TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes de lutas

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

SOLANGE CRISTINA DE SOUZA RA 1146596

TRABALHO DE ESPORTES DE LUTAS

PROF. Evandro Marianetti Fioco

CENTRO UNIVERSITÁRIO

CLARETIANO

2015

1-Qual a diferença entre lutas e esportes de lutas?

       R: A palavra luta tem procedência do termo grego Palé, que deu origem Lucta. O Palé era modalidade de combate em que os adversários se confrontavam com único objetivo de derrubar o adversário no chão. Segundo Taboada (1995), um dos principais objetivos da luta é fazer com que os indivíduos respondam harmonicamente as situações de conflitos. O conceito de lutas consiste em disputas em que seu(s) oponente (s) deve (m) ser subjugado (s) com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ataque e defesa.

        E por fim Esportes de lutas ou de combate são esportes competitivos de contato, de dois combatentes lutam um contra o outro usando certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo a corpo verdadeiro, como por exemplo: Boxe, caratê, judô e Jiu Jitsu.

2- Qual foi à primeira necessidade do surgimento das lutas e como elas foram associadas?

         R: A primeira forma de lutas surgiu da necessidade de defesa pessoal ou de territórios e com o passar dos anos, foram associadas a manifestações sociais tais como: utilização em ritual ( principalmente indígena) na preparação de exércitos para a guerra ( No Oriente e na Grécia Antiga) como um jogo e exercício físico ( na Europa).

3-Qual a origem do termo Arte Marcial?

       R: O termo “Arte Marcial” possui sua origem no Deus Grego Marte, que em Latim possui nome Ares e na mitologia grega era considerado o Deus da guerra.

        Arte Marcial, adjetivo que diz respeito à guerra, bélico ou que se refere a militares ou a guerreiros. O termo se remete ao conceito de artes marciais, onde as táticas em dirigir os movimentos corporais pudessem se sobressair fisicamente nas guerras armadas ou não armadas na defesa pessoal.

4-Qual o princípio mais importante do tratado de Sun Tzu, considerado o mais antigo tratado de guerra existente, que remonta a turbulenta época dos estados guerreiros na China, no século 1º a.C?

        R: O princípio mais importante de Sun Tzu é que a guerra é baseada no engano, ele acreditava que a suprema arte da guerra é subjugar o inimigo sem lutar.

     “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você si conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitoria sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem si, perderá todas as batalhas”.

     

Referências bibliográficas:

educacaofisicanamente.blogspot.com/2012/.../lutas-conceitos-basicos.ht...

www.minutoesportes.com.br/blog/no-mundo-das-lutas/?p=24

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com