TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento motor na 1 infançia

Por:   •  27/11/2015  •  Resenha  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 9

ADRIEL ROSARIO DOS SANTOS       RA: 7089567527

FABIO HENRIQUE ARAUJO               RA: 6814015728

ISABEL CRISTINA ALMEIDA LIMA RA: 9977021823

KEILER FABRICIO FERREIRA           RA: 1299528369

THIAGO DE SOUZA                               RA: 1299702923  

Desenvolvimento motor na infância

[pic 1]

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA

O período da infância é marcado por aumentos estáveis da altura, do peso e de massa muscular. O crescimento não é tão rápido, nesse período, quanto na primeira infância, e desacelera gradualmente até o surto de crescimento na adolescência. Podemos dividir a infância em período inicial da infância,  de 2 a 6 anos de idade,  e período posterior da infância,  de 6 a 10 anos (GALLAHUE, 2005).

Crescimento no início da infância  

Nos primeiros anos da infância, o aumento da altura e do peso não é tão rápido quanto é na primeira infância. A taxa de crescimento desacelera lentamente. Por volta dos 4 anos de idade, a criança já duplicou seu tamanho de nascimento, o que representa somente cerca de metade do ganho experimentado nos dois primeiros anos. O total de peso ganho de 2 a 5 anos de idade é menor que a quantidade ganha no primeiro ano de vida. O processo de crescimento desacelera após os primeiros dois anos, mas mantém um nível constante até a puberdade. O ganho anual de altura desde o início da infância até a puberdade é de aproximadamente (5,1 cm) ao ano. O ganho em peso são, em média, de (2,3 kg) ao ano. O início da infância, portanto, representa um período ideal para que a criança desenvolva-se e refine grande número de tarefas  motoras, desde os movimentos fundamentais do início da infância até as habilidades esportivas do período intermediário (GALLAHUE, 2005).  

Diferenças em termos de altura e peso entre os sexos podem ser observados ,  mas são mínimas. As estruturas físicas de pré-escolares do sexo  masculino e do feminino são notavelmente parecidas,  quando vistos de costas, sendo os garotos  ligeiramente mais altos e mais pesados. Os meninos apresentam mais músculos e massa óssea do que as meninas, e ambos mostram diminuição gradual de tecido adiposo, à medida que progridem além do período inicial da infância. As proporções corporais alteram-se notavelmente no início da infância, por causa de vários ritmos de crescimento do corpo. O crescimento ósseo, no inicio da infância, é dinâmico, e o sistema esquelético é particularmente vulnerável à má nutrição, à fadiga e a doença. O processo de ossificação ocorre em ritmo rápido no início da infância, sendo retardado em até três anos no crescimento em crianças que sofrem privações (GALLAHUE, 2005).  

Desenvolvimento no início da infância

Brincar é o que crianças pequenas fazem quando não estão comendo, dormindo ou obedecendo à vontade dos adultos. As brincadeiras ocupam a maior parte de suas horas despertas e isso pode,  literalmente, ser considerado como equivalente ao trabalho para elas. As brincadeiras são o modo básico pelo qual elas tomam consciência de seus corpos e de suas capacidades motoras. Brincar também servi como importante facilitador do crescimento cognitivo e afetivo da criança pequena, bem como importante meio de desenvolver tanto habilidades motoras refinadas como rudimentares (GALLAHUE, 2005).  

As crianças pequenas estão ativamente empenhadas em melhorar suas habilidades cognitivas de muitas maneiras. Os primeiros anos são um período de desenvolvimento cognitivo importante e foram denominados de "fase do Pré-raciocínio, Pré-operacional " por Piaget. Nesse período, as crianças desenvolvem funções cognitivas, que eventualmente resultarão em raciocínio lógico e em formulação de conceitos (GALLAHUE, 2005).

Características do desenvolvimento físico e motor

  1. Meninos e meninas variam em aproximadamente (83,8 – 119,4 cm) na altura e (11,3 – 24, 0 Kg) no peso.
  2. Um bom controle da bexiga e dos intestinos é geralmente estabelecido por volta do final desse período, mas acidentes ainda ocorrem.
  3. As crianças são ativas e energéticas e preferem correr a andar, mas ainda precisam de períodos curtos de descanso.
  4. As habilidades perceptivo-motoras estão se desenvolvendo rápido, mas frequentemente existe confusão na consciência corporal, direcional, temporal e espacial.
  5. As crianças, nesse período, estão rapidamente desenvolvendo uma variedade de habilidades motoras fundamentais. Movimentos bilaterais, como pular, entretanto, frequentemente apresentam mais dificuldades do que movimentos unilaterais.

Características do desenvolvimento cognitivo  

  1. Existe uma habilidade crescente de expressar pensamentos e idéias verbalmente.
  2. Uma imaginação fantástica leva à imitação tanto de ações como de símbolos, com pouca preocupação com a precisão ou com a sequência lógica dos eventos.
  3. Há continua pesquisa e descoberta de novos símbolos que têm, basicamente, referência pessoal.
  4. Trata-se de uma fase de desenvolvimento do raciocínio pré-operacional, resultando em um período de transição de um comportamento de auto-satisfação para comportamentos socializados fundamentais.

Características do desenvolvimento afetivo

  1. Nessa fase, as crianças são egocêntricas e supõem que todas as pessoas raciocinam da mesma forma que elas. Como resultado, frequentemente parecem ser briguentas e relutantes em compartilhar objetos e sentimentos e em socializar-se com outras.
  2. As crianças geralmente têm medo de situações novas, são tímidas, introvertidas e não desejam deixar a segurança do que lhes é familiar.
  3. Elas estão começando a distinguir o certo do errado e começando a desenvolver suas consciências.
  4. Crianças de 2 a 4 anos têm comportamento incomum e irregular, em quanto as de 3 a 5 anos de idade são estáveis e bem-adaptadas.
  5.  O autoconceito está desenvolvendo-se rapidamente. Uma orientação criteriosa, experiências voltadas ao sucesso e encorajamento positivo são especialmente importantes nesses anos.  

Crescimento no final da infância

O período da infância dos 6 aos 10 anos de idade é caracterizado por aumentos lentos, porém estáveis, na altura e no peso, e por um progresso em direção à maior organização dos sistemas sensorial e motor. As alterações na estrutura corporal são pequenas nesse período. A infância é, principalmente, época de alongamento e de preenchimento, antes do estirão de crescimento pré-púbere, que ocorre por volta dos 11 anos de idade nas meninas e dos 13 nos meninos. Esse período de lento crescimento permite a ela acostumar-se ao seu corpo e é um fator importante na melhora tipicamente dramática que se observa na coordenação e no controle motor durante a infância (GALLAHUE, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com