TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte na escola e esporte de rendimento por Valter Bracht

Por:   •  1/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Esporte na escola e esporte de rendimento por Valter Bracht

O texto levanta questões da reprodução das escolas, sobre orientação dos Professores de Educação Física, a ação esportiva formal, excessivamente técnica e mecânica, excludente, que enfatiza a competição.

É necessário compreender o esporte da Educação Física escolar em sua amplitude, legitimando seus valores que vão além da competição pela competição. Devemos ter um olhar sensível para cada criança e respeitar suas especificidades. Adaptando e enaltecendo aspectos de coletividade, solidariedade, gerando satisfação a todos os envolvidos. Para que ocorra a participação de todos, é necessário pensar em uma ação recreativa, sem o compromisso com vitórias e derrotas. O uso das técnicas não podem ser descartadas, mas tem que estar direcionada para os objetivos que se deseja alcançar.

No texto as críticas dirigidas à Educação Física escolar recaem sobre as suas reais finalidades educativas e no modelo tradicional do ensino dos esportes. O processo de esportivização dessa disciplina ocorre de modo acrítico e unilateral, isto é, nas palavras de Bracht (2000, p. 15): “[...] o esporte se impõe à Educação Física, ou seja, instrumentaliza a Educação Física para o atingimento de objetivos que são definidos e próprios do sistema esportivo”.

Enfim, o texto faz provocações que nos leva a pensar como futuros profissionais da área, o esporte para o interior da escola, com discussões direcionadas à pedagogia escolar que provoque uma mudança de comportamento de todos os envolvidos. O esporte é um conteúdo que deve visar o sentido formativo de alunos/as, respeitando nas aulas de Educação Física a diversidade do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com