TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL

Por:   •  9/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITARIO

RONYELSEN PATRICIO DA SILVA

ERGONOMIA E GINASTICA LABORAL

COLATINA-ES

2016

RONYELSEN PATRICIO DA SILVA

PORTFÓLIO 2

Atividade de Portfólio – Ergonomia e Ginastica Laboral, realizado na Base Academia, na cidade de Colatina-ES, apresentada a Claretiano Centro Universitário, sob orientação do Professora Carmen Aparecida Malagutti De Barros como atividade avaliativa para obtenção de nota.

COLATINA-ES

2016

1) Cite e defina as três categorias de riscos aos quais o trabalhador está exposto. Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos?

Fatores de Risco Individuais ou Pessoais, São fatores intrínsecos, o trabalhador já possui esse elemento, como exemplo a idade, sexo, antropometria, repertorio genético, doenças crônicas e ou condições de saúde, tabagismo, nível de escolaridade, hobbies, dupla jornada, treinamento, satisfação no trabalho e perfil psicológico.

Fatores de Risco Psicossociais ou Organizacionais, são compostos por fatores organizacionais como, tipo de organização no trabalho, longas jornadas, falta de autonomia, relacionamento com chefia e com colegas de trabalho, insegurança relacionada ao trabalho ou cultura empresarial. Fatores como clima de alta competitividade ou recessão econômica também podem ter efeito negativo no local de trabalho.

Fatores de Risco Físicos ou Biomecânicos, estão ligados a problemas musculoesqueléticos relacionado ao trabalho devido a reações adversas do organismo em resposta às exigências biomecânicas de cada atividade. Como por exemplo a postura, força e quantidade de repetições.

Os fatores de risco precisam ser analisados de maneira que não traga prejuízo ao trabalhador e patrão. Certos fatores devem ser evitados ou concertados outros são difíceis de se mudar, em sua maioria já vem com a pessoa. Os fatores psicossociais devem ser trabalhados por um psicólogo ou um terapeuta educacional ou até mesmo pelo professor de educação física, que pode auxiliar no relacionamento entre colegas, junto com os chefes afim de rever jornadas e possíveis trocas de posto e em alguns casos como recessão e crise dependem de fatores político-sociais. Os fatores de risco físico quando são bem avaliados e tratados podem ser em grande parte evitada, quando tem um diagnóstico bem feito, planejamento ergonômico de locais de trabalho, bem como maquinas e ferramentas ergonomicamente preparadas para aquele tipo de trabalho e trabalhador.

2) Defina e cite os principais sintomas relacionados a DORT. Descreva os fatores biomecânicos com forte evidência de riscos para as regiões corporais submetidas aos esforços laborais.

Os principais sinais e sintomas dos DORTs incluem: inflamação; rubor (vermelhidão); diminuição da amplitude de movimento; perda da função; formigamento; dormência; rigidez; dor/sensibilidade; fraqueza muscular; fadiga; diminuição da força de preensão.

Fatores:

A região do pescoço, tem as posturas inadequadas como fator biomecânico com forte evidencia de risco.

A região dos ombros tem o trabalho fisicamente pesado e a repetitividade como fator biomecânico com forte evidencia de risco.

A região dos cotovelos e antebraço tem a repetitividade e as posturas inadequadas como fator biomecânico com forte evidencia de risco.

A região dos punhos e mãos tem o trabalho fisicamente pesado, a repetitividade e as posturas inadequadas como fator  biomecânico com forte evidencia de risco.

A região lombar tem o trabalho fisicamente pesado, as posturas inadequadas, o levantamento de cargas e a vibração como fator biomecânico com forte evidencia de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com