TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Escolar

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE UNOPAR

RENILSON REIS DA SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplinas:

  1. Introdução à Educação Física.
  2. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.
  3. Crescimento e Desenvolvimento Humano.
  4. Ciências Morfofuncionais.
  5. Seminário da Prática – Metodologias do Ensino da Educação Física: Atividade Rítmica Dança e Ginástica Escolar.

Professores:

Anísio Calciolari Junior, Suhellen Lee Silva, Alexandre Schubert, Marcelo Yugi Doi.

 

1. Introdução

A educação física escolar tem por objetivo, a organização da motricidade da criança, por meio de programa educacional que atenda a seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo. Isso faz com que a criança seja capaz de realizar movimentos considerados fundamentais, como a manipulação, a locomoção, a estabilização, entre outros.

A atividade lúdica escolhida que tem como objetivo o amplo estímulo da coordenação motora dos alunos será o saltar a corda, que funciona da seguinte forma:

Material utilizado: Uma corda.

Local para realização: Espaço físico plano e desimpedindo (sala de aula, quadra, pátio, rua, ou similar).

Faixa etária sugerida: A partir de cinco anos.

Organização dos participantes e regras: Nessa brincadeira, é possível brincar sozinho, em dupla ou em grupo. Quando em dupla, uma das pontas da corda deve ser amarrada em algum lugar, assim um participante pode bater para que o outro pule. Quando o grupo é maior, duas pessoas batem para que os demais brinquem.. Os que aguardam para entrar na brincadeira, contam ou cantam as músicas com as instruções sobre como se deve pular.

Objetivos: Estimular a agilidade, o condicionamento físico, a cooperação, a memória, a sequência, a lateralidade e a socialização.

2. Desenvolvimento

O movimento escolhido para discorrer, é o momento em que a criança salta do chão. O salto é uma ação balística sutil, controlada, contínua e fluente que impulsiona o corpo em direção vertical, de modo que a altura conseguida seja suficiente para permitir a passagem da corda sob os pés. Neste momento, a criança está segurando a corda, com antebraços e mãos estendidos pelo menos 30 cm longe do corpo, formando um ângulo de aproximadamente 45 graus e, os joelhos estão levemente flexionados. Alguns dos músculos que estão atuando durante esse movimento escolhido são os quadríceps, reto abdominal e glúteo máximo.

No corpo atuam-se diversos músculos, em cada região abaixo será descrito dois músculos:

  • Face (rosto) e pescoço.

Músculo Orbicular do olho (pálpebras): Este músculo contorna toda a circunferência da órbita. Divide-se em três porções: palpebral, orbital e lacrimal. Tem ação de fechamento ativo das pálpebras.

Músculo Reto Lateral da cabeça (região lateral do pescoço): Tem por função a inclinação homolateral da cabeça.

  • Ombro

Músculo Deltoide: Tem ação de abdução do braço, auxilia nos movimentos de flexão, extensão, rotação lateral e medial, flexão e extensão horizontal do braço.

Músculo Subscapular: Tem ação de rotação medial e adução do braço.

  • Membros superiores

Músculo Bíceps Braquial: É o músculo mais superficial da parte anterior do braço. Tem ação de flexão do antebraço e auxilia na supinação.

Músculo Tríceps Braquial: Localiza-se na superfície superior do braço. É um músculo esquelético de três cabeças, sendo elas: cabeça longa, cabeça lateral e cabeça medial. Tem ação nas extensões do cotovelo.

  • Região abdominal

Músculo Oblíquo Externo: Localiza-se superficialmente na parede abdominal. 
Como ação apresenta o movimento de flexão de tronco e rotação de tronco (lado oposto), sendo responsável por pressionar o abdome e elevar a pelve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com