TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases fisiologicas do movimento

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

NATÁLIA CRISTINA ANICETO SOARES DA MOTA

RA- 1194420

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

PORTFÓLIO DE

 BASES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS

 DO MOVIMENTO HUMANO

TUTOR À DISTÂNCIA:

EDSON RENATO NARDI

CENTRO UNIVERSITÁRIO

CLARETIANO

PÓLO

BARRETOS

2017

  1. Análise as frases motivacionais a seguir e que são utilizadas para estímulo à prática esportiva. Logo depois, selecione aquela que melhor exemplifica o conceito de ágon ou areté e justifique sua escolha.

[pic 1]

FRASE 5

FONTE: PROGRAMA DE ESPORTES

“VENCER NÃO É TUDO MAS FAZER TODO POSSIVEL PARA ISSO É”

JUSTIFICATIVA:

Buscar seus objetivos focando na excelência e na certeza da vitoria é com certeza um dos conceitos disseminados em Areté, buscando sempre fazer o seu melhor independente de qual seja sua situação, sempre podemos melhorar com base naquilo que acreditamos ou buscamos. Nem sempre as vitorias das batalhas que enfrentamos estão em nossas mãos ou dependem apenas de nossa luta, cabe apenas lutar e tentar vencer. Buscar sua Areté.

  1. Leia o texto “Corpo ativo e Filosofia”, produzido por Silvio Gallo e, logo depois, redija uma síntese apresentando as abordagens que o autor identificou como defensoras do corpo ativo e as abordagens que não realizam essa defesa. Ao fazer sua síntese, apresente uma citação oriunda desse texto na qual o autor justifica o seu posicionamento a respeito desse tema.

O conceito de corpo ativo exposto no texto se divide nas diversas concepções grandes filósofos acerca da importância da junção da alma e do corpo para uma boa funcionalidade do ser humano, uma vez que ambos exercem uma necessidade recíproca evidente.

Historicamente de acordo com a literatura apresentada existia uma grande discussão sobre a importância da alma sobre as expressões e atividades corporais, sem a alma o corpo não teria movimentos, e alma sem algo físico que lhe sustente não teria sentido uma vez que ela necessita de um ser corpóreo para ativar suas atribuições.

Com o passar do tempo varias teorias sobre a relevância da influencia entre o corpo e as almas tiveram diversas controvérsias no campo filosófico, e o discurso de Descartes sobre “corpo ativado” reflete atualmente no comportamento da sociedade tem grande influencia das maquinas e dos padrões impostos pela burguesia e capitalismo vigente, onde existe todo um investimento no corpo que é revertido neste ciclo e utilizado como fonte de trabalho.

O corpo ativo contemporâneo revela hiper controle dos corpos através de vários fatores; que independentemente de quais forem podem ser superados através de nossas atitudes perante as imposições por corpos perfeitos e padrões estéticos. O corpo ativo deve trabalhar em conjunto com a alma afim de  cuidar de si mesmo ,empenhando se  sempre na construção de uma vida saudável e racional .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (358 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com