TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio fundamental

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.661 Palavras (23 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

Jaqueline da Silva Carvalho – RA 6750354480

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

SANTO ANDRÉ - SP

2014

[pic 2]

Jaqueline da Silva Carvalho – RA 6750354480

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I.

SANTO ANDRÉ - SP

2014

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno............................................................................04

Introdução................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado –  Ensino Fundamental I

1 – Desenvolvimento.................................................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola........................................................................................................................28

3 – Plano de Aula......................................................................................................29

4 – Regência.............................................................................................................33

Considerações Finais.............................................................................................35

Referências Bibliográficas.....................................................................................37

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Jaqueline da Silva Carvalho

RA: 6750354480

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do estágio: 08/10/2014

Término do Estágio: 21/10/2014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição:

Endereço: Rua Daniel Berg, nº 280,  Parque Marajoara - Santo andré 

Telefone:4978-3540

Responsável:

Introdução

O Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental é muito importante para a formação do aluno do curso de pedagogia, ele possibilita conhecer a prática de ensino e as dificuldades encontradas na realidade escolar. Este relatório tem o intuito de documentar a minha experiência vivida no decorrer do estágio, em uma escola pública no munícipio de Santo André. Visa apresentar a descrição do local, período de duração e as atividades propostas nas aulas por meio dos planos de aula e observar a rotina escolar, a interação com os alunos de diferentes idade e ambientes, entre uma sala e outra.

A metodologia utilizada foi a observação direta, entrevistas com os professores e análise documentada. Percebe-se que tanto na entrevista quanto na observação direta há interação com as crianças e um planejamento das atividades com foco no desenvolvimento.

Sendo este o momento de aplicar os conceitos teóricos adquiridos no decorrer do curso de pedagogia e intergrar-se ao ambiente em que pretendemos trabalhar, através das experiências de profissionais que tivemos a oportunidade de acompanhar no dia a dia, possibilitando um amplo conhecimento de unir a teoria com a prática.

1 – Desenvolvimento

O estágio supervisionado teve orientação das tutoras Mércia Salvador e Kimberly Barbeitos, o desenvolvimento ocorreu de forma positiva e construtiva, as orientadoras dividiram em duas partes sendo em grupo e individual.

Em grupo, foi demonstrado e explicado  em aula  através de slide o modelo, estrutura do relatório de estágio e a documentação necessária para entregar junto com o relatório, e também todas as vezes que ocorreu a orientação, foi passado uma lista de presença, para que as tutoras tenha um controle de que todos os alunos foram orientado.

Em individual tive a orientação passo a passo, e o acompanhamento das tutoras no decorrer do desenvolvimento do relatório supervisionado.

Observação e Interação

A Escola Estadual Inácia Teruko Inagaki, faz parte da rede estadual de ensino em Santo André. Localizada na Rua Daniel Berg, nº 280, Parque Marajoara - Santo André, próximo ao Shopping Atrium.

A escola possui as modalidades de ensino de 1° ao 5° ano no período diurno, a  escola oferece espaços como, sala de informática, um pátio amplo para atividades educativas,quadra esportiva, refeitório e banheiros.

A escola ,obtém 5 salas, dividas em 1° ao 5° ano.  A equipe diretiva é composta pela diretora, vice diretora e assistente pedagógica que elaboram diretamente com as professores os planejamentos e projetos pedagógicos, e uma auxiliar administrativa para a parte burocrática da escola. Há funcionários do setor de limpeza contratados pela prefeitura de uma equipe terceirizada, além de merendeiras.

Há uma professora para uma sala de aula com cerca de vinte e nove alunos, considerando-se um número alto de alunos, com isso dificulta uma atenção maior. Uma vez por semana é realizado reuniões entre a equipe diretiva e  professoras, são as chamadas RPS (Reunião Pedagógica Semanal) para discussões de projetos, planejamento de aulas, e também discutem sobre as dificuldades de alguns alunos.

As salas de ensino fundamental são compostas por mesas individuais no qual os alunos são organizados em fileiras, há lousa, armário , caixas para organização de objetos e materiais diversos.

Realizei o estágio em uma sala com uma turma do 2° ano. A professora titular da sala é experiente pois tem alguns anos no magistério. A aula inicia – se as 7:00 da manhã com término ás 12:00. As matérias são divididas durante os dias da semana. Observei que na sala havia diversos cartazes expostos na parede, com noções de reciclagem e tipos de lixo, sobre formas geométricas e acentuação gráfica. Cartazes feitos pelos próprios alunos com orientação da professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (327.6 Kb)   docx (304 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com