TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  4/12/2017  •  Resenha  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

ESEFFEGO – UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIÂNIA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DANILO JUNIOR LIMIRO TAVARES SIQUEIRA

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ÂMBITO ESCOLAR.

Goiânia

2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

ESEFFEGO – UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIÂNIA

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Danilo Junior Limiro Tavares Siqueira

Práticas corporais de aventura no âmbito escolar.

Trabalho proposto para a obtenção de nota parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Veloso Ventura.

Goiânia

2017

Sumário

Apresentação        4

Definição do tema e do título        4

Problema        4

Objetivo/s da pesquisa        4

Elaboração da hipótese        5

Metodologia da pesquisa        5

Referencial teórico        5

Referências        7


Apresentação

        Este trabalho tem por objetivo enfatizar e discorrer sobre os esportes de aventura no âmbito escolar, englobando aspectos fundamentais no que tange ao planejamento e o ensinamento das aulas, e, vivência e aprendizado dos estudantes embasados na necessidade de ensinar outras modalidades. Em suma, espera-se que a pesquisa ofereça ampla compreensão da totalidade por parte dos leitores, pois denota contribuições que os esportes de aventura podem oferecer tanto para o desenvolvimento cognitivo, quanto para o afetivo-social e motor.

Definição do tema e do título

Tema: Esportes de Aventura

Título: Práticas corporais de Aventura no âmbito escolar.

Problema

Por gostar das práticas de aventura, principalmente o Skate, e devido a notoriedade que as mesmas vem ganhando no decorrer do tempo, conquistando até mesmo espaço dentre as modalidades Olímpicas, acredito ser importante analisas as possibilidades de trabalhar os esportes de aventura dentro do âmbito escolar.

Objetivo/s da pesquisa

Objetivo geral: Analisar as possibilidades de implantar os esportes de aventura no currículo escolar.

Objetivo específico:  Investigar os pontos positivos e negativos acerca dos esportes de aventura em âmbito escolar.

Elaboração da hipótese

Advindo da notoriedade que vem ganhando ao longo dos anos, as práticas corporais de aventura apresentam vantagens significativamente grande ao serem adequadas para o ambiente escolar.

Metodologia da pesquisa

Segundo Thiollent (2003, apud FRANCO, 2008), entende-se metodologia como uma disciplina que tem por objetivo estudar os métodos científicos, de forma a avaliar suas capacidades, evidenciar o objetivo de analisa-los e demostras as limitações para utilização em pesquisas científicas.

Para este estudo será utilizado como marco teórico o Materialismo Histórico Dialético, o qual,

[...] remete a explicitar a realidade, nos aproximando o mais possível do objeto investigado, pegando seu movimento pelas determinações ocultas no processo histórico. Esse movimento parte da verdade dada pela aparência e busca chegar a sua essência.  (Ventura et. al apud Marx e Engels).

O método a ser utilizado é o crítico dialético

Referencial teórico

Os esportes de aventura também conhecido como esportes radicais são aqueles em que os ricos à integridade física prevalecem. O termo Esporte de Aventura surgiu entre os anos 80 e 90, sendo utilizado para denominar os esportes praticados por adultos como o surf, alpinismo, montanhismo, skate, dentre outros, os mesmos eram praticados por uma minoria, entretanto, tornou-se popular em pouco tempo (AURICCHIO, 2009).

Acredita-se que a crescente notoriedade dos esportes de aventura no contexto atual é advinda dos campos das relações humanas, sendo estes: meio ambiente, globalização, tecnologia, etc. (PEREIRA et. al, 2008). Desde o início da última década a popularização dos esportes de aventuras vem ganhando espaço dentro das discussões acadêmicas, visto que, os mesmos são praticados por uma diversidade de pessoas que em sua maioria possuem pouco ou nenhum conhecimento acerca dos aspectos técnicos e de segurança que os esportes exigem, ou seja, praticam apenas pela emoção que estes proporcionam.

Os esportes de aventura são praticados como uma forma de lazer no tempo livre, principalmente entre a população jovem das grandes cidades. Todavia, esse tipo de prática divide opiniões, pois muitos são os acidentes na prática destas atividades, principalmente quando se negligencia a segurança, por outro lado, a aventura pode ser utilizada como forma de controle do estresse ocasionado pela correria do cotidiano (SANTOS et. al, 2012).

Recentemente, o mundo dos esportes foi surpreendido com o anuncio de três esportes de aventura que irão integrar o quadro de modalidades das Olimpíadas. O comitê Olímpico Internacional logo após seu 129º congresso anual informou que nos jogos olímpicos de 2020, o qual acontecera na cidade de Tóquio – Japão, terá a presença das modalidades Skate, Escalada e Surf.

A prática de esportes de aventura pode ser uma forma de se adaptar ás dificuldades do dia a dia. Entretanto, é de suma importância averiguar com um profissional desta área os equipamentos adequados de segurança, treinamentos necessário, locais mais apropriados para a prática, dentre outros, para que assim a prática do esporte não envolva nenhum risco à integridade física, propiciando somente o lazer e o prazer (SANTOS et. al, 2012).

No que se refere ao ambiente escolar, é valido ressaltar que a escola desempenha papel fundamental na formação crítica dos cidadãos, de forma a inseri-lo na sociedade, porém é sabido que além deste a escola também proporciona ao aluno informações que possam auxiliar na escolha de atividades de lazer para o tempo livre (FRANCO apud DARIDO; RANGEL, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com