TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional anhanguera

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

PÓLO TUCURUI-PA

CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA

DESAFIO PROFISSIONAL

Nome: EDNA...         RA:

TUTOR (a) EaD: Me. Prof. PAULO SERGIO DE OLIVEIRA FEITOSA

               

                               

TUCURUI-PA

2016

[pic 2]                                 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

PÓLO TUCURUI-PA

CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA

DESAFIO PROFISSIONAL

Nome: EDNA...         RA:

Desafio Profissional apresentado à Universidade Anhanguera UNIDERP Pólo Tucuruí, curso Licenciatura em Educação Física como requisito obrigatório de nota nas disciplinas Crescimento e Desenvolvimento Humano; Introdução à Educação Física; Jogos, Brinquedos e Brincadeiras; Ciências Morfofuncionais.

                                         

TUCURUI-PA

2016

INTRODUÇÃO

        Desde a sua concepção, o indivíduo adquire, ou aprende diversas funções motoras, as quais farão com que o organismo alcance sua maturidade. Por meio do seu próprio movimento, a criança desenvolve seus processos motores. Os movimentos surgem muitas vezes porque a criança tende a imitar os adultos que a rodeiam ou inspiram-se em outras crianças para executar suas provas práticas (DIEM,1980).

    Com o avanço da idade cronológica, a criança passa a ser integrante de mais um grupo social: a escola, onde o seu ingresso exige modificações e adaptações das estruturas afetivas, cognitivas, motoras e sociais.

   Para Gallahue e Ozmun (2002) o desenvolvimento motor sofre grande influência, do meio social e biológico, podendo sofre alterações durante seu processo. Sabe-se que a escola é um dos locais de oferta de espaço adequado para o desenvolvimento motor da criança, visto que o brincar significa o meio mais importante para as aprendizagens dos pequenos.

Este Desafio Profissional traz uma reflexão sobre a atuação do educador físico em locais distintos, a partir dos conhecimentos diversos que a área de Educação Física abrange com base na literatura cientifica, abordando as múltiplas contribuições de diversos autores, bem como a importância de efetivar uma prática pedagógica que possibilite a aquisição de habilidades necessárias para o desenvolvimento da criança.

DESENVOLVIMENTO

        O primeiro passo para o desenvolvimento deste desafio profissional foi, com base na obra Compreendendo o Desenvolvimento Motor de Gallahue e Ozmun, elencando algumas contribuições destacando temas possíveis de serem aplicados na prática, conforme a tabela abaixo:

Autor

Obra de referência

Temas ou conceitos a serem relacionados com a prática.

Gallahue/Ozmun

Compreendendo o Desenvolvimento Motor

  • Na infância, a criança dá início ao desenvolvimento dos padrões do movimento fundamental ou habilidades motoras fundamentais (HMFs), como são conhecidas.

  • O foco da infância deve ser o desenvolvimento da competência motora básica e de uma mecânica corporal eficiente em uma ampla variedade de habilidades e situações de movimento.

        No segundo passo, foram elencados alguns temas a partir da obra de Mauro Betti,  conforme a tabela abaixo:

Autor

Obra de referência

Temas ou conceitos a serem relacionados com a prática

Mauro Betti

Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação

  • Buscar conceber a Educação Física como prática pedagógica no âmbito da cultura corporal de movimento, e não a percebendo como restrita à escola, BETTI (2003)

  • Na escola, a Educação Física seleciona e problematiza temas da cultura corporal de movimento tendo em vista sua intencionalidade pedagógica (que decorre da escolha por determinados valores), aqui delimitada pela intenção de propiciar aos alunos a apropriação crítica da cultura corporal de movimento, associando organicamente o saber movimentar-se, o sentir movimentar-se e o saber sobre. Esse movimentar-se, constituindo o que BETTI (1994) denominou saber orgânico.

Gallahue/Ozmun tratam o desenvolvimento da criança como um processo contínuo de mudanças na capacidade funcional, o aperfeiçoamento dos movimentos que evoluem de acordo com a idade como; agarrar, engatinhar, marchar, correr, saltar, lançar, puxar. A criança é um ser em desenvolvimento, sua brincadeira vai se estruturando com base no que é capaz de fazer em cada momento, conforme a idade tem possibilidades diferentes de expressão e comunicação no meio que se encontra inseridas.

As capacidades perceptivo-motoras desenvolvem-se rapidamente, mas com frequência há confusão em relação à sensação do corpo, ao senso de direção, de tempo e de espaço. Supõe-se que, nos primeiros anos da infância, os padrões de atividade física das crianças podem orientar o desenvolvimento da competência nas habilidades motoras.

Nessa fase, modalidades esportivas podem exigir um nível de habilidade motora superior ao que as crianças possuem, de modo que o profissional de educação física pode utilizar jogos e brincadeiras, que são fundamentais para o desenvolvimento de tais habilidades. Por meio da brincadeira, a criança mais nova desenvolve uma série de capacidades de locomoção, manipulação e estabilidade fundamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com