TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases fisiologicas do movimento

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

Wallace Thiago Silva Matos

RA: 8014924

Bases Fisiológicas do movimento Humano

Atividade de Portfólio 6º semana da Disciplina de Base Fisiológicas do Movimento Humano Professor Cesar Augusto Bueno Zanella

Batatais

2018

Introdução

Este presente questionário tem objetivo de fornecer informações importantes em relação à principal fonte de energia o ATP  e em quais formas são obtidas e como esses sistemas produzem energia para a ressíntese do ATP.

As seguintes interrogações têm o objetivo de sanar duvidas em relação às ao sistema aeróbio e a recuperação apos exercício, seguido de informações referentes aos componentes rápido e  lento fornecendo uma resolução sobre a diferença de ambos.

Será esclarecido também o comportamento de indivíduos treinados e destreinados durante a pratica física e o seu debito cardíaco.

Citando atividades físicas nas quais o alcance do oxigênio é alto e indicando um treinamento para aperfeiçoar esse consumo Maximo de oxigênio.

E por fim será citado como o duplo produto pode auxiliar pacientes com obstrução coronariana.

1) Infelizmente, nós não temos a capacidade de converter os nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas) diretamente em energia. Esses nutrientes que ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir o composto denominado Adenosina Trifosfato (ATP). Portanto, é importante você saber o que é o ATP e para o que ele serve. Além disso, é necessário você conhecer quais os sistemas que produzem energia para a ressíntese do ATP. Portanto, responda as seguintes perguntas:

a) O que é o ATP e para o que serve?

O ATP é um mecanismo de transferência de energia do nosso corpo, mesmo sendo é a única molécula a executa este trabalho de transportar energia da célula e de longe a mais importante, pois a mesma tem a utilidade de fornecer energia para qualquer trabalho interno no funcionamento do corpo ou no externo nas praticas de atividades físicas.

b) Quais os sistemas que produzem energia para a ressíntese do ATP?

Possuímos três sistemas:

• Anaeróbio alático.

• Anaeróbio lático.

• Aeróbio.

c) Dê um exemplo de atividade predominantemente anaeróbia alática, um de anaeróbia lática e um de aeróbia.

Atividade predominante no sistema anaeróbio alático:

  • Saltos em altura e a distância.

Atividade predominante sistema anaeróbio lático:

  • 400 metros no atletismo

Atividade predominante sistema aeróbia:

  • Corridas de longa duração.

2) No repouso, qual a contribuição, em termos percentuais, da energia obtida a partir das gorduras e dos carboidratos?

Em repouso, cerca de 65% da energia é obtida a partir das gorduras e aproximadamente 35% dos carboidratos.

3) É comum, em provas de longa duração, os indivíduos, ao estar próximo o término da prova, realizar um sprint, ou seja, aumentarem bastante a intensidade do exercício. Quando isso acontece, aumenta a participação do sistema anaeróbio alático e glicolítico e, consequentemente, diminui a participação do sistema aeróbio. Nestas provas (com duração acima de 2 horas), os indivíduos alcançam a fadiga devido às quais fatores?

A fadiga é correspondente ao acontecimento de alguns fatores entre eles estão: diminuição das reservas de glicogênio hepático e muscular, a diminuição da glicose sanguínea, como também a baixa concentração de glicogênio muscular associado a uma queda do desempenho, a perda de água junto a eletrólitos conhecida como desidratação mais o aumento da temperatura corporal e o cansaço.

4) Com o passar do tempo, após o término do exercício, o consumo de oxigênio diminui exponencialmente. No início, entre 2 e 3 minutos, essa diminuição é muito acentuada. Depois, a diminuição é mais gradativa. Essa diminuição acentuada é denominada “componente rápido” e a diminuição mais gradativa, “componente lento”. Quais os fatores são responsáveis pelos componentes lentos e rápidos de recuperação?

No componente rápido de recuperação, o consumo de oxigênio age suprindo a demanda de energia logo após o término do exercício para:

  • Recuperar o oxigênio que estava na mioglobina muscular e na hemoglobina sanguínea;
  • Abastecer de oxigênio a musculatura respiratória e cardíaca que está absorvendo oxigênio em um ritmo acima do consumo durante o repouso;
  • Suprir oxigênio para restaurar as reservas de PC (fosfocreatina) que foram exauridos durante a pratica física.

Já no componente lento de recuperação, o gasto de oxigênio é aplicado no repouso é de extrema importância para:

  • Oferecer oxigênio para a musculatura respiratória e cardíaca que está em um ritmo de trabalho mais intenso quando comparado com o repouso;
  • Repartição iônica;
  • Adaptar  as demandas de oxigênio necessário para uma atividade metabólica mais alta;
  • Auxiliar no fornecimento de energia ajustado  ao aumento das atividades e da bomba de sódio,  potássio; ressíntese de glicogênio;

5) Após a realização de uma hora de um exercício contínuo de resistência, apenas uma pequena quantidade de glicogênio é ressintetizada nas duas primeiras horas. Para ressintetizar totalmente as reservas de glicogênio, são necessárias quantas horas de recuperação, com uma dieta rica em carboidratos?

Para fazer a ressintetização completa das reservas de glicogênio, são necessárias, aproximadamente, 48 horas de recuperação com uma dieta rica em carboidratos.

6) O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, e qual o comportamento delas durante o exercício?

  • Pressão arterial sistólica:

É o pico Maximo de pressão obtida no interior da artéria aorta conseguinte a sístole ventricular. Em repouso, em indivíduos com pressão arterial normal, a maior pressão atingida fica em torno de 120 mmHg no momento da sístole ventricular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com