TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Física Para a Terceira Idade Neuroanatomia

Por:   •  1/5/2021  •  Resenha  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

Jéssica Lauany de Sousa Carvalho

RA: 8113154

Atividade Física para a terceira idade

[pic 2]Polo BATATAIS

                                              2021

Os benefícios da atividade física para o aparelho locomotor das pessoas da terceira idade sedentárias

Objetivos

        O projeto tem como objetivo analisar qual impotância da atividade física para a terceira idade principalmente para a população mais sendetária.

Metodologia

        Foi realizada pesquisas por meios bibliográficos através de artigos cientificos para responder as respequitivas questões.

Referencia Teórico  

        Nos dias atuais percebemos o quanto a população da terceira idade vem crescendo, e com isso vem acrescentando diversos desafios para a saúde pública pois juntamente com eles vem aumentando também os diferentes tipos de doenças entre elas as crônico-degenerativas que tem sido o objetivo de vários estudos no mundo pois é um tipo de doença que compromete totalmente a qualidade de vida a indepêndencia e a autonomia desses idosos.

        O processo de envelhecimento e algo natural da vida humana e com essas alterações os idosos ficam eventualmentes mais vulneráveis a condições adversas do meio físico e social assim sendo necessário apoio de amigos e familiares para serem feitas atividades simples do dia a dia (SILVEIRA,FARO,OLIVEIRA,2011). Os idosos estão mais propícios a desenvolver comorbidades e incapacidades, mas elas podem ser prevenidas e tratadas com abordagens adequadas, a falta de atividade física antecipa o processo de envelhecimento e no aparecimento de doenças crônicas.

        Sabemos que uma boa alimentação associa-se  com um menos tempo de recuperação de diversas doenças, isso faz com que a procura de recursos a saúde pública diminua. A prevenção de doenças comuns no processo de envelhecimento favorece uma maior longevidade proporcionando uma melhor qualidade de vida. Sabemos que no processo de envelhecimento acarretam mudanças visíveis ao copo humano com ela temos a diminuição da massa magra, alterações no peso, tende um aumento aos riscos de doenças crônicas tais como obesidade, probelas cardíacos e hipertesão, podem ocerrer também a desnutrição ou o excesso de peso por falta de uma dieta inadequada. (Moreira,Melo,Oliveira,.2012).

        Pessoas idosas que não são adeptas as atividades físicas são mais vulneráveis aos acidentes do dia a dia, pelo simples fato de não ter mais o equlibrio e a força necessários para corresponder as sua necessidades, com o passar dos anos essas pessoas tendem a ficarem mais sedentárias agravando ainda mais a situção na velhice, pois elas acabam não tendo mais disposição para se movimentar ou praticar qualquer atividade física que seja.  A inserção de uma rotina de exercícios físicos no estilo de vida de pessoas idosas traz resultados quase que imediatos, pois estes são visíveis em curto prazo. Entre os benefícios causados, pode-se destacar um aspecto crucial na vida dos idosos, que é a diminuição de riscos de quedas e fraturas. Além das doenças e problemas de saúde como hipertensão arterial, osteoporose, artrite e depressão, os exercícios físicos também podem diminuir a taxa de gordura corporal e aumentar a força muscular. Idosos com boa aptidão física conseguem desempenhar as atividades básicas da vida diária não dependendo de outras pessoas e assim ter autonomia (CIVINSKI,MONTIBELLER,BRAS, 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com