TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do brincar no contexto escolar

Por:   •  2/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 2

A importância do brincar no contexto escolar.

O modo de ensinar vem, sofrendo alterações ao longo do tempo, e com essas alterações, o lúdico vem ganhando espaço entre os educadores e no ambito escolar.

O método tradicionalista limita a aprendizagem, não deixando os alunos “matarem” suas curiosidades, por não aguçarem o prazer despertado com o conhecimento através das brincadeiras.

As brincadeiras trazem consigo um enriquecimento social além de cultural,ajudando na aprendizagem de maneira que o educando venha a gostar e isso passe a ter um significado para ele.

Com as brincadeiras o educador atinge objetivos não alcançados com métodos tradicionais, ao estimular o aluno o mesmo passa a querer buscar mais conteudos do seu interesse, facilitando a organização e reflexão que ele precisa para preparar-se para sua vida.

Contudo, ainda á resistência para as atividades através das brincadeiras, em algumas escolas e por alguns educadores, que não acreditam na eficácia de se aprender brincando, e em algumas escolas a situação é de superlotação de salas, dificultando o aprendizado através do lúdico, já que muitos educadores não desenvolvem atividades conforme o  ambiente e  não comportam inúmeros alunos para determinados tipos de brincadeiras.

Os educadores, precisam assumir uma postura diferenciada, para com seus educandos,não trazendo o método tradicional que se torna cansativo e as vezes sem relevância para o aluno, fazendo com que o mesmo não sinta-se estimulado á construir seu próprio conhecimento.

Com a ludicidade as oportunidades mútuas de conhecimento crescem,o professor não é o centro do conhecimento e os alunos não são meros receptores dessa sabedoria, á uma troca, entre ambos.

Através das aulas onde á brincadeiras, a criança é conduzida de uma forma mais relevante, ajudando ela a resolver problemas sociais, afetivos, cognitivos e motores por meio de brincadeiras para ela apresentada.

Brincar é necessário para desenvolver futuros cidadãos dignos e suprir necessidades delas como crianças, com a brincadeira são adquiridos hábitos, regras etc.

Se o educador conduzir corretamente, está forma de ensinar terá como criar estratégias facilitadoras para ensinar os educandos.

Enfim, os estudos que surgem referente a ludicidade e brincadeiras mostram, que pais, educadores e o ambiente escolar, precisam deixar a criança viver sua infância através das brincadeiras, não cobrando que tenham obrigações que nao condizem com a idade que elas se encontram, essa atitude de cobrar acaba limitando seu desenvolvimento em sua infância.

BIBLIOGRAFIA

Azevedo, Antonia Cristina Peluso

Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares

Editora Alínea 2013.

http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev04-16.pdf

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com