TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Bases fisiológicas do movimento humano

Por:   •  24/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 5

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir e poste suas respostas no Portfólio para apreciação do tutor. O aluno deve consultar somente o Caderno de Referência de Conteúdo que está na ferramenta “Material”. Não será permitida, sob hipótese alguma, a consultas

  1. Infelizmente, nós não temos a capacidade de converter os nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas) diretamente em energia. Esses nutrientes que ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir o composto denominado Adenosina Trifosfato (ATP). Portanto, é importante você saber o que é o ATP e para que ele serve. Além disso, é necessário você conhecer quais os sistemas que produzem energia para a ressíntese do ATP. Portanto, responda as seguintes perguntas:
  1. O que é o ATP e para que serve?

ATP é Adenosina Trifosfato, através da energia fornecida pela ATP ocorre o bom funcionamento do corpo, interno e externo, principalmente durante as atividades físicas.

  1. Quais os sistemas que produzem energia para a ressíntese do ATP?

Anaeróbio alático, anaeróbio lático e aeróbio.

  1. Dê um exemplo de atividade predominante anaeróbia alática, um de anaeróbia  lática e um de aeróbia.

Aeróbio – corridas de longa duração

Anaeróbia lática – Atletismo 400 metros

Anaeróbia alática – Atletismo 100 metros rasos

  1. No repouso, qual a contribuição em termos percentuais, da energia obtida à partir das gorduras e do carboidratos?

As gorduras fornecem 65% de energia.

Os carboidratos fornecem 35% de energia.

  1. É comum, em provas de longa duração, os indivíduos, ao estar próximo o término da prova, realizarem um sprint, ou seja, aumentarem bastante a intensidade do exercício. Quando isso acontece, aumenta a participação do sistema anaeróbio alático e glicolítico e, consequentemente, diminui a participação do sistema aeróbio. Nestas provas (com duração acima de 2 horas), os indivíduos alcançam a fadiga devido a quais fatores?

Diminuição das reservas de glicogênio hepático e muscular, diminuição da glicose                                                                              sanguínea, baixa concentração de glicogênio muscular, desidratação, aumento                           temperatura corporal e abatimento físico ou cansaço.

  1. Com o passar do tempo, após o término do exercício, o consumo de oxigênio diminui exponencialmente. No início, entre 2 e 3 minutos, essa diminuição é muito acentuada. Depois, a diminuição é mais gradativa. Essa diminuição acentuada é denominada “componente rápido” e a diminuição mais gradativa, “componente lento”. Quais os fatores que são responsáveis pelos componentes lentos e rápidos derecuperação?

Componente lento, redistribuição iônica, ajuste do oxigênio durante uma atividade metabólica mais alta, fornecer energia devido ao aumento da atividade da  bomba de  sódio e  potássio e ressíntese de glicogênio, oxidação do ácido lático e fornecer oxigênio para musculatura respiratória e cardíaca.

Componente rápido de recuperação, refaz o oxigênio da mioglobina muscular e na hemoglobina sanguínea, fornece oxigênio para musculatura respiratória e cardíaca, fornece oxigênio para restaurar as reservas de PC que foram esgotados durante o exercício.

  1. Após a realização de uma hora de um exercício continuo de resistência, apenas uma pequena quantidade de glicogênio é ressintetizada nas duas primeiras horas. Para ressintetizar totalmente as reservas de glicogênio, são necessárias quantas horas de recuperação, com uma dieta rica em carboidratos ?

São necessárias 48 horas de recuperação para ressintetizar totalmente as reservas de glicogenio.

  1. O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, e qual o comportamento delas durante o exercício?

Pressão arterial sistólica é a maior pressão alcançada no interior da artéria aorta logo depois da sístole ventricular, durante o exercício ocorre um aumento extremo da pressão arterial sistólica.

Pressão arterial diastólica se mantém relativamente constante durante todo o exercício.

  1. O que é fração de ejeção? Porque a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade  do exercício?

Fração de ejeção é o percentual relativo a quantidade de sangue total do ventrículo esquerdo ejetada a cada sístole. Com o aumento da intensidade é necessário maior fornecimento de sangue contendo oxigênio e nutrientes necessários às células musculares.

  1. Qual o comportamento da freqüência cardíaca durante o exercício em individuo destreinado? E em indivíduos treinados?

Em indivíduos treinados a FC no repouso é menor do que em indivíduos destreinados, porque o volume sistólico é maior e bombeia aproximadamente 5,0 litros de sangue para o corpo.

  1. Segundo a ACSM, quais fatores são imprescindíveis para melhorar a aptidão cardiorrespiratória?  

Frequência semanal é recomendável que o individuo realize de 3 a 5 sessões por semana.

Intensidade, de acordo com a ACSM a intensidade deve estar 65% e 90% da FCM. Sendo considerada a mais importante da atividade física para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório.

Tempo: atividade dure de 20 e 60 minutos.

Tipo: o sistema energético predominante é o aeróbio, atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação.

Divertimento: que a atividade seja agradável.

  1. Qual o comportamento do débito cardíaco durante o exercício de indivíduos destreinados e treinados?

Em destreinado aproximadamente 20 litros por minuto, em treinado 40 litros por minuto. Quanto maior o debito maior a capacidade de se exercitar em intensidades maiores, o aumento do débito cardíaco ocorre durante o exercício devido ao aumento da FC e do volume de ejeção.

  1.  Cite pelo menos três atividades que o consumo máximo de oxigênio é alto.

Natação, ciclismo e corrida. Pela eficiência do sistema aeróbio.

  1.  Após ler sobre o assunto, aponte o que é necessário modificar em um treinamento para melhorar o consumo máximo de oxigênio. Descreva por meio de qual atividade, volume (tempo), frequência semanal e intensidade poderão atingir o objetivo.

Em uma freqüência semanal de  3 a 5 vezes por semana de 20 a 60 minutos tanto no ciclismo, corrida ou natação devemos aperfeiçoar o treinamento atingindo os grandes músculos.

  1.  Quais fatores determinam um aumento do consumo máximo de oxigênio com o treinamento?

Fatores genético pode influenciar nos valores,  o sexo e a idade também é um dos fatores, o volume de ejeção nas mulheres é menor devido ao menor volume cardíaco.

  1.  Explique como o duplo-produto pode ser utilizado para direcionar a intensidade do exercício em pacientes com obstrução coronariana.

Em determinada intensidade do exercício em que o duplo- produto 2é a 30.000 o paciente apresenta dor torácica, o paciente deveria se exercitar com intensidade de exercício igual ou inferior á 75 do VO2 máx. reduzindo o risco de dor.

REFERÊNCIAS

GOMIDE, E. B. G. Bases Fisiológicas do Movimento Humano. Batatais: Claretiano, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com