivo.


ABSTRACT: This work aimed to analyze the aspects that lead to early sports specialization in collective sports, its possible consequences, and how the professional should act in the process of teaching learning training. It sought to know a little more about the importance of movement and sports practice in the daily life of children and adolescents, as well as the moment of sports initiation and later sports specialization. The search for immediate results, coupled with the possibility of achieving high income, encourages young people to undergo training that does not fit their development process. The behavior of technical professionals in all this context makes it essential for there to be no abuse during the proposed activities, and consequently the abandonment of the modality. 

Key words : School physical education, Early initiation, Motor learning, Collective sport.


  1. Introdução

      A educação física escolar vem sendo discutida com bastante frequência entre os especialistas da área da educação. Segundo Barbosa1 é necessário que o professor faça uma explanação do que é a Educação Física, pois até mesmo por serem crianças, elas têm a ideia de que é somente jogar bola. Devemos explicar todo o processo de como é uma aula de Educação Física, ressaltando o lado educacional tanto do corpo como do intelecto, explicar os processos de higiene, convivência em grupo (socialização), preconceitos (racial, religioso, social, sexual), mas sempre de uma forma alegre, que se adeque à sua linguagem.

      A educação física como pratica deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitindo conhecimentos. Betti e Zulliani 2 dizem que é tarefa da Educação Física preparar o aluno para ser um praticante lúdico e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível.

 

                                                            Nas escolas, embora já seja reconhecida como uma área essencial, a Educação Física ainda é tratada como “marginal”, que pode, por exemplo, ter seu horário “empurrado” para fora do período que os alunos estão na escola ou alocada em horários convenientes para outras áreas e não de acordo com as necessidades de suas especificidades (algumas aulas, por exemplo, são no último horário da manhã, quando o sol está a pino). Outra situação em que essa “marginalidade” se manifesta é no momento de planejamento, discussão e avaliação do trabalho, no qual raramente a Educação Física é integrada. Muitas vezes o professor acaba por se convencer da “pequena importância” de seu trabalho, distanciando-se da equipe pedagógica, trabalhando isoladamente3.

      O professor de educação física tem um papel muito importante no desenvolvimento desses alunos, como mediador ele terá uma influência respeitável sobre seus alunos a ponto de mudar seu o seu caráter, Buczek4 complementa que um dos objetivos da Educação Física é oportunizar ao aluno que conheça e reflita sobre seu corpo enquanto parte integrante de uma sociedade cultural e historicamente construída. Para isso, sabe-se que a ação do professor se torna fundamental neste processo, na medida em que ele é o responsável, por meio de suas metodologias, em proporcionar aos alunos oportunidades que possibilitem o desenvolvimento de suas competências e habilidades.

      Segundo Gallahue e Ozmun 5, as habilidades motoras especializadas são resultadas da fase de movimentos fundamentais. Na fase especializada, o movimento torna-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos. Este é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para uso em situações crescentemente exigentes.

      As leis de bases e diretrizes da educação N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a educação física como pratica obrigatória na educação básica, pelo artigo 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.  § 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (307.5 Kb)   docx (791.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com