TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GISELE APARECIDA BALARIN DOS SANTOS

RA: 8173883

PORTFÓLIO:

2º Ciclo de Aprendizagem

Disciplina:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC): História, Concepção, Política e Referenciais Pedagógicos

Professor Responsável e Tutor: Prof. Dr. Gustavo Pimenta Ricci

2022

Resposta da atividade:

  1. Cite 5 ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a Educação Básica (considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não apenas seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado. A resposta deve ser em formato de itens:


(0.2) 1. Pensar uma práxis pedagógica que saia da automatização do fazer, da “produção em massa” de fazer/ter “coisas” ou atividades para apenas ter quantidade. Nosso papel enquanto mediadores deve ser o de olhar para as ações do cotidiano, apoiando a criança/estudante a construir sua autonomia, suas competências, sua aprendizagem e escuta-las por meio dos olhares, gestos, sorrisos de que forma estão construindo seu próprio sentido ao invés de se preocupar com a pressa em cumprir com atividades de “estimulação”.

(0.2) 2. Romper com a prática em que as crianças ou estudantes são colocados em um papel de receptores de conhecimento ou reprodutores de ações esperadas, compreendendo-os como sujeitos com suas histórias e seus saberes construídos em seus espaços. Os espaços das interações estudante/professor, estudante/família, estudante/estudante, enfim, refletir sobre de que maneira, enquanto professores, estamos possibilitando estes espaços na escola para contribuir com o desenvolvimento de um sujeito consciente, crítico e participativo.


(0.2) 3. Professor com postura investigativa, capaz de construir e fazer uso de instrumentos avaliativos e de diagnóstico, entendendo a avaliação como ferramenta de auxílio para analisar o que está sendo ensinado com o que está sendo aprendido e o que é preciso ser modificado para que haja a aprendizagem das competências.


(0.2) 4. Possibilitar a diversidade de experiências, tanto individuais ou coletivas, que englobam as competências gerais da BNCC, isto é, ambientes em que a criança ou estudante poderá fazer sua imersão e ser livre para experimentar, escolher, se aproximar, se afastar, observar e construir sua aprendizagem. Experiências que sejam possíveis fundamentar sucessivamente os saberes, os conhecimentos e as habilidades; propostas em que seja possível de construírem sentido em suas ações; promover a criatividade em busca de novos saberes; desenvolver aprendizagens próprias da faixa etária do estudante; Ouvir o que o estudante sabe sobre o assunto, dando atenção na escuta do que ele tem a dizer tanto em palavras, histórias, quanto em atitudes, curiosidades e questionamentos; Proporcionar ambientes culturalmente significativos e estimulantes e que promovam a interação.

(0.2) 5. Ser capaz de ressignificar a forma de pensar enquanto Professor e alimentar o desejo de evoluir o processo educativo de maneira interdisciplinar. Buscar construir e reconstruir o saber através do comprometimento com essa práxis, por meio da observação, da escuta, dos registros, da avaliação e das pesquisas.

2. Cite 5 ações como professor, em qualquer área da Educação Básica, que mostrem: o que devo “olhar”, “revisitar” no contexto da Educação Infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens? A pergunta não é o que a Educação Infantil tem para contribuir, pois não é uma etapa preparatória, mas o que eu como professor preciso considerar dessa etapa para ensinar de forma progressiva e não fragmentada?
A resposta deve ser em formato de itens:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com