TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos e Eventos em Esporte e Lazer

Por:   •  11/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  1.652 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: Gestão de Projetos e Eventos em Esporte e Lazer

Tarefa: Atividade ciclo 1

Nome: Dieique de conto

RA: 8051507

Turma: DGEFB1801POAA4S

Parecer do Tutor: Luis Fernando Correia

Com base nas leituras realizadas ate o momento, visite uma organização ou entidade privada que atue na área dos esportes, treinamento ou atividade física, como: clubes esportivos, academias de ginastica, escolas de esportes ou ate mesmo seu próprio campo de atuação profissional, caso atue nessa área. Durante sua visita, você devera observar o cena rio que esta inserida a organização ou entidade e entrevistar um gestor no intuito de relatar aspectos relativos à administração e marketing, levantando alguns dos principais problemas destes aspectos, tendo como orientação as seguintes questões:

1) A organização visitada preocupa-se com os aspectos da gestão, no que se refere as funções administrativas básicas (planejamento, organização, direção e controle), habilidades e competências de seus gestores? Descreva como isso ocorre e oriente- se pelo Capitulo I da obra "Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos".

O local visitado trata-se de uma academia de musculação, Forma Saudável Academia, localizada na Av. Capivara, Centro de Lindolfo Collor/RS, com horário de funcionamento de segunda-feira á sexta-feira das 11h30min até as 21horas, e sábados das 8horas até as 11horas. Nela atuam o dono da academia, com formação superior em Educação Física Bacharelado, além de um funcionário com curso superior em Educação Física em andamento. A organização dos horários de trabalho se dá por turnos, onde em cada turno de trabalho (manhã, tarde e noite) atua um professor e, por vezes, ambos atuam no mesmo horário para melhor atender a clientela.

Para fazer menção ao aparato teórico, Chiavenato (2011) em sua obra “Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos”, salienta que a composição de uma organização se dá por duas ou mais pessoas, as quais interagem entre si através de trocas e debates, com o fim de alcançar os mesmos objetivos, como é o caso da academia em questão.

O objetivo da academia está focado na prevenção e manutenção da saúde dos indivíduos, visto que a preocupação do século está diretamente vinculada a questões de vida saudável, prevenção de doenças, de lesões e as marcas do sedentarismo.

Para tratar dos diversos assuntos como organização, planejamento e controle da academia, o dono e o funcionário realizam reuniões quando acham necessário, sem um dia fixo.  O planejamento, que para Chiavenato (2011) define os próximos passos do andamento da academia, é feito a partir de planos de ação tanto para aquisição de equipamentos, adaptação de treinos dos alunos e melhorias afins.

        Os treinos dos alunos são montados após a primeira avaliação física, ao conhecer o objetivo que o aluno está buscando atingir. A partir disso, cada treino é montado levando em consideração as características e capacidades de cada aluno.

        Como consta nos escritos de Chiavenato (2011), exige-se de uma organização que ela possa satisfazer alguma necessidade referente à sociedade da qual ela faz parte. São sistemas abertos que devem estar em sintonia com o ambiente exterior. Para se ter sucesso com uma organização, a mesma necessita ser administrada, controlada e conduzida.

As pessoas buscam pelas academias com o intuito de melhorar e/ou manter a saúde, sua aptidão física, para prevenir possíveis doenças futuras, obesidade, lesões que podem ser causadas pela rotina diária. Sendo assim, a academia Forma Saudável está com seu objetivo focado na saúde dos alunos, acompanhando de perno os treinos, reformulando-os, e adaptando os exercícios com as características de cada aluno. Isto faz com que o ambiente seja organizado e o trabalho, efetivo.

        De modo geral, esta organização se mostra preocupada em atender cada aluno em suas especificidades, tendo os planos de ação como auxílio. O controle da academia é realizado pelo dono, que controla e analisa os objetivos da academia mensalmente, com o intuito de verificar se os objetivos propostos foram alcançados.

        É notável que na academia observada, existe planejamento, organização, direção e controle, funções administrativas que formam o processo administrativo, para Chiavenato (2011). Nota-se que o administrador e dono da academia têm domínio sobre planejamento, sabe organizar, é um bom diretor e controla com frequência as atividades da academia.

A comunicação é fator importante dentro de qualquer organização, e para Clemen (2005) o papel da comunicação interna é transmitir aos funcionários os objetivos, a missão e os valores da empresa, com a finalidade de gerar motivação, produtividade e resultados, e também serve como uma forma de solucionar os questionamentos internos realizados por todos que fazem parte da instituição.

2) Fundamentado nos estudos de marketing sugeridos, descreva sobre a segmentação de mercado da organização visitada frente a seus clientes: quais as principais concorrências, a diferenciação e o posicionamento da instituição? Descreva como isso ocorre e oriente-se pelo Capitulo V da obra "Administração para não administradores: gestão de negócios ao alcance de todos".

Conforme o proprietário da organização visitada, a academia deve ser e é bem vista pela sociedade em geral, onde fica claro, ao conversar com alguns alunos, que a saúde é o objetivo final da instituição. Os treinos com os respectivos exercícios são passados para os alunos de forma individual, onde o profissional explica a execução do exercício e o motivo pelo qual o aluno deve realiza-lo. Com isso, os alunos compreendem a preocupação da academia em evitar lesões e auxiliar na qualidade de vida do aluno.

Apesar de ser a única academia do município, os valores das mensalidades não são altos, são acessíveis. Mediante essas mensalidades, os alunos possuem direito a acompanhamento de treinos, trocas de treinos e atendimento personalizado, com um acréscimo na parcela. No município, existem projetos que envolvem atividades físicas, mas a academia não se lamenta por perda de clientes devido aos projetos. Com o objetivo de proporcionar ás pessoas uma qualidade de vida, saúde e bem estar, a academia vai ao encontro do que menciona Chiavenato (2011), onde diz que maior o conhecimento do seu público, mais oportunidades de sucesso a empresa terá. Este objetivo foi construído a partir da análise do ambiente externo da cidade na qual a academia se instalou, visto que a população não tinha como hábito a prática de atividades físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (105.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com