TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORL

IGOR ROSSETT SILVEIRA MARIA

R.A. 8003579

BELO HORIZONTE

2017

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL

Trabalho apresentado a Disciplina de Ergonomia e Ginástica Laboral, no curso de Graduação em Educação Física Bacharelado , para obtenção da nota em participação de atividades.

BELO HORIZONTE

2017

 

   

Objetivos:

  • Entender os principais pressupostos da Ergonomia.
  • Compreender o que é e para que serve uma Análise Ergonômica do Trabalho ( AET)
  • Familiarizar-se com o protocolo de Análise Ergonômica do Trabalho.
  • Identificar e compreender os itens que compõem o protocolo de Análise Ergonômica do Trabalho.

Atividade:

  1. Os três domínios da Ergonomia.
  • Ergonomia Física: São características da anatomia humana, como Antopometria, Fisiologia e Biomecânica. Nesse domínio da ergonomia estudam as posturas no trabalho, a forma de manusear os materiais, movimentos repetitivos, desordem musculo esquelético em consequência do trabalho e por final propor uma forma mais saudável e segura ao trabalhador.
  • Ergonomia Cognitiva: São procedimentos que adicionam formas de abordagem dos processos mentais, como por exemplo, a parte de memória, percepção, raciocínio, respostas através do efeitos na interação entre pessoas e elementos do sistema. A parte principal desse estudo esta na carga mental de trabalho, formas da pessoa tomar decisão, e a interação entre o homem e computador, na parte de maior estresse e os efeitos do treinamento.
  • Ergonomia Organizacional: Esse domínio demonstra a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo as estruturas organizacionais, regras e processos. Com maior atenção em projetos de trabalho, estrutura e forma em trabalho em grupos, organização do tempo de trabalho, participação dos trabalhos cooperativos.

  1. Segundo Taylor as primeiras empresas eram sujas, barulhentas, escuras, perigosas e com longas jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas diárias, sem férias e nenhum tipo de benefícios que o estimularia o funcionário. Os funcionários eram quase escravos.

Já no final do século XX, começaram a desenvolver alguns estudos sobre o movimento de administração científica, que ficou reconhecida por taylorismo. Desenvolvida pelo engenheiro norte-americado Frederick Winslow Taylor em 1879, que tinha objetivo encontrar uma melhor maneira de trabalho para os funcionários visando uma melhor e maior produção.

Também houve a divisão de determinadas pessoas para determinadas funções, sendo assim, pessoas diferentes para funções diferentes. A implantação de supervisores para analisar e recompensar aqueles que desenvolvia suas determinadas funções e punir aqueles que não o desenvolvia. E por ultimo o sistema de incentivos salariais, Taylor acreditava que essas recompensas, os funcionários trabalhariam acima do nível esperado, isso foi determinado cientificamente pela gerência, e aqueles que não trabalhassem de forma correta seriam penalizados.

  1. Principais Pressupostos da Ergonomia:
  • Interdisciplinaridade: Se refere à importância da forma e condição de trabalho com algumas informações sobre capacidades, limitações e outras características. Sendo então possível desenvolver propostas adequando o funcionário, visando garantir uma melhor desenvoltura e melhor performance em sua atividade.
  • Análise de Situações Reais: A principal função dessa análise e identificar os fatores que necessitam de maior atenção, e otimizar processos de produção, tanto técnico como humano. A real forma de trabalho significa o que é feito e como é feito pelo trabalhador, combinando o objetivo e metas determinadas para diferentes tarefas. Para melhor compreender é de grande importância observar a forma que o empregado reage em determinados problemas, com objetivo de atingir as metas.
  • Envolvimentos do Sujeitos: A intervenção está diretamente ligado à participação dos próprios trabalhadores na fase de identificação dos problemas, sugestões e avaliação visando a solução dos problemas. A interpretação dos trabalhadores é de grande importância, para sugerir e avaliar as mudanças efetuadas.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, L. G. Fisioterapia preventiva nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORTs – A Fisioterapia do Trabalho aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

BERTUSSI, L. A. S.; TEJADA, C. A. O. Conceito, estrutura e evolução da Previdência Social no Brasil. Revista Teoria e Evidência Econômica, Passo Fundo, v. 11, n. 20, p. 27-55, 2003.

BRASIL. 2000. Protocolo de investigação, diagnóstico, tratamento e prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo: Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde. 11 p.

BRIDGER, R. S. Introduction to Ergonomics. 2. ed. London: Taylor e Francis, 2003.

CODO, W.; ALMEIDA, M. C. G. LER – Diagnóstico, Tratamento e Prevenção: uma

abordagem interdisciplinar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

DANNIELLOU, F.; LAVILLE, A.; TEIGER, C. Ficção e realidade do trabalho operário. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 17, n. 68, p. 7-13, out./dez. 1989.

FALZON, P. Ergonomia. São Paulo: Edgar Blucher, 2007.

GRANDJEAN, E. Fitting the task to the man, an ergonomic approach. London: Taylor e Francis, 1982.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. revisada e ampliada. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.

KROEMER, K. H. E.; GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia – adaptando o trabalho ao homem. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 1998.

LAVILLE, A. Ergonomia. São Paulo: EPU, 1977.

COURY, H. J. C. G.; SATO, T. O. Protocolos e racional para avaliação de riscos relacionados à ocorrência de lesões musculoesqueléticas no trabalho. São Carlos: EDUFSCar, 2010. (Série Apontamentos).

FALZON, P. Ergonomia. São Paulo: Edgar Blucher, 2007.

GRANDJEAN, E. Fitting the task to the man, an ergonomic approach. London: Taylor e Francis, 1982.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. revisada e ampliada. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.

KROEMER, K. H. E.; GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia – adaptando o trabalho ao homem. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 1998.

LAVILLE, A. Ergonomia. São Paulo: EPU Editora, 1977.

WISNER, A. A inteligência no trabalho. Textos selecionados em Ergonomia. São Paulo: Fundacentro, 1994.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com