TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Fisiológicas do Movimento

Por:   •  3/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade

Fundamentado nas leituras propostas, responda às questões a seguir e poste suas considerações no Portfólio para apreciação do tutor. O aluno deve consultar somente a Referência: POWERS, S. K.; HOWLEY, E. T. Fisiologia do Exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e ao exercício – guia do estudante. 8 ed. São Paulo: Manole, 2014. (“Minha Biblioteca”).

1) Explique, com as suas palavras, o que é calorimetria direta e indireta (Capítulo 1).

O termo Calorimetria direta tem sido usada pelos cientistas desde o século XVIII, foi lhe dado esse nome por conta do processo de mensurar a taxa metabólica por meio da mensuração de calor. Ela ocorre quanto o corpo usa energia para realizar um trabalho, onde há liberação de calor acontecendo via respiração celular e trabalho celular.

Calorimetria indireta é uma ação que não envolve a mensuração direta da produção de calor é a taxa metabólica via medida do consumo de oxigênio.

2) Faça um resumo do sistema anaeróbio alático (ATP-CP), sistema anaeróbio lático (glicólise) e sistema aeróbio (capítulo 3).

Sistema Anaeróbio Alático (ATP-CP): no sistema anaeróbio alático é feita a quebra de PC que é regulada pela atividade de creatina quinase. A Creatina Quinase é ativada com o aumento das concentrações sarcoplasmáticas de ADP e inibida por altos níveis de ATP. Ao iniciar o exercício o ATP é partido em ADP + P1 para que forna energia para a contração muscular, com o aumento imediato de concentração de ADP a creatina quinase provocou a quebra de PC para a resintese de ATP.

Sistema Anaeróbio Lático: a enzima limitadora da velocidade mais importante na glicólise é a fosfofrutoquinase, com o inicio do exercício os níveis de ADP + P 1 aumentam e intensificam a atividade de PFK, que serve para aumentar a taxa de glicólise.

Sistema Aeróbio: é usado nas atividades mais longas.

3) O que é o consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC) (Capítulo 4).

É um gasto energético adicional àquele que ocorre durante o exercício, tem sido medido durante várias horas após a prática de diferentes exercícios

4) Explique com que finalidades o limiar de lactato pode ser utilizado (Capítulo 4).

Ele pode ser utilizado como na previsão do desempenho de resistência e como marcador da intensidade do treinamento.

5) Quais os fatores determinantes da seleção de combustível? Explique, com as suas palavras, cada fator.

Intensidade do Exercício: Com o aumento da intensidade do exercício á um aumento progressivo da contribuição dos carboidratos como fonte de combustível.

Duração do Exercício: Ocorre o deslocamento do metabolismo de carboidratos para o metabolismo de gorduras durante o exercício prolongado.

6) Faça um resumo sobre o papel do encéfalo na fadiga induzida pelo exercício (Capítulo 7).

O encéfalo pode ser subdividido em três partes: tronco encefálico, cérebro e cerebelo. O córtex motor controla a atividade motora com ajuda dos estímulos oriundos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com