TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Fisiológicas do Movimento Humano - Portfolio

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 13

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

CARLOS CESAR DE SOUZA PERES – RA 8076882

PORTFÓLIO – CICLO 2

Curitiba

Abril/2021

  1. Introdução

O presente questionário desenvolvido dentro da disciplina de Bases Fisiológicas do Movimento Humano traz conceitos e relações entre sistemas corporais para o movimento humano aplicados ao exercício físico, orientando o estudo da disciplina e as relações da fisiologia e anatomia.

Entender a mensuração do gasto energético pelos conceitos de calorimetria, irá orientar o estudo das vias metabólicas da produção do ATP para se ter energia para a o exercício físico mais duradouro e moderado. Esta análise energética também é importante para a mensuração do limiar de lactato e do consumo máximo de oxigênio mesmo após o término do exercício.

        A seleção de combustível e o estudo da atividade física e o encéfalo irá demonstrar a importância dessa relação para a qualidade de vida.

        Partindo para a parte final do questionário, entender-se-á o processo da fadiga muscular e quais são as fibras musculares existentes no corpo e a regulação da força muscular dentro do estudo das fibras e unidades motoras.

  1. Desenvolvimento

1) Explique, com as suas palavras, o que é calorimetria direta e indireta.

        Estes conceitos estão dispostos quando estuda-se a mensuração do gasto energético no exercício físico realizado, assim a calorimetria direta e indireta são técnicas para se mensurar o gasto energético do corpo humano.

        - Calorimetria direta: em síntese, é a mensuração da taxa metabólica fornecida através do processo de produção de calor. Aprofundando-se nesta técnica convém lembrar o entendimento fisiológico celular, no que as células através da respiração e trabalho liberam calor quando do fornecimento de energia para o corpo utiizar ao desenvolver alguma atividade.

        Para o desenvolvimento desta técnica é utilizado o aparelho conhecido como Calorímetro, que consiste em uma câmara apertada onde o indivíduo é colocado, sendo esta câmara isolada do meio externo por água, assim há troca de O2 por CO2 através da câmara. Desta forma, o calor do corpo do indivíduo se eleva e por conseguinte eleva o da água que circunda a câmara, ao se mensurar a mudança de temperatura por unidade de tempo permite-se o cálculo da produção de calor.

        - Calorimetria indireta: é uma técnica mais “barata” que a calorimetria direta, por não haver necessidade do Calorímetro, desta forma utiliza-se da relação do O2 consumido em equivalentes de calor para se estimar a taxa metabólica.

        A técnica utilizada é da espirometria de circuito aberto, que em síntese, é a análise de O2 consumido e o CO2 produzido quando na atividade física realizada, prendendo-se a entrada nasal fazendo com que a respiração seja apenas bucal. Existem duas formas de se realizar a espirometria, de forma clássica e computadorizada onde a segunda realiza as medições e cálculos de forma automática, contudo, a primeira ainda é vista como “padrão ouro”.

2) Faça um resumo do sistema anaeróbio alático (ATP-CP), sistema anaeróbio lático (glicólise) e sistema aeróbio.

        As células devem ter vias metabólicas para a produção rápida de ATP, tendo em vista que a capacidade celular em armazenar esta fonte de energia é limitada. Neste sentido a produção de ATP pelas células pode ser por uma ou pela combinação das seguintes formas:

Tipo de formação de ATP

Via metabólica

Por quebra de fosfocreatina (CP)

(Sistema anaeróbio alático)

Via anaeróbia (sem O2)

Por degradação de glicose/glicogênio

(Sistema anaeróbio lático)

Via anaeróbia (sem O2)

Oxidativa

(Sistema aeróbio)

Metabolismo aeróbio

Tabela 1: Vias metabólicas de produção de ATP

        - Sistema anaeróbio alático (ATP-CP): também chamado de sistema fosfogênico, é o método mais simples e mais rápido de doação de um grupo fosfato e energia de ligação da PC ao ADP formando o ATP, reação esta catalisada pela enzima creatina quinase. Cabe destacar que da mesma forma que o ATP é quebrado em ADP + P é ressintetizado pela reação PC. Pelo motivo das células musculares armazenarem pouco PC, a formação de ATP é limitada.

        Esse sistema fornece energia para exercícios curtos e de alta intensidade.

        - Sistema anaeróbio lático (Glicólise): através da quebra de glicose ou glicogênio (neste sentido dependendo do substrato haverá diferença no produto bioenergético sendo duas ou três ATP) formando duas moléculas de piruvato ou lactato, que irão envolver uma série de reações acopladas e catalisadas por enzimas. A exemplo, quando o substrato for o glicogênio, a reação ocorre com a adição de um ATP e mesmo que o glicogênio dispense a fosforilação pelo ATP, irá ocorrer pelo fosfato inorgânico, gerando duas moléculas de ATP a cada duas reações separadas. Na quebra da glicose, por conseguinte ocorrerá a formação de três ATP.

        - Sistema aeróbio: ocorre na mitocôndria por duas vias metabólicas, o ciclo de Krebs e a cadeia de transporte de elétrons.

        O Ciclo de Krebs tem como função primária completar a oxidação de carboidratos, gorduras e proteínas usando NADH+ e FAD como transportadores de hidrogênio, produzindo CO2 e fornecendo elétrons a serem passados pela cadeia de transporte de elétrons que irá fornecer energia para a produção aeróbia de ATP através das enzimas catalizadoras das mitocôndrias.

        A cadeia de transporte de elétrons é a via responsável pela fosforilação oxidativa. Os transportadores de hidrogênio reduzido NADH+ e FADH não reagem com o O2, assim os elétrons removidos dos átomos de hidrogênio passam por uma série de transportadores (citocromos) liberando energia para refosforilar ADP e formar ATP e água. Em síntese, a cadeia de transporte de elétrons fornece energia que impulsiona a produção de ATP na mitocôndria. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com