TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e ginástica laboral

Por:   •  22/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Rodrigo Gomes Atkinson

Ra: 1131040

Ergonomia e ginástica laboral

Tutor presencial: prof: Bruno Ezequiel Botelho Xavier

Centro Universitário Claretiano

claretiano

Pelotas

2016

Rodrigo Gomes Atkinson 1131040

Educação física bacharelado

Ergonomia e ginástica laboral

Marilia de Carvalho Almeida

Centro Universitário claretiano

Pelotas

2016

  1. Doenças profissionais: são causadas por fatores diretamente relacionados a atividade laboral. As mais comuns são doenças do sistema respiratório e da pele. Os cuidados são essencialmente preventivos, pois a maioria das doenças ocupacionais é de difícil tratamento. Exemplo asma ocupacional, silicose, asbestose, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional. O diagnóstico dessas doenças é facilmente realizado por meio de exames médicos específicos e o nexo causal é presumido.

Doenças relacionada ao trabalho: têm seu desenvolvimento relacionado a associação de fatores de risco individuais, biomecânicos e psicossociais. O diagnóstico é feito por meio de testes clínicos, pois, na maioria das vezes, o que se observam são sinais e sintomas que interferem na realização normal da atividade , sem, no entanto, haver confirmação da doença por meio de exames médicos específicos. Exemplo um trabalhador com epicondilite lateral apresentará sintomas como dor e redução da força durante a realização de movimentos de extensão do punho. Contudo, um exame radiológico ou ultrassonográfico, por exemplo, pode não identificar qualquer alteração tecidual na região acometida. Nesse caso, na ausência de um exame clinico bem realizado, o trabalhador  acometido poderá ser diagnosticado como sem alterações. Devidos aos múltiplos fatores que podem contribuir para as doenças relacionadas ao trabalho, o nexo causal não ocorre de forma automática.

A visão é que uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físico, biológicos ou ergonômicos sem proteção compatível com o risco envolvido.

  1. Caracterizam-se por sua ocorrência gradual e agravo ao longo do tempo de exposição. Podem afetar músculos, tendões, ligamentos, articulação e nervos. Tais síndromes podem se desenvolver quando mesmos músculos são usados por longo períodos sem descanso adequado.

Os principais sintomas são: inflamação, rubor, diminuição da amplitude de movimento, perda da função, formigamento, dormência, rigidez, dor/sensibilidade, fraqueza muscular, fadiga, diminuição de força de pressão.

Pescoço: posturas inadequadas

Ombro: trabalho fisicamente pesado, repetitividade.

Cotovelo/antebraço: repetitividade, posturas inadequadas.

Punho/mão: trabalho fisicamente pesado, repetitividade, posturas inadequadas.

Lombar: trabalho fisicamente pesado, posturas inadequadas, levantamento de cargas, vibração.

Joelhos: repetitividade, posturas inadequadas, levantamento de cargas.

Membros inferiores.

  1. Primero estágio: identificação
  1. Levantamento da área, do ambiente de trabalho relacionada a ocorrência de queixas e lesões.
  2. Ocupação do individuo sintomático ou lesado.
  3. Atividade executada no momento da lesão (para tarefas envolvendo manuseio de cargas).
  4. Região do corpo afetada.

Entrevista com os trabalhados: a opinião dos trabalhadores auxilia para uma melhor compreensão da situação real, a medida que traz informações a respeito da percepção de risco e sobrecargas por parte dos indivíduos diretamente envolvidos na situação e contribui para obtenção de cooperação na implementação e controle das medidas aplicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com