TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes futebol e futsal

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  2.201 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Esportes Coletivos: Futebol e Voleibol

Tarefa: Atividade ciclo 1

Nome: Marciane Piovesan

RA: 8027453

Turma:  DGEFB1701POAA0S

Parecer do Tutor:

     ESPORTES COLETIVOS: FUTEBOL E VOLEIBOL

  1. Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial.

O processo de nascimento do futebol tem uma história bastante longa e muito antiga, desde o surgimento em meados do século 19, quando chegou ao Brasil trazido da Inglaterra por Charles Miller.Com a criação e padronização das regras em nível mundial houveram muitas mudanças pois há muitos anos atrás era permitido toques com as mãos e por qualquer jogador, goleiros não existiam, nem o passe para frente e os gols sequer eram delimitados em sua altura, com as mudanças das regras os jogos passaram de 13 para 17 jogadores, o impedimento, o árbitro, o tempo e o pênalti foram introduzidos e algumas regras antigas melhoradas pra se obter as regras que existem até os dias de hoje.

  1. A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente.

Temos muitas semelhanças do futebol trazido ao Brasil com o praticado atualmente, são elas, o campo, o tempo, o pênalti, mas a maior semelhança são aqueles jogos onde o intuito era a diversão e sem muitas regras que ainda é praticado por grupos de amigos, na escola, ou no campo do bairro que mudam as regras do jogo e fazem as próprias regras que o grupo de jogadores determinam. Quantas vezes não jogamos sem ninguém apitando o jogo, onde as demarcações do campo não são as mesmas do futebol “oficial”. Então podemos dizer que esse espirito popular, tradicional do futebol ainda existe em qualquer lugar do mundo. Já as diferenças em relação com hoje é que não haviam goleiros, toque com as mãos eram permitidos por qualquer jogador, não haviam os passes para frente e os gols sequer eram delimitados em sua altura pela falta das goleiras.

  1. Em sua opinião, qual a relação do futebol com o racismo no início do século 20 e nos dias atuais?

Em minha opinião no início do século 20 o racismo era muito mais forte em relação aos dias atuais, porque hoje em dia podemos ver que há muitos jogadores negros e pobres nos mais diversos times por todo o Brasil, mas isso não quer dizer que não existe mais racismo pois mesmo em dias atuais vemos palavras de ofensas contra os jogadores e torcedores nos estádios, podemos ver diariamente noticiado na internet, na televisão etc...A superação do racismo deve ser um objetivo importante no Brasil e no mundo, e o futebol poderia ser um passo inicial nessa luta, mas por enquanto não vem sendo e os negros continuam sofrendo preconceito, injurias, sendo marginalizados, mortos e perpetuados nessa posição de subjugação. Infelizmente.

  1. Você concorda com a informação que o futebol foi utilizado como arma política, a política do “pão e circo”? Explique sua resposta.

Sim, concordo porque enquanto nós ficamos tão envolvido em torno dos jogos de futebol não vemos tudo de errado que acontece na política e assim os políticos aproveitam para fazer o que eles queriam e bem entendiam que fosse certo ou errado para o nosso Brasil e com isso desviando nossa atenção para o futebol, distraem-se, em vez de encontrarem, coletivamente, soluções radicais e definitivas para seus problemas básicos de sobrevivência como o desemprego, a concentração de riqueza do país em benefício de uma pequena parcela da população, a injustiça social, falta de recursos com a saúde, entre outras tantas mazelas que vemos desde os tempos  da política “pão e circo” até os dias atuais que ainda existem tantos problemas que a sociedade não vê por estar tão ligada ao futebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (105.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com