TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do profissional de educação fisica na orientação de exercicios fisicos

Por:   •  16/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.259 Palavras (22 Páginas)  •  2.909 Visualizações

Página 1 de 22

A IMPORTANCIA DO EDUCADOR FISICO NA ORIENTAÇÕES DA PRATICA DE EXERCICIO

REFERENCIAL TEORICO

O profissional de educação física

A atualidade apresenta uma crescente busca pela pratica de atividades físicas visando a qualificação da estética pessoal e a melhoria da qualidade de vida. É notório o elevado numero de pessoas que freqüentam as academias ou espaços de lazer destinados a pratica de exercícios físicos.

No meio acadêmico tem-se dado ênfase ao debate sobre a importância das atividades físicas e os paramentos que norteiam as orientações de acompanhamento does exercícios. Observa-se que a atualidade tem aumentado o número de pessoas que procuram as academias seja no sentido estético ou por questões de saúde. Neste sentido, Freitas ( 2013, p. 15) afirma:

Esse setor está em franco desenvolvimento e a área da Educação física não escolar está em ascensão junto com ele. Para tanto, o conhecimento científico é cada vez mais necessário para o exercício dessa profissão e existe grande preocupação com a produção de conhecimentos aplicados, ou seja, direcionados para o profissional que atua no mercado de trabalho. Desse mercado de trabalho, as academias de ginástica e musculação, caracterizam uma significativa parcela sendo uma das principais empregadoras. Assim sendo, o Educador Físico apresenta-se como um profissional responsável também pela promoção da saúde. De acordo com Toscano (2001) sendo um profissional de saúde, o educador físico deve partir do conceito de que a aplicação de um programa de atividade física depende basicamente de sua visão científica, de sua experiência e do que possa realizar. O profissional de educação física, que atua em academia de ginástica, deve, portanto repensar sua função, dando um sentido coerente ao seu papel na sociedade como sendo da área da saúde, promovendo a adoção de estilos de vida ativos e, consequentemente, saudáveis.

Isto mostra a importância do educador físico como responsável por observar e orientar a pratica de atividades físicas evitando que seus clientes sofram lesões ou comentam danos a sua saúde.

Freitas (2013) adverte que o profissional da educação física é o educador que possui o conhecimento necessário a respeito dos fatores biológicos, e por esta razão, possui uma atuação diferenciada dos demais educadores. O educador físico é para Freitas ( 2013) aquele que e responsável pela pratica de atividades que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de vários aspectos ser humano, principalmente, no estético e psicológico.

Monteiro (2006) destaca que o correto para a pratica de exercícios físicos é ser orientado por profissional que tenha conhecimento especifico da área. Neste sentido, o educador físico possui as competências necessárias para exercer e acompanhar este tipo de atividade através da prática de intervenções, prescrições, avaliação e treinamentos.

O papel d educador físico é segundo ( Alves , 2007) é o de avaliar as condições físicas do seu educando e de acordo as particularidades individuais traçar um roteiro de atividades que seja possível a sua realização e que possibilite uma pratica constante tendo em vista a melhoria da qualidade de vida.

De acordo com Freitas ( 2013, p. 17),

Algumas características indispensáveis ao professor de Educação Física, especialmente se referindo àqueles que trabalham em academias: deve ser criativo, comunicativo, solícito, prestativo, inspirar confiança a respeito de seus procedimentos, se relacionar bem com os alunos, chamá-los pelo nome, se preocupar quando faltam, se manter atualizado e informado entre tantas outras.

Nota-se que o foco principal do educador físico é orientar seus educandos, incentivando-os e elogiando para os mesmos sintam-se motivados a praticarem as atividades propostas. A função do educador físico não é visualizar a beleza estética. Mas ao contrario, mostrar ao aluno que o bem estar e a qualidade de vida deve ser a primeira preocupação para aquele que pratica atividades físicas. Neste sentido, afirma Freire (2002, p. 34):

O profissional de educação física, terá como responsabilidade a prestação de serviços à sociedade. Para isso, seu curso de graduação deverá compreender um saber profissional sobre sua área de intervenção, que lhe permita tomar as decisões mais adequadas em seu trabalho, capacitando-o para transformar o ambiente.

Isso revela que trabalho o educador físico fundamenta-se, necessariamente, na capacidade de agregar valores e conhecimentos que lhes sejam úteis para lidar com as mais variadas situações do cotidiano levando em consideração o bem estar físico e qualidade de vida de seu educando. O educador físico deve está atento para trabalhar com seus alunos as varias dimensões relativas ao seu ser humano. Nesta perspectiva afirma Neto (2014, p. 03):

A primeira dimensão evidencia-se na capacidade de ajustar o conhecimento às particularidades do indivíduo e grupos, o que demanda o domínio de conceitos, fatos e princípios que formam o saber sobre o trabalho em Educação Física. Logo, o profissional deve estar apto a compreender, entre outras coisas, o contexto social, político e cultural no qual será realizada sua intervenção, as respostas fisiológicas do exercício, suas implicações sobre o desenvolvimento motor, condicionantes e determinantes sociais e ambientais da prática de atividades físicas, a predisposição do indivíduo para a prática e vários outros aspectos inerentes à atividade física. A dimensão conceitual contribui para que o profissional possa tomar as decisões corretas em sua intervenção.

O profissional de Educação Física é responsável por prescrever, orientar e acompanhar a todos aqueles que se inserem no âmbito da prática de atividades físicas, em especial na análise do presente estudo, no âmbito da musculação. A importância da intervenção profissional implica necessariamente que o educador físico deve estar preparado para fazê-lo de tal forma a gerar resultados de forma segura, correta e saudável ao aluno. Neste sentido Cortelazzi (2009, p. 04) afirma:

O profissional de educação física desempenha suas atividades relacionadas com a aquisição e controle do movimento. Atua sob diversas formas na expressão corporal, sistematizadas no campo educacional, do rendimento esportivo, do lazer, na reeducação motora, da reabilitação, da gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com