TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  30/8/2016  •  Abstract  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 7

GRADUAÇÃO BACHARELADO EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

[pic 1]

Atividade no Portfólio

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Cite e defina as três categorias de riscos aos quais o trabalhador está exposto. Qual a sua visão/conceituação sobre esses riscos?

Resposta:

  • Fatores de Risco Individuais ou Pessoais.
  • Fatores de Risco Psicossociais ou Organizacionais.
  • Fatores de Risco Físicos ou Biomecânicos.

Os Fatores de Risco Individuais ou Pessoais:

Idade: Quanto mais idade o trabalhador tenha, maior o risco de apresentar doenças ele tem, devido aos efeitos acumulativos do tempo de exposição a fatores de riscos, como também as alterações do tecido cartilaginoso, a desidratação tecidual que toma os tecidos menos resistentes. Outro aspecto importante é a sacorpenia, que provoca a perda de massa muscular, diminuindo assim as forças do trabalhador.

Sexo: As mulheres apresentam menos forca muscular devido os hormônios, apresentam menor limiar de percepção da dor, devido ao estrogênio. Além disso, os postos de trabalhos são constituídos com base em medidas antropométricas masculinas e femininas. As mulheres apresentam maior atividade muscular ao longo do dia e menor recuperação em relação aos homens. Outro fator é a segregação de tarefas dentro e fora do ambiente de trabalho, expondo assim as mulheres a executar tarefas repetitivas e monótonas, quando comparadas as realizadas pelos homens.

Antropometria: Os postos de trabalho que são planejados em desacordo com as medidas  antropométricas de seus usuários, levando á adoção de posturas  inadequadas que sobrecarregam ás estruturas músculo esqueléticas, levando ao aumento da pressão intramuscular  e redução do fluxo sanguíneo.

Repertório genético: A característica genética como históricos de doenças na família contribui para aumentar o risco de o trabalhador desenvolver alteração musculoesquelética e lesões.

Doenças crônicas prévias /Condições de saúde: Histórico de doenças prévias, lesões e acidentes do trabalhador podem repercutir em risco aumentando de desenvolver ou agravos o quadro clínico com a exposição ao trabalho.

Tabagismo: A nicotina provoca vaso constrição. Além de prejudicar a clearance pulmonar, promovendo secreção, tosse e aumento da pressão intra- abdominal.

Nível de escolaridade: Quanto menor o nível de escolaridade do trabalhador, maior a exposição prévia dessas atividades laborais pesadas.

Hobbies, práticas de esportes: Dependendo da frequência e intensidade, a prática de hobbies e esportes gera sobrecarga adicional ao sistema musculoesquelético.

Trabalho doméstico/dupla jornada: A dedicação do tempo livre ás atividades domésticas realizada pelas mulheres; bem como o duplo emprego são fatores que reduzem o período de recuperação dos grupos musculares solicitados durante o trabalho.

Treinamento: A prática de uma determinada atividade laboral auxilia os trabalhadores mais experientes a adotarem posturas que gerem vantagens biomecânica  durante o manuseio, reduzindo a sobrecarga imposta ao sistema musculoesquelético. Os treinamentos oferecidos aos novatos são de grande importância, tendo em vista a dificuldade de modificar hábitos já instalados nos trabalhadores que já realizavam há mais tempo o serviço.

Satisfação no trabalho: Exerce influência direta sobre o trabalhador afetando a saúde física e mental, atitudes diárias, comportamento profissional, social. Pois a insatisfação no trabalho aumenta o estresse, reduzindo a qualidade do serviço prestado e trazendo prejuízos á qualidade de vida do trabalhador.

Perfil psicológico: O perfil psicológico resulta em sobrecarga adicional ao trabalhador quando o estimula a superestimar a carga de trabalho. O perfeccionismo atrapalha o trabalho, fazendo com que o trabalhador atrase nas entregas das atividades. E o perfil competitivo resulta em estresse emocional sobrecarregando o trabalhador.

Fatores de Risco Psicossociais ou Organizacionais:

1) Tipo da organização do trabalho (linha).

2) Longas jornadas/hora extra.

3) Trabalho em turnos.

4) Trabalho monótono.

5) Trabalho repetitivo.

6) Trabalho estereotipado.

7) Ausência de pausas.

8) Ritmo.

9) Automatização parcial.

10) Rotação de atividades (requisitos físicos dos trabalhos incompatíveis).

11) Grande demanda de trabalho.

12) Trabalho sazonal.

13) Grandes alterações organizacionais.

14) Perspectiva de demissão.

15) Grande responsabilidade em decisões.

16) Falta de autonomia.

17) Flexibilidade de ação.

18) Clareza sobre o processo do trabalho.

19) Demanda cognitiva.

20) Relacionamento com chefia.

21) Relacionamento com colegas.

Fatores de Risco Físicos ou Biomecânicos

Postura: as posturas exigidas para a realização da tarefa podem causar problemas quando são extremas ou estáticas. As posturas extremas aumentam a demanda física da tarefa à medida que geram um esforço (gasto energético) adicional para serem mantidas. Isso ocorre em decorrência do grande desvio que apresentam em relação à postura neutra (anatômica), fato que gera alavancas físicas (torque) na articulação, que são equilibradas pela ação muscular. Dessa forma, as posturas inadequadas e/ou extremas geram uma sobrecarga biomecânica.

O aumento da sobrecarga muscular prejudica o fluxo sanguíneo e aumenta a taxa da fadiga. Os efeitos das posturas extremas são piores se as tarefas de trabalho incluem movimentos repetitivos ou exigem a realização de força associada a tais posturas.

As posturas estáticas são as posturas de trabalho que uma parte do corpo é mantida  na mesma posição por longo período, o que exige que os músculos estejam em constante estado de contração sanguínea, resultando em falta de nutrientes aos músculos e acúmulo de metabólitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com