TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Por:   •  26/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

INICIAÇÃO ESPORTIVA NA ESCOLA

SPORTS INITIATION AT SCHOOL

Marta Christiane Feitosa das Neves¹; Samira de Lima Silva¹.

¹Concluintes do curso de Educação Física Licenciatura do Centro Universitário do Norte, Manaus – AM.

e-mail: marta_fneves@hotmail.com / s.dlima3@gmail.com

INTRODUÇÃO

A iniciação esportiva é um processo cronológico no qual a criança que está inserida fica aberta a novas experiências voltadas a determinada atividade esportiva, o conhecimento se torna amplo e o desenvolvimento mais específico. Para se obter um melhor desempenho é necessário praticar regularmente, ter uma orientação frequente, o desenvolvimento deve ser contínuo porém sem muita exigência e os limites da criança devem ser respeitados(RAMOS; NEVES, 2008).

Ao iniciar na escola é necessário que a criança seja incentivada a partir de suas habilidades motoras para um melhor desenvolvimento tanto no aspecto físico como humano. A Educação Física inicia, desde essa fase, um papel importante apresentando e ensinando o esporte através de jogos e brincadeiras onde em cada série aprenderão e conhecerão melhor o esporte e assim as habilidades motoras serão desenvolvidas (VIEIRA; CAGNATO, 2009).

Para Betti (1999), as escolas dividem seus bimestres em quatro estágios de ensinamentos dos esportes mais praticados, os quais são: futebol, handebol, basquete e voleibol. Buscando sempre seguir esta programação, porém ocorrendo sempre o grande problema do grande número de repetições e sem restrição de faixa etária ou até mesmo o não cumprimento destes, assim restringindo os alunos de serem apresentados a novas modalidades.

Já que as escolas propõem as modalidades mais clássicas, poder-se-ia criar uma ou várias organizações curriculares para ir de encontro a realidade atual utilizada nas escolas. Sendo assim aos devidos professores caberia alterar planejamentos e procurar adequar-se a estrutura de cada escola, possibilitando assim a prática de outras modalidades para os alunos (REIS et al., 2009).

Dentro das propostas metodológicas o aprendizado das práticas esportivas está relacionado a três esferas de evolução que caminham juntamente com a organização lúdica esportiva. Nessas esferas estão inclusos os componentes Físicos, Psíquicos e Sociais que para o aluno são fatores importantes na sua formação integral e que se associam aos objetivos, metodologias e resultados (MENDES et al., 2010).

Dessa forma o presente estudo tem por objetivo analisar de que forma a iniciação esportiva vem sendo aplicada nas escolas, e se aplicadas quais os resultados alcançados pelos alunos tanto no desenvolvimento psicomotor quanto no conhecimento dos mais variados esportes.

REFERÊNCIAS

RAMOS, A. M.; NEVES, R. L. R.A iniciação esportiva e a especialização precoce à luzdateoria da complexidade– notas introdutórias. Rev. Pensar a Prática – Volume 11, Número 1, p. 1 – 8, 2008.

VIEIRA, P. M.; CAGNATO, E. V. Iniciação esportiva na escola como ponte paraFormação social do aluno. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia.PUC, Paraná, 2009.

BETTI, I. C. R. Esporte Na Escola: Mas É Só Isso, Professor?Motriz – Volume 1, Número 1, 1999, p. 25 -31.

REIS, D. P. P.; PEREIRA, A. M.; MARILENE, M.Hegemonia do Esporte na Escola, Paraná, 2009.

MENDES, R. R. et al. Propostas Metodológicas da Iniciação Esportiva Escolar. Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama – Nº 1, Ano I, 2010.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE

MARTA CHRISTIANE FEITOSA DAS NEVES

SAMIRA DE LIMA SILVA

CITAÇÕES

MANAUS/AM

2015

Citação Direta

A Aprendizagem Motora, portanto, é a base dos estudos da iniciação esportiva. E iniciação esportiva, segundo Galatti (2006, p.29) “é o primeiro momento de contato com a prática específica do esporte, caracterizando-se pelo objetivo educacional, de formação integral do ser humano a fim de contribuir para seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com