TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental para Cidadãos

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MARCELO WOICIECHOVSKI - 1160567

Atividade de Portfólio

CURITIBA
2017

[pic 2]

MARCELO WOICIECHOVSKI - 1160567


 

Atividade do Portfólio

Trabalho   apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano   para  a disciplina de Educação Ambiental como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Danilo Aqueu Rufo.    

CURITIBA

2017

ATIVIDADE DE PORTIFÓLIO : Educação Ambiental

1) Qual a importância da Educação Ambiental para os cidadãos e para as gerações futuras?

        O nosso planeta possui uma biodiversidade tanto em sua fauna quanto flora, e o ser humano necessita da manutenção dos ecossistemas para sua própria subsistência. Embora muitos lideres não acreditem na ação do individuo na transformação nociva do meio, as mudanças climáticas e biológicas estão cada vez mais presentes, causando catástrofes e epidemias.

        É fundamental a maciça divulgação de boas práticas para continuidade da nossa espécie,  pois a história nos prova que a negligencia na manutenção correta do nosso habitat provoca consequências devastadoras, com doenças que dizimam populações inteiras, ou catástrofes que mudam paisagens inteiras.

        Ensinar Educação Ambiental para os cidadãos, é para mim, a mesma coisa que melhorar o nosso grau de civilidade, pois além de dar sobrevida ao planeta também melhora as relações humanas no contexto de sustentabilidade.

        O processo de atitudes proativas, (individual e coletivamente) após a disseminação dos princípios da Educação Ambiental, onde dentro de uma visão multidisciplinar a sociedade é capaz de encontrar boas práticas capazes de viabilizar um modelo sustentável para evolução de todos ecossistemas.

Atitudes Individuais:

        1) Usar meios digitais evitando ao máximo o uso de papel;
2) Utilizar materiais recicláveis ou usados e descartar o mínimo possível;
3) Economizar recursos energéticos.

Atitudes Coletivas:

  1. Reuso de água de chuva em prédios e condomínios;
  2. Evitar queimadas em áreas rurais;
  3. Fazer separação e coleta seletiva do lixo;
  4. Educação Ambiental multidisciplinar nas escolas.


2) Relate uma situação de degradação ambiental próxima do seu entorno (bairro, cidade) em que a Educação Ambiental poderia auxiliar na solução do problema.

        Na cidade de Curitiba ,que fica no estado do Paraná, existem um grande número de empresas de tecnologia ao qual a nossa participa, são aproximadamente 800 empresas com um total de 7000 funcionários.

        Dentro do contexto empresarial o volume de papel com diversos tipos de impressões são parte da rotina diária. Na maioria dos casos este volume de papel é descartado sem reutilização por parte da instituição.

        Por hábito ou descontrole, a utilização destes tipo de recurso é realizada sem a visão de que 80% do que é impresso é desnecessário, pois a geração de documentos digitais hoje são uma realidade tangível e viável.

        Segundo o artigo digital da Revista Galileu,  “ Um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura), aquele comum, usado em casa e nos escritórios. Como são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel, e o consumo do brasileiro é de 44 kg por ano, cada um de nós consome em média meia árvore por ano. Podia ser pior. Os finlandeses, primeiros no ranking, consomem 341 Kg.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (327.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com