TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estágio Fundamental

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.699 Palavras (11 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


INTRODUÇÃO

Neste trabalho fala se do processo de Inclusão e a Diversidade escolar entre as culturas no Brasil atual abordando questões sociais, políticos e econômicos.

Trabalhar com a Inclusão e as diferenças de um povo e um desafio para o professor que na maioria das vezes se encontra despreparado para atender a demanda com necessidades especiais que estão amparados pela Lei de Diretrizes de bases da Educação de nº9395/96, Declaração Salamanca e na Resolução n º2 do conselho Nacional de Educação.

Nesta produção textual o docente mostra aos alunos que a inclusão e suas diferentes existem e é de direitos de todos e devemos respeitar independente de sua classe socioeconômico, religiosa e política.

Para atender a Inclusão e a diversidade o professor deve pensar e preparar uma aula não só no espaço físico, bem como material didático e ciente que para as todas series as mudanças no sistema de ensino está em suas crenças, valores e as idéias compreendendo que deve ter ciência sobre “como” e “para quem” ensinar.

Observar a evolução do aluno.

Avaliação.

Ter claro que a educação e direito de todos e dever da sociedade, pois, as diferenças existem e a escola e a realidade social caminhas juntas e o papel do pedagogo e dar condição para esse aluno viver em sociedades e continuar lutando por uma vida digna no mundo em que vive mesmo com inúmeras diferenças.


DESENVOLVIMENTO

Plano de aula.  

Ano- 4º ano do ensino fundamental.

Duração: 4horas aulas

Conteúdo: Inclusão do aluno com síndrome de down na sala de aula.

Objetivos: levar as crianças a compreender que seus colegas de classe, com ou sem o preconceito em relação às crianças com síndrome de down mostrando que elas fazem atividades semelhantes das outras crianças no seu dia a dia e vivenciadas as mesmas situações cotidianas que as demais.

                         Conhecer os demais colegas de sua sala para aprender e conviver de forma inclusiva, reconhecendo que cada pessoa tem sua identidade o que significa “nem melhor nem pior”, e sim todos iguais.

[pic 14]        [pic 15]                    Imagem Retirada do Blog http://amorecriatividade.blogspot.com.br/simonehelendrumond. blogspot.com

 

                        1° aula Português terá um texto onde explica sobre a síndrome de down.

                        Síndrome de down.

                        Síndrome de down ou trissomia do cromossomo 21 é a alteração genética causada por um erro causado na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome em vez de dois pares de cromossomos 21 possuem 3 e não se sabem com isso acontece.

                        Em alguns casos, podem ocorrer translocação cromossômica, isto é braço longo excedente dos 21 formas rara da síndrome de down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal.

                        Alteração provocada pelo excesso de material genético no cromossomo 21 determina as características típicas da síndrome.

                       

                       Características:

                      *olhos oblíquos semelhantes dos orientais, rosto arredondado, mãos menores dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas.

                       *hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala, comprometimento intelectual e conseqüentemente atraso na aprendizagem.

                       Diagnostico

                       Durante a gestação, ultrassom morfológico fetal para avaliar a translucência nucal pode sugerir a presença da síndrome que só e confirmada com exames de amniocentese e amostra do vilo corial.

                       Depois do nascimento o diagnostico clinico é comprovado pelo exame do cariótipo (estudo do cromossomo), que também ajuda a determinar no risco em geral baixo, de recorrência em outros filhos do casal. Esse risco aumenta quando a mãe tem mais de 40 anos.

Tratamento

                       Crianças com síndrome de down precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhe impõe. Como tem necessidades especificas de saúde e aprendizagem, exigem a assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habita=lãs para o convívio e participação social.

Recomendações

                       A notícia que uma criança nasceu com síndrome de down causa um enorme impacto nos pais e na família. Todos precisam de um tempo para aceitar do jeito que ela é, e adaptar se as suas dificuldades especiais.

                       A estimulação precoce desde o nascimento é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dos potenciais das crianças com síndrome de down. Empenha se nessa tarefa e procure levar a vida normalmente, como todas as outras essa criança precisa principalmente de carinho, alimentação adequada, cuidados com a saúde e um ambiente acolhedor.

                       O ideal é que essas crianças sejam matriculadas em escolas regulares em que possam desenvolver suas potencialidades, respeitando os limites que a síndrome impõe, e interagir com os colegas e professores. Em certos casos, porem o melhor é freqüentar escolas especializadas, que proporcionam outros tipos de acompanhamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (63.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com