TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As LESÕES NA PRÁTICA DAS ARTES MARCIAIS

Por:   •  3/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

LESÕES NA PRÁTICA DAS ARTES MARCIAIS

Dias, Victor Luiz Cardoso; Henrique, Eduardo Nogueira; José, Halker da Silva; Luiz, Wellington Braga; Oliveira, João Paulo; Devair, Edmilson Pereira; Barbosa, Sérgio Ribeiro; Lima, Denise Maria Reis Fonseca; Barbosa, Carolina Gabriela Reis; Oliveira, José Jonas; Marins, Fernanda Ribeiro; Touguinha, Henrique Menezes

Palavras-chave: Artes Marciais, lesões.

Introdução

As Artes marciais que surgiram há milhares de anos atrás, geralmente são remetidas como sinônimo de lutas. A arte marcial (AM) que significa a arte da guerra, surgiu com a necessidade de um povo defender seu território de invasões inimigas e ameaças externas.

Com isso os guerreiros responsáveis por defender a população, entenderam que havia a necessidade de treinar o corpo, um homem melhor treinado, melhor preparado para as guerras e lutas poderia haver melhores resultados em combate. E geralmente eram treinados em tempos de paz e a preparação dos guerreiros eram de maneira rigorosa, com o objetivo de deixar o homem cada vez mais forte e preparado para os conflitos (HIRATA; DEL VECCHIO, 2006).

 Com a primazia de sempre estar em forma e/ou melhorar, o individuo praticante de AM, está em treino constante, o que ocasiona lesões frequentes. Lesões musculares, articulares, em ligamentos e algumas nos ossos (BAFFA, 2019).

 Usualmente são utilizados fármacos para tratamentos convencionais, esses medicamentos que atuam diretamente nos receptores-alvo específicos no exterior da célula, juntamente com exercícios específicos para cada paciente auxiliando na reabilitação do praticante e na volta ao esporte (HILLMAN,2002).

O objetivo do presente trabalho, foi analisar em um grupo de praticantes de AM e mostrar quais são as lesões mais ocorridas, o tempo de recuperação e a gravidade do dano causado na pratica das AM.

Materiais e métodos

 Neste trabalho, foi-se elaborado um questionário e em seguida uma pesquisa com praticantes de AM (Jiu-Jitsu, Muay Thai, Judô e Karatê), para identificar quais as principais lesões causadas pela prática do esporte. Para isso realizou-se um estudo experimental, constituído por dados primários obtidos em algumas das academias de lutas, localizadas na cidade de Baependi-MG, São Lourenço-MG e Maria da Fé-MG, com a amostra de 36 atletas. A amostra foi obtida de maneira selecionada a partir dos seguintes critérios: Ter mais de seis meses de treino; possuir acima de dezoito anos de idade e treinar pelo menos duas vezes na semana. Foram avaliadas as variáveis quantitativas - O tempo de recuperação da lesão. E qualitativas - Qual modalidade de luta o participante pratica, se já se lesionou na modalidade escolhida, qual parte do corpo ocorreu a lesão e qual foi a gravidade da lesão. O nível de confiança da pesquisa foi fixado em 90% e a margem de erro é de 10%. Com os dados já coletados e tabulados em planilha do Software Excel, a análise foi realizada em porcentagem da amostra avaliada.

Resultados e discussão

Após o tratamento dos dados verificamos que 5% da amostra fez o Judô sua escolha, 15% no Karatê, 18% Muay Thai e 63% escolheu o Jiu-Jitsu como sua. Outro dado importante coletado é se os participantes já se lesionaram, apresentando um valor de 75%.

    No Brasil as artes marciais tem grande aceitação, e dentre elas, temos o Jiu-Jitsu, Muay Thai, Karatê e Judô, com crescente número de praticantes. Logo temos grandes números de atletas lesionados. Observamos após a realização do trabalho que as articulações obtiveram um índice maior de lesões. O alto nível de entorses (73% da amostra) pode ser devido a características dos esportes, que utiliza técnicas de luxação para finalizar o adversário. Outras lesões encontradas foram do tipo musculares, ósseas ou ligamentares representando 27 % do total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com