TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e Ginástica Laboral no curso de Bacharelado em Educação Física

Por:   •  2/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 5

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

Daniel Baraldi Marcos

Ra 1151424

EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

BARRETOS

2017

Daniel Baraldi Marcos

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Trabalho apresentado à matéria de Ergonomia e Ginástica Laboral no curso de Bacharelado em Educação Física, orientado pela professor Guilherme Tamanini.

BARRETOS

2017

Descrição da atividade

1 – De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da ergonomis. Cite quais são eles e defina-os.

R:  Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, Antropometria, Fisiologia e Biomecânica e sua relação com os aspectos físicos da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.

Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas intera- ções entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, na interação homem-computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento.

Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre os focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o projeto de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organizações em rede e a gestão da qualidade.

2 – O que você entende sobre Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.

R:  Taylorismo foi um movimento da administração cientifíca que foi elaborado pelo engenheiro norte-americano FrederickWinslowTaylor (1879), durante a Revolução industrial onde as primeiras fábricas surgidas não tinham nenhuma condição adequada de trabalho, como cargas horárias de trabalho de até 16 horas, lugares sujos e barulhentos.

Taylorismo teve alguns princípios:

Encontrar um melhor maneira: Primeiro passo foi descobrir as leis cinetíficas para obter uma produção mais eficiente.

Pessoas certas para as tarefas: Taylor acredita que as pessoas são diferentes, portanto devem ser selecionadas para cada atividade específica.

Supervisão, recompensa e puniçao: Supervisão para que a melhor maneira de execução fosse feita.

Sistema de incentivos salariais: Taylor acreditava que se os trabalhadores entendessem os métodos de incentivos salariais por peças, eles iriam trabalhar por metas de peças realizadas e utilizariam esse benefício para melhorar a produção, e penalizaria quem não conseguissem atingir esse nível.

3 – Descreva os principais pressupostos da ergonomia utilizados como princípios básicos na sua prática.

R: Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade é o princípio que destaca a importância da análise das condições de trabalho sob diferentes perspectivas. Pelo estudo das capacidades, limitações e demais características do ser humano, é possível projetar boas interfaces homem-posto de trabalho, adequando a atividade de trabalho de modo a garantir a qualidade operacional deste projeto. Para que o objetivo final seja alcançado, é necessário que várias disciplinas como Fisiologia, Psicologia, Sociologia, Anatomia e práticas profissionais como a Medicina do Trabalho, o Design, a Sociotécnica e as Tecnologias de Estratégia e Organização interajam. Seus conteúdos se orientam para o design, Arquitetura e Engenharia, cuja inserção nesses quadrantes é basicamente a mesma. Em termos mais práticos, a Ergonomia reveste-se de um caráter eminentemente interdisciplinar à medida que sua prática se constitui em parte da arte do engenheiro, expressa por meio de dispositivos técnicos (concepção de ferramentas, máquinas, espaços e dispositivos) que possam ser utilizados com o máximo conforto, segurança e eficácia. Além disso, ela se baseia, essencialmente, em conhecimentos científicos relativos ao campo das ciências do homem (Antropometria, Fisiologia, Psicologia, Medicina, Linguística, Sociologia),sendo avaliada, principalmente, por critérios pertencentes às Ciências Biológicas e Sociais(Saúde, Sociologia, Economia, entre outras). Verifica-se, assim, a dificuldade de uma única área do conhecimento ser capaz de contemplar todos os âmbitos vinculados à demanda do ambiente ocupacional. Assim, é bastante difícil encontrar um profissional com todas as competências necessárias à ação ergonômica. Dessa forma, a atuação na prática é realizada em equipe e esta é composta por diferentes profissionais, tendo sempre como foco o tipo de atividade em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com