TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes de Lutas

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade:

 Na Unidade 3, tomamos contato com os esportes de lutas não olímpicos. Com base nos seus estudos, escolha uma modalidade não olímpica e elabore uma aula de iniciação técnica com base na disciplina e na tradição (de 60 minutos) para um aluno que não conhece esta modalidade, explicando os fundamentos da luta escolhida.

Modalidade: Sumo

Conteúdo: Iniciação Técnica

Duração de aula: 60minutos

Introdução:

O sumô, que é uma modalidade de luta, detém o status de esporte nacional do Japão. Além das coloridas mawashi (bandas de barriga) e do estilo de cabelo peculiar chamado de oicho (ginkgo - nó de folha), aspectos estes que evocam os tempos antigos, o sumô preserva muito da sua prática tradicional, como o seu dohyo (ringue elevado cercado de palha), o sistema de ranking, e ligações com as cerimônias religiosas do Xintoísmo. A palavra “sumô” é escrita com os caracteres chineses usados para “contusão” e “mútuo”.

Embora a história do sumô se remeta a tempos antigos, ele se tornou esporte profissional no período Edo (1600-1868). Hoje esse esporte é praticado quase que exclusivamente por homens em clubes, escolas, universidades e associações amadoras. Tanto no Japão como no exterior, entretanto, o sumô é mais conhecido como um esporte de espectadores profissionais.

Objetivo do Sumo:

O objetivo da disputa no sumô é forçar o oponente a sair do dohyo ou fazê-lo tocar no solo com qualquer parte do seu corpo além da sola dos pés. Antes de se iniciar o combate, no centro do ringue, os dois lutadores geralmente passam vários minutos em um ritual de preparação, estendendo os braços, batendo os pés, agachando, e encarando o oponente. O sal é lançado à mãos-cheias repetidamente para purificação do ringue.

Conteúdo:

Conhecer os fundamentos da luta

Tirar o oponente de dentro círculo ou derruba-lo no chão

Metodologia:

Aquecimento

Alongamento

Elaboração de um cumprimento

Técnica de tirar o adversário do circulo

Aquecimento:

O aquecimento é muito importante em qualquer modalidade, do sumo vamos seguir os seguintes passos. (Objetos a ser usado bexigas)

1) Aquecimento dos braços (girando em círculos e abrindo nas laterais)

2) Aquecimento de tronco (com o corpo reto cada um pegará um bexiga e passará por cima da cabeça para o amigo do lado, fiquem em círculo e afastados um dos outros para não se machucar, primeiro uma volta com as bexigas para o lado direito depois para o esquerdo)

3) depois cada um com a bexiga irá levar ele perto dos pés depois irá subir com ela acima da cabeça.

4) Alongamento das pernas (sem tirar o calcanhar do chão)

5) aquecer punhos e tornozelos

6) Alongar Pescoço

Movimentos Básico para o aprendizado do sumo.

Treinando o Shiko que trabalha 3 pontos importantíssimos no sumo que é o equilíbrio, força e elasticidade.

Em duplas, afastado um do outro os dois irão tentar tocar os pés no ar, os dois irão levantar a perna para a mesma direção e tentar tocar os pés, lembrando que é melhor começar baixo e depois ir aumentando a altura quando voltar a abaixar e fazer o movimento com a outra perna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com