TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e Ginastica Laboral

Por:   •  15/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  2.879 Visualizações

Página 1 de 4

Claretiano Centro Universitário

Educação Física Bacharelado EAD

Roberta Mendes Papoti – RA 8030963

Ergonomia e Ginástica Laboral

Prof. Marília de Carvalho Almeida

Batatais/SP

03/2017

  1. De acordo com a Internacional Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Cite quais são eles e defina-os.

Resp. Os três domínios são: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional.

  1. Ergonomia Física: domínio que contempla as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica e sua relação com o aspecto físico da atividade. Enquadram-se nessa categoria o estudo das posturas no trabalho, o manuseio de materiais, os movimentos repetitivos, os distúrbios musculoesqueléticos relacionado ao trabalho, o projeto de postos de trabalho e os aspectos relacionados à segurança e à saúde do trabalhador.
  2. Ergonomia Cognitiva: domínio que inclui a abordagem dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio, resposta motora e seus efeitos nas interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisão, na interação homem-computador, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento.
  3. Ergonomia Organizacional: domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio-técnico, abrangendo as estruturas organizacionais, regras e processos. Entre o focos de atenção dessa abordagem estão incluídos o processo de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização temporal do trabalho, o projeto participativo, o trabalho cooperativo, a cultura organizacional, as organização em rede e a gestão de qualidade.

A atuação em Ergonomia pode ser orientada com base em uma ou mais dos domínios anteriormente apresentados, de acordo com o contexto da situação de trabalho em que ele esteja inserido.

  1. O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.

Resp. Taylorismo foi uma abordagem na indústria criada por um engenheiro-mecânico norte-americano chamado Frederick Winslow Taylor (1879), tenha como objetivo fazer uma Administração Científica visando como característica organizacional uma divisão de tarefas dentro das empresas tendo com objetivos o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e de atividade.

Quanto aos seus princípios, podemos encontrar:

(a) Encontrar uma Melhor Maneira;

(b) Pessoas Certas para as Tarefas;

(c) Supervisão, Recompensa e Punição;

(d) Sistema de Incentivos Salariais.

  1. Encontra uma Melhora Maneira: Para Taylor as Leis científicas, seria para realizar o trabalho da maneira, é o primeiro passo para a obtenção de uma produção eficiente, com divisão das tarefas de trabalhos dentro da empresa.

  1. Pessoas Certas para as Tarefas: Para Taylor, as pessoas são diferentes. Seriam selecionadas cientificamente, para executar determinadas tarefas, com isso teria uma especialização do trabalhador.
  1. Supervisão, Recompensa e Punição: Para Taylor, a supervisão era essencial para assegurar que a melhor maneira de executar a tarefa fosse de fato empregada. Dando, ao trabalhador um treinamento e preparação de acordo com aptidão.
  1. Sistema de Incentivos Salariais: Para Taylor, os trabalhadores isso seria um incentivo para um processo produtivo dentro da empresa, com o objetivo de otimização do trabalho. Esse método, por ele padronizado reduziria o custo e aumentava sua produtividade. Juntamente com a implantação de melhoria nas condições e ambientes de trabalhos, esses incentivos salariais por peças, eles utilizariam em benefícios próprios. Para os trabalhadores que produzissem acima do nível esperado de produção, determinava cientificamente, pela gerência e penalizaria os trabalhadores que não conseguissem atingir esse nível.
  1. Descreva os principais pressupostos da Ergonomia utilizados como princípios básicos na sua prática.

Resp. Os principais pressupostos da Ergonomia desenvolveram-se como ciência ao longo dos anos e sua prática também têm como princípios básicos necessários para o entendimento de um determinado conceito ou fenômeno. Dentro deste conceito para compreendermos de como se dá esta ação ergonômica e suas escolhas metodológicas, ela é guiada por três princípios básicos. Os seus três pressupostos dos quais se norteiam a ação em ergonomia são: Interdisciplinaridade, Análise de Situações Reais e o Envolvimento dos Sujeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com