TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O BRINCAR

Por:   •  11/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.127 Palavras (17 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

OTAVIO CASSIMIRO DANTAS NETO

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O BRINCAR

SÃO BENTO-PB

2019

OTAVIO CASSIMIRO DANTAS NETO

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O BRINCAR

[pic 2]

SÃO BENTO-PB

2019

DEDICATÓRIA

 Aos meus amados familiares, com todo meu amor e gratidão, por tudo o que fizeram por mim ao longo de minha vida.

AGRADECIMENTOS

À E.M.E.I.E.F. Afonso Manoel da Silva pela acolhida e ao Prof. Thiago pela valiosa orientação e ensinamentos, pela paciência e amizade por acreditar no meu potencial, pelos puxões de orelha na hora certa, por me ajudar nessa caminhada em busca de conhecimento e crescimento profissional.

A minha família por todo apoio que me dão e por nunca deixarem de acreditar em mim.

A todos os amigos que conquistei, em especial os alunos de minha turma pelo companheirismo e compartilhamento das tristezas e alegrias.

EPÍGRAFE

"Sem limites, é impossível que a liberdade se torne liberdade e também é impossível para a autoridade realizar sua obrigação, que é precisamente a de estruturar limites"

Paulo Freire

RESUMO

A Educação Física inserida no contexto escolar destina-se a formação do aluno com o objetivo de prevenção e a manutenção da saúde, além do exercício da cidadania plena, valendo conteúdos como como o jogo de ginástica, lutas, dança e esportes. O professor de Educação Física atua como mediador e facilitador para o desenvolvimento integral. As aulas de Educação Física que desejamos são aquelas em que o aluno e seu movimento sejam consideradas como centro do processo. Os conteúdos destinados a todos os estudantes devem ser diversificados. Por este motivo, levando em conta a importância da educação física no ensino fundamental, o objetivo deste trabalho foi aplicar intervenções com aulas dinâmicas e diferenciadas a uma turma da E.M.E.I.F. Afonso Manoel da Silva. As atividades serão realizadas com um grupo crianças, com idades variando entre 07 a 10 anos de idade na Escola Municipal Afonso Manoel no município de São Bento – PB, durante os meses de abril a junho de 2019, as atividades poderão ser realizadas no pátio ou na sala de aula da referida escola. Espera-se que as experiências do brincar na escola auxiliem a formação de vínculos entre os alunos e professores e facilitem o aprendizagem. E também que a pratica saudável de exercícios físicos leva ao bem-estar e ao prazer do alunado, e contribuam para os alunos viverem melhor e com mais saúde.

Palavras chave: Ensino Fundamental, Educação Física, Atividades escolares

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        9

2        PROBLEMA        10

3        JUSTIFICATIVA        11

4        OBJETIVOS        13

5        REVISÃO DE LITERATURA        14

6 METODOLOGIA        15

6        CRONOGRAMA        16

7        RESULTADOS ESPERADOS        17

8        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

        

  1. INTRODUÇÃO

A Educação Física inserida no contexto escolar destina-se a formação do aluno com o objetivo de prevenção e a manutenção da saúde, além do exercício da cidadania plena, valendo conteúdos como como o jogo de ginástica, lutas, dança e esportes (Haetinger; Arantes, 2009).

O programa de Educação Física constituir-se á em um conjunto de ginástica, jogos de desporto, dança e recreação capaz de promover o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito e, de forma especial, fortalecer a vontade, formar e disciplinar hábitos sadios, adquirir habilidades, equilibrar e conservar a saúde e incentivar o espírito de equipe de modo a seja alcançado o máximo de resistência orgânica e de eficiência individual [...].  (SÃO PAULO, 1985, p. 158)

Atualmente, espera-se que as aulas de Educação Física contribuam eficazmente para o desenvolvimento do acervo cultural e motor de todos os alunos. Essa prática oferece a eles uma oportunidade de conhecerem, sistematizarem e adquirirem informações de modo que futuramente possam escolher, a partir dos conteúdos vivenciados, alguma modalidade ou prática de atividade de física de forma permanente e autônoma gerando um estilo de vida ativa (Heringer; Arantes, 2009).

Para tanto, as aulas de Educação Física, mormente nos anos iniciais da Educação Básica, devem assumir a feição da alfabetização motora (Freire, 1988, p. 77).

Assim, os planos de ensino e de aula não podem ser obrigatoriamente ser mais uma prática destituída da teoria e levada a efeito sob a égide da repetição. Além disso, as atividades propostas pelo docente sempre devem estar articuladas ao projeto escolar, considerando o nível de maturidade dos alunos, a sua expectativa, o seu repertório anterior e a cultura da comunidade.  Por consequência, os conteúdos estabelecerão um forte vínculo com a vida dos estudantes, podendo ser praticados dentro e fora da escola, na hora da aula ou como lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (222.6 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com