TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio fundamental

Por:   •  10/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Este relatório possui a finalidade de apresentar a realidade vivida entre o teórico x prático abordado durante o curso de Educação Física, através do estágio pode analisar com mais clareza as informações obtidas durante o Semestre.

A experiência do estágio é um momento único com muitas expectativas, pois é nesse âmbito que o Licenciado poderá ter um analise mais preciso de sua futura profissão e assim constituindo uma ampliação de conhecimentos e apreensão das técnicas necessárias ao profissional dali presente.

Observando como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e como os alunos do ambiente educativo se interajam com o estagiário ali presente. E como podemos aprender a exercer a profissão de educador, por meio do analise dos profissionais presente durante o período de estágio e também participando das atividades solicita pelo profissional.

Neste trabalho serão relatados todos os momentos vividos durante o estágio, como observação, participação e regência. Podendo então ser demostrado a verdadeira realidade entre o que se aprende e o que se aplica.

2. ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA.

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Estadual Élia França Cardoso, na instituição fui recebida com muito carinho e atenção pela Coordenadora Solange Pinheiro, da qual me apresentou aos professores de Educação Física, pois na escola existe divisão das aulas, Fundamental I fica com a Professora Luciene e o Fundamental II fica com o Professor Bruno. De todos os Licenciados ali presentes fui recebida com muito carinho e alguns até com espanto, afinal já estudei na instituição, mas foi importante e fui muito respeitada pela equipe docente e discente.

No decorrer do estágio acompanhei diariamente os profissionais, aprendendo relativamente o processo no Ensino Fundamental I e II, assim observando o método de ensino de cada profissional e como funciona o processo de educação, conhecimento e aprendizado nas aulas de Educação Física.

Pude acompanhar a integração e participação junto aos alunos ali presentes e notar diante de todo o período, que alunos não acompanham a aula de Educação Física assim como as demais matérias presente na escola. Nesse período dentro da sala de aula veio um caso inusitado, até o momento não tinha analisado tal informação, uma aluna questiona ao professor, “Pra que você esta passando tudo isso no quadro não vamos usar de nada, até o ano passado nem tinha prova de Educação Física e agora ainda tem que copiar professor”, e o professor ali presente ficou estagnado. Avaliado a situação o mesmo si quer teve o prazer de explicar para a mesma o porquê é fundamental a Educação Física na vida de cada aluno, e o que traria de bom a sua vida o aprendizado. Analisado tal fato, me pergunto será que esse profissional ali presente é professor mesmo? São diversas perguntas que ficam sem resposta.

Neste período dentro da sala de aula, foi de suma importância para compreender, quando diz respeito à sociedade, escola e educação. Podemos observar que cada dia pode ser imprevisível, podendo ocorrer desafios, dificuldade ou até mesmo tal situação que é necessário estar preparado para cada supera-la. Cada dia mais os alunos adquirem responsabilidade, mas analisado nem todos estão preparado para vida de ensino e aprendizado, alguns alunos veem a escola como uma porta para se torna o orgulho da família e outros veem a escola como um presidio, esta ali porque é obrigado estar presente na escola. Até mesmo a escola enfrenta grandes desafios com os avanços tecnológicos, mudança de valores e costumes dos alunos. Será apresentado a seguir o processo do estágio, Observação, participação e regência.

2.1. CONCEITOS OBSERVADOS:

O primeiro processo do Estágio foi à observação em sala de aula e na quadra do Ensino Fundamental I e II, com essa etapa me levou a analisar e conhecer o modo de ensino de um profissional de Educação Física. Acompanhando o Professor Bruno nos dias ali presente, analisei que os alunos não levam a matéria em si como algo importante para sua vida, em todas as salas observei que apenas 10 alunos de todas as turmas que pude acompanhar somente esses copiavam a matéria ali passada na lousa, enquanto o professor passava os mesmo brincavam, jogavam baralho, ficavam no celular outros escutando musica no fone de ouvido, ai me pergunta essa é a Educação de hoje ou o profissional não se importa com tal fato presente em suas aulas, durante o estágio analisei também as aulas na quadra em nenhum momento foi demostrado aos alunos o processo de ensino das matérias aplicadas, deparado com tal situação analiso o profissional estudou 4 anos para chegar na escola e apenas da uma bola de futebol para os meninos e para as meninas vôlei e o mesmo ainda joga com os alunos, durante esse processo de observação me deparei diversas vezes com a mesma situação. Já a Professora Luciene executou todo o processo de ensino com os alunos, ensinando aos mesmos a importância das atividades coletivas, mostrando a cada aluno o quanto é importante ele ter no seu dia a dias as aulas de Educação Física, deparei também com diversos alunos que possui dificuldade para realizar as atividades solicitada pela profissional, mas com atenção a professora ensinou aos alunos como é fácil realizar as atividades até mesmo realizando brincadeiras com a faixa etária de cada um. Observei também que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com